CORDEL

Isogravura e Baião

Nesta página, você vai conhecer um pouco mais sobre a literatura de cordel, a xilogravura e o baião, bem e o porque dessas manifestações da cultura popular brasileira serem escolhidas para os alunos do ° 5 ano.

Cordel, isogravura e baião

A xilogravura, muito utilizada em diversas culturas ao redor do mundo, utiliza como base a madeira para desenvolver a gravura e reproduzir em papel.

Encontra-se dentro da cultura popular com a arte expressa na literatura de cordel, esse gênero literário que, com suas métricas em quadra, sextilha, septilha e entre outras possibilidades de construção, representa uma característica marcante das feiras populares, principalmente no nordeste do nosso país.

E ao ritmo do Baião do movimento corporal que embala essa dança, é que fundimos a oralidade dos declamadores da literatura de cordel, aos corpos que se movimentam juntos e que dialogam com gravuras expressivas desse universo estudado.

Projeto pedagógico do 5° ano

A mescla está presente em três âmbitos da produção popular e artística que se fundamentam na perspectiva de estudos do 5º ano.

A disciplina de Artes Integradas estuda o Teatro e Música, e nesse encontro nasce a pesquisa pela literatura de cordel. Um estudo de expressão cênica para conhecer um dos universos da cultura brasileira. O dialoga com as Artes Visuais, ocorre no estudo da gravura, adaptadas a diversos materiais, como lixas de madeira e giz de cera que resultam na representação da investigação pessoal do fazer artístico dos alunos.

Assim na investigação do corpo em movimento, dentro da disciplina de Educação Física, os alunos descobrem a amplitude de movimento e a consciência corporal que produz o forró em mais um diálogo possível da arte.

Dica Cultural

Exposição J.Borges – O mestre da Xilogravura
Em cartaz no Centro Cultural Fiesp até 7 de agosto