Empresas

No mês de maio 2023 foi lançado um concurso e foram seleccionadas 3 MPMEs da Beira com enfoque na economia circular e inovação para participar no programa de consolidação e reforço de empresas: SABE, FABLAB Moçambique e N. ESCOLHAS. 

1. sabe lda

De acordo com o Global Report 2023 “Water, sanitation, hygiene, waste and electricity services in health care facilities” (WHO, UNICEF), apenas 34% das unidades sanitárias nos países de baixo rendimento possuem serviços básicos de gestão de resíduos sólidos hospitalares. A gestão segura e amiga do ambiente dos resíduos sólidos é um desafio atual em Moçambique, particularmente no que diz respeito à fração perigosa dos resíduos hospitalares, os chamados resíduos sólidos biomédicos (RSB). 

A SABE,Lda, sigla para indicar Serviços Ambientais da Beira, é uma startup moçambicana baseada na mesma cidade que oferece um serviço de coleta, transporte e tratamento dos RSB para as unidades sanitárias. 

A SABE utiliza um veículo adequado para o transporte seguro do RSB e, para o tratamento, uma esterilizadora elétrica NW15 baseada na tecnologia de calor por fricção incluída na lista “Best Available Technologies”, de acordo com o Protocolo de Estocolmo. Com este negócio, a SABE coloca-se como pioneira para a gestão segura e ecológica de RSB em Moçambique, graças à primeira e única esterilizadora do país. 

O modelo de business é baseado nos contratos que a SABE tens com as clínicas privadas, que podem adquirir o serviço completo de transporte e tratamento ou escolher só um dos dois. SABE é uma startup criada em 2021 no âmbito de um projeto de cooperação internacional para o desenvolvimento financiado pela Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo local no âmbito da gestão dos RSB. 

A colaboração entre Newster Group, a empresa produtora da esterilizadora, e o CAM - Consórcio Associações com Moçambique, uma ONG italiana com mais de 20 anos de experiência em projetos de desenvolvimento em Moçambique, permitiu à SABE de ter parcerias locais e internacionais.

2. fablab moçambique

A FABLAB MOÇAMBIQUE é uma empresa privada nascida da incubação de uma ideia de negócio pelo Centro de Estudos Inovação e Formação Avançada da Universidade Zambeze na Cidade da Beira. Desde 2021 (ano do seu registo legal) opera no campo da modelação 3D e digitalização fornecendo soluções criativas para criação e impressão de modelos virtuais de objetos 3D realistas e desenvolvimento de plataformas virtuais interativas.

O FABLAB é exemplo de modelo de negócio ligado à economia circular, ao criar seus produtos a partir de garrafas de plástico recicladas, destacando um modelo virtuoso de reutilização de materiais. Os seus produtos no mercado incluem: cursos técnicos sobre modelação 3D, objetos personalizados impressos por impressoras 3d com filamento PET reciclado (brinquedos, chaveiros, porta copos e suporte de celular), maquetes de plantas em miniatura e garrafas PET para material de higienização.

A FABLAB conta atualmente com 12 funcionários a tempo inteiro, com a visão de ser a principal referência em soluções inovadoras e criativas de modelagem 3D, reconhecida pela excelência e compromisso com a qualidade, impulsionando o progresso e a transformação digital em Moçambique.

3. n.escolhas

A N. ESCOLHAS é uma empresa privada moçambicana dedicada ao desenvolvimento de soluções construtivas alternativas, que oferece soluções de habitação acessíveis e sustentáveis para todos. 

A N. ESCOLHAS realiza, e utiliza no processo de construção, tijolos e outros materiais realizados com base na terra extraída localmente e a baixo consumo de cimento. Os serviços oferecidos pela Casa Nova consistem em 1) construção ecológica, 2) consultoria em projetos de arquitetura ecológica e 3) venda de produtos e materiais de construção (por exemplo tijolos ecológicos, fossas biodigestoras, peças pré-fabricadas de cobertura, rebocos e argamassas). A N. ESCOLHAS aspira ser o provedor de referência para soluções de habitação acessíveis em Moçambique, comprometendo-se ao mesmo tempo com a constante pesquisa para aperfeiçoar a sustentabilidade ambiental do seu produto de acordo com as melhores práticas internacionais e implementar técnicas de construção que minimizem o impacto ambiental e maximizam a eficiência dos recursos.