Artes

Atividades realizadas sob a orientação da professora Gabi.

1º ANO: RELEITURAS EM ARTE

Como o próprio nome já diz, a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

Nesse momento de Educação a Distância, as crianças puderam experimentar diversas maneiras de conduzir uma RELEITURA: desenhando, pintando, utilizando massa de modelar, produzindo fotos, baseando-se de diferentes obras de Arte para produzir suas próprias interpretações de mundo, por meio da Arte!

video davi perugini.mp4
VID-20200928-WA0043.mp4

2º ANO: ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL

Linguagem visual é todo tipo de comunicação que se dá através de imagens e símbolos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, são a matéria-prima de toda informação visual.

A linha é um dos elementos básicos da composição visual. Ela está presente em nossa vida e em todas as coisas que estão ao nosso redor, especialmente na natureza. Observe a folha de uma árvore! Quantas linhas não possui? Inúmeras não é mesmo? Os nosso cabelos também são exemplos de linhas: se são lisos são linhas retas, se são crespos, encaracolados ou cacheados são linhas curvas, onduladas ou espiraladas.

Nesta série das atividades, nossos alunos dos 2º anos foram incentivados a trabalhar com A LINHA COMO ELEMENTOS PLÁSTICOS, utilizando de todas as suas qualidades e características para realizarem PRODUÇÕES ARTÍSTICAS.

3º ANO: PERSONAGENS NA ARTE

Quando observamos o quanto somos diferentes e semelhantes às pessoas de outros lugares, passamos a ter mais consciência da nossa própria identidade. Isso também pode acontecer quando lemos um livro, assistimos a um filme ou a uma peça de teatro, pois podemos nos identificar com as características dos personagens.

Neste tema, estudamos o que são personagens e como eles participam do mundo da Arte.

Os artistas podem criar figuras para ajudá-los a contar uma história, representar pessoas ou passar alguma ideia. Essas figuras são os personagens.

Alguns são pintados, outros são representados por atores, modelados em argila e também podem ser criados virtualmente em programas de computador.

Com o problema da seca no Nordeste brasileiro, a partir do séculos XIX, muitas pessoas que moravam nessa região se mudaram para o Sul e Sudeste em busca de melhores condições de vida. Essas pessoas ficaram conhecidas como retirantes e são personagens de muitas histórias brasileiras.

Imaginando Personagens

Outro detalhe importante dos personagens animados é o movimento. Em geral, os desenhistas observam atentamente as pessoas e animais em movimento, para depois criar seus personagens.

PRODUÇÃO DE FLIP-BOOK

20201009_115516.mp4
videoplayback.mp4
WhatsApp Video 2020-10-06 at 11.21.20.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 15.36.06.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 18.16.31.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 13.49.40.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 13.53.54.mp4
WhatsApp Video 2020-10-09 at 14.29.16 (1).mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 13.57.16.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 14.02.04.mp4
WhatsApp Video 2020-10-09 at 14.29.16.mp4
WhatsApp Video 2020-10-08 at 15.51.24.mp4

4º ANO: HARMONIA DAS CORES EM ARTE

Nas atividades que se seguiram durante os meses de AGOSTO e SETEMBRO os alunos dos 4º anos puderam ter contato mais aprofundado sobre o funcionamento do CÍRCULO CROMÁTICO em ARTE.

Como há muito tempo eles vinham pedindo também para aprenderem DESENHO ARTÍSTICO, pudemos nessas SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM APRENDER SOBRE AS COMBINAÇÕES DE CORES e também conhecer regrinhas básicas de desenho para tornar suas produções ainda mais bonitas e expressivas!

5º ANO: POP - ARTE

No ano de 2020 tivemos realmente que nos reinventar e aproximar a Arte do Cotidiano dos nosso alunos. Como fazer isso?

Trabalhamos muitos projetos envolvendo as linguagens híbridas, onde a Arte se faz presente, mas sempre com um caráter mais funcional. Trabalhamos projeto de produto, design, estudo de cores, ergonomia, funcionalidade, aplicabilidade. Tentamos encontrar a Arte em nosso dia-a-dia.

Partindo da POP ARTE, que elevou a ÍCONES os mais crassos objetos de consumo, como hambúrgueres, louça sanitária, cortador de grama, estojos de batom, pilhas de espaguete e celebridades como Marilyn Monroe.

Terminamos nossos estudos de Setembro, sobre a Arte presente na Imprensa Escrita, os projetos da Iluminuras dos Livros da Idade Média, assim como a palavra impressa utilizada em peças de Arte, produzidas por Pablo Picasso.

"Depois que você vê o POP, disse Andy Warhol, não pode mais ver os Estados Unidos da mesma maneira."

O artista não só forçou o público a reexaminar as cercanias de seu cotidiano, mas marcou a perda da identidade na sociedade industrial. "Pinto isso porque eu queria ser uma máquina".


Confira algumas produções de nossos alunos:

A IMPRENSA NA ARTE

Alguns meios de comunicação de massa utilizam o papel como suporte. Isso significa que a mensagem que se quer comunicar é um texto impresso em papel. É o caso de livros, dos jornais e das revistas. Vamos chamar esse grupo de IMPRENSA ESCRITA e, neste tema, estuda-lo sob o olhar da ARTE.

Durante muito tempo, a única forma de produzir um livro era escrevê-lo à mão. Esse processo era bem demorado e, como eram feitas poucas cópias do mesmo livro, pouquíssimas pessoas tinham acesso às informações contidas nele.

Só a partir da imprensa, em 1455, a produção de livros e outros materiais escritos, como jornais e revistas, pode expandir-se.

A imprensa foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, e o primeiro livro impresso por eles foi a Bíblia.

Ilustração e texto

Nem tudo que é impresso em revistas, jornais e livros é texto. As ilustrações e fotografias que acompanham o texto desempenham diferentes funções nesses meios de comunicação. Elas podem ser utilizadas para chamar a atenção do leitor, complementar a ideia de um texto, ajudar a esclarecê-lo ou somente decorá-lo.

CUBISMO, COLAGEM E FONTES

Para falarmos de colagem, podemos começar com o cubismo, que foi o movimento que deu o pontapé inicial no que se diz respeito colagem como uma técnica artística. De vários movimentos artísticos que surgiram no século XX, o cubismo é o que apresenta mais ampla influência, sendo um movimento estético voltado para artes plásticas, em ênfase a pintura. Os então denominados cubistas costumavam achatar os objetos, tendo assim uma ilusão de tridimensionalidade, mostrando vários ângulos do mesmo objeto repetidas vezes.

Os cubistas Pablo Picasso e George Braque iniciam seus experimentos na colagem, com produções que utilizavam recortes de jornais em suas pinturas, numa maneira de confrontar a arte tradicional, que até aquele momento seguia o naturalismo, sendo mais fiel à reprodução da realidade. Com o cubismo, os elementos da colagem passaram a dividir lugar com o desenho e as pinturas na composição das obras de arte da época.