INDUSTRIAS TÊXTIL E DE ALIMENTOS PRIORIZAM USO EFICIENTE DE RECURSOS

Feito por:

Áyra

Levi

Pedro Soares

Moisés

O reaproveitamento de resíduos, a eficiência energética e o uso racional da água estão entre práticas bem disseminadas nas indústrias alimentícia e têxtil do país, mostram estudos Sustentabilidade na indústria de alimentação, feito pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Ábia), e O setor têxtil e de confecção e os desafios da sustentabilidade, elaborado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), que fazem parte do setor terciário.

A eficiência energética é um dos temas prioritários para o setor têxtil. De acordo com dados do Balanço Energético Nacional de 2016, o segmento usa, principalmente fontes renováveis na geração de energia. Segundo a Abit, ainda que tenha parcela de apenas 0,3% no consumo total de energia do país, a indústria têxtil monitora o consumo de energia para priorizar fontes renováveis e reduzir o uso de energia fóssil

O setor é um dos que mais trata seus efluentes e mantém um contínuo esforço para redução e reuso de água em sua produção. Exemplo disto foi a criação, em 2015, de um processo inovador de lavagem de denim que pode reduzir, em até 100%, o consumo de água

As indústrias têxtil e de confecção englobam desde os processos de produção de fibras, fiação, tecelagem e aviamentos, até o desenvolvimento e produção do vestuário, incluindo as fases de criação, modelagem, pilotagem, costura, beneficiamento e estamparia.As indústrias têxtil e de confecção englobam desde os processos de produção de fibras, fiação, tecelagem e aviamentos, até o desenvolvimento e produção do vestuário, incluindo as fases de criação, modelagem, pilotagem, costura, beneficiamento e estamparia.

SETOR TÊXTIL – A eficiência energética é um dos temas prioritários para o setor têxtil. De acordo com dados do Balanço Energético Nacional de 2016, o segmento usa, principalmente fontes renováveis na geração de energia. Segundo a Abit, ainda que tenha parcela de apenas 0,3% no consumo total de energia do país, a indústria têxtil monitora o consumo de energia para priorizar fontes renováveis e reduzir o uso de energia fóssil.


Uma empresa que investiu na redução das embalagens é a Coca-Cola. O peso das garrafas PET diminuiu entre 4% e 27%, o que contribuiu para o menor consumo de matéria-prima de petróleo e redução dos resíduos gerados. As embalagens reutilizáveis evitam a produção de 70 milhões de garrafas novas por ano.


Além disso, o setor têxtil está fortemente comprometido com metas sociais para o trabalho justo e geração de renda na cadeia. Uma das mais importantes iniciativas é a parceria público privada entre Abit, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Associação Brasileira do Varejo Têxtil (AbvTex), financiada pelo Instituto C&A, Instituto Lojas Renner e pela Zara Brasil. A parceria trabalha na promoção de melhorias das condições de trabalho e gestão de negócios em oficinas de costura no estado de São Paulo, visando a regularização das relações trabalhistas, assim como o aumento da produtividade.

O TexBrasil tem proporcionado resultados positivos para diversas empresas. Para Alexandre Cobra, CEO da marca de beachwear de luxo Adriana Degreas, a ferramenta ajuda a empresa a adquirir importantes certificações internacionais e, consequentemente, alcançar bons resultados. “A ferramenta sugere uma conexão muito interessante sobre a importância da sustentabilidade e da inovação tanto para aspectos sociais como para aspectos relacionados aos resultados de negócios das empresas”, conta.

Nayguel- Trabalha na Petrobras, na cidade, no setor terciário. (pai de Levi)

Lenisia- Trabalha como professora, na cidade, no setor terciário. (Mãe de Levi)

Edilene- Trabalha como autônoma, na cidade, do setor terciário. (Mãe de Moisés)

José- trabalha como serralheiro, na cidade no setor sécundário. (Pai de moisés)

Milena- Trabalha como engenheira civil, na cidade, no setor terciário. (Mãe de Áyra)

Marcos-Trabalha como policial militar, na cidade, no setor terciário. (Pai de Áyra)

Setor da economia referente a atividade é o setor terciário

Principais atividades econômicas realizadas pelos familiares da turma: Atividades econômicas presentes no setor terciário

Curiosidade : essa matéria faz parte de uma série industrial sustentável na página do especial da Agência CNI de Notícias.