A OJ.COM – Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música da rede pública do Ministério da Educação, surge como projeto de caráter anual, desenvolvido desde 2001, e que tem como objetivo proporcionar um estágio de Orquestra Sinfónica aos alunos selecionados de entre os melhores das escolas públicas do ensino artístico especializado da música.
A OJ.COM permite que os jovens instrumentistas possam desenvolver as suas habilidades e talentos musicais graças ao trabalho intensivo realizado por um maestro de reconhecido mérito, usufruindo, simultaneamente, de um período de convívio artístico e humano. Com esta conjugação de fatores ficam assim garantidas experiências únicas no sistema educativo nacional.
A fase de estágio decorre na escola que assume o papel de organizador do evento, sendo os ensaios de naipe assegurados pelos professores dessa instituição. O programa é sugerido pelo maestro convidado a orientar esta equipa de jovens, onde é incluída uma obra concertante para ser protagonizada pelo solista apurado na Categoria D do Concurso Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música – CJ.COM, concurso de âmbito nacional, cujas provas finais são realizadas com os alunos das várias escolas associadas aos projetos CJ.COM e OJ.COM.
O resultado do estágio da Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música culmina com a apresentação à comunidade de um ou dois concertos de elevado nível artístico. Na sua XXI.ª edição, a escola organizadora é o Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado.