HISTÓRIA DA BIBLIOTECA

BIBLIOTECA PROFESSOR PRIMO PÁSCOLI MELARÉ

Como aconteceu… No dia 23 de abril de 1948, o então diretor do Colégio Rio Branco, Prof. João B. Damasco Penna, com seus companheiros rotarianos, viabilizou a criação e a manutenção de uma Biblioteca para o Colégio Rio Branco.

Assim no dia 4 de maio daquele ano, foi inaugurada, no prédio da Rua Dr. Vila Nova, a Biblioteca do Colégio Rio Branco – duas salas com apenas algumas mesas e cadeiras e um acervo de 1000 livros vindos do Liceu Rio Branco.

Em 1955, o acervo, que era composto só de livros, passou a ter periódicos e em 1959, já contava com artigos selecionados de suplementos literários, recortes de jornais e revistas, dando início a Hemeroteca.

Em 1960, foi criada a Biblioteca Infantil. O Colégio mudou suas instalações para o Edifício Rotary na Avenida Higienópolis e com a mudança, a Biblioteca foi dividida em Biblioteca Geral, ocupando uma área no 2º andar onde está até hoje e  Biblioteca Infantil, no andar térreo, junto ao Ensino Fundamental I.

Na década de 70 seu acervo já caracterizava a Biblioteca como um centro multimeios de informação, um núcleo de aprendizagem onde os recursos impressos e audiovisuais (slides, filmes, discos, fitas, transparências), enfim, todas as formas de informação da época. Os equipamentos e serviços de especialistas estavam acessíveis à professores e estudantes.

Dos anos 80 até os dias de hoje, a Biblioteca vive um misto de tradição e modernidade, cumprindo seu importante papel na formação intelectual dos alunos do Colégio Rio Branco.

Em 2001 a Biblioteca Geral é nomeada “Professor Primo Páscoli Melaré” em homenagem ao diretor do Colégio Rio Branco.

No ano de  2013, foi criado do Prêmio Leitores Vorazes, como incentivo a leitura e  comemorando 65 anos da Biblioteca com 110 mil títulos em seu acervo.

Em 2017 no Festival do Livro em Família, Ruth Rocha realizou o descerramento da placa da Biblioteca Infantil que leva seu nome  “Biblioteca Infantil Ruth Rocha”  homenagem à autora e ex-aluna, um espaço dedicado às crianças do Colégio Rio Branco. 

Nesses 72 anos, a Biblioteca sempre foi um importante suporte ao desenvolvimento pedagógico da escola e um espaço fundamental de integração, informação e cultura, preocupada com a diversificação do seu acervo e acompanhando atenta, o surgimento de novas tecnologias e tendências pedagógicas.

Atualmente, a Biblioteca divide-se em espaços de aprendizagem, leitura, pesquisa, reuniões, empréstimo, hemeroteca e Biblioteca Infantil. Nosso acervo possui aproximadamente 120 mil exemplares, contendo livros diversificados, materiais para pesquisa, periódicos, DVDs. Os usuários podem pesquisar em um sistema online através do site do colégio, com o objetivo de facilitar o acesso à informação.

Para os próximos anos, podemos esperar uma história ainda mais promissora, repleta de integração, informação e cultura, pois certamente, histórias como essa sempre têm final feliz.

BIBLIOTECA PAULO REIS DE MAGALHÃES

Em 1983 com a criação da unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, foi inaugurada a Biblioteca para atender aos alunos da Educação Infantil. Nesta mesma década, a biblioteca precisou ampliar e diversificar seu acervo pois o Colégio passou a atender também alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Durante os primeiros tempos, a formação do acervo se constituiu de muitas doações de docentes, alunos, famílias e materiais vindos da Biblioteca da unidade Higienópolis, assim como um grande investimento por parte dos gestores do Colégio. 

A princípio, a Biblioteca localizava-se no prédio do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, mas com o seu crescimento, se fez necessário um espaço maior para abrigar o acervo, além de ampliar a sala de leitura para os usuários. 

 Em 1993, com a construção do Prédio Administrativo, foi inaugurado um andar inteiro para a nova Biblioteca.

Em 2013, foi criado o Prêmio Leitores Vorazes como incentivo a leitura.

Atualmente, a “Biblioteca Paulo Reis de Magalhães” está localizada no Prédio Administrativo, a “Biblioteca do Curumim” no Prédio do Ensino Fundamental I e a “Sala de Pesquisa” no Prédio do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

 A Biblioteca constitui-se em espaços de aprendizagem, estudo,  leitura, pesquisa e empréstimo. Nosso acervo possui aproximadamente 38.300 mil exemplares, contendo livros diversificados, materiais para pesquisa, periódicos, DVDs, mapas. Oferece aos usuários um sistema de consulta online através do site do colégio, com o objetivo de facilitar o acesso à informação.

Considerada um importante suporte ao desenvolvimento pedagógico da escola e um espaço fundamental de integração, informação e cultura, preocupada com a diversificação do seu acervo e acompanhando atenta, o surgimento de novas tecnologias e tendências pedagógicas.