Aveiro STEAM City
Aveiro está a desenvolver o projeto Aveiro STEAM City, financiado pelo programa europeu Urban Innovative Actions, que tem como principais objetivos:
- Formar e qualificar recursos com as competências STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática);
- Estimular a transformação digital da cidade, do município e das suas empresas.
- Atrair e reter talento e tornar a nossa economia mais competitiva a nível nacional e internacional.
- Desenvolver uma Plataforma Urbana, agregadora de dados, de apoio à gestão da cidade e do município,
- Desenvolver e implementar estudos de caso nas áreas do ambiente, energia e mobilidade.
Para atingir estes objetivos, o Aveiro STEAM City está organizado em quatro eixos de atuação: Educação, Formação, Tecnologia e Aplicações e Desafios, onde se incluem um vasto leque de atividades, desde a instalação de Techlabs nas escolas, à criação de um observatório de emprego responsivo, passando pelo desenvolvimento de uma plataforma de dados urbanos e um laboratório vivo com infraestrutura de fibra, sensores e conetividade 5G na cidade.
Mais informações: AVEIRO STEAM CITY
STE(A)M EACMACG
A Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (EACMACG) pretende afirmar-se como um parceiro estratégico para colocar o “A” na metodologia STE(A)M na vertente da música. A instalação de Techlabs nas escolas de primeiro ciclo é uma oportunidade para implementar novas metodologias do ensino da música ligadas à tecnologia. Para isso, pretendemos estruturar, nos próximos anos, um plano sustentado de formação de docentes em STEAM (na área da música e tecnologia) que permita desenvolver um projeto ambicioso na implementação da metodologia STEAM (área da música) nas escolas de 1º Ciclo de Aveiro.
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver as competências profissionais, de 3 professores, através da frequência do curso estruturado STEAM: New Way of Teaching and Learning.
Depois da formação esses professores irão implementar a metodologia STEAM, ligada ao ensino da música com novas tecnologias, em três escolas do 1º ciclo em Aveiro:
1ª fase Ano letivo 2022/2023
3 professores em 3 escolas do 1º Ciclo de Aveiro
Dar continuidade ao projecto ao longo do tempo:
2ª fase Ano letivo 2023/2024
Réplica da experiência pedagógica
Os professores que realizaram a formação estruturada e implementaram o projeto no terreno irão dar formação a mais professores (julho de 2023) para posterior implementação da metodologia em mais escolas do 1º ciclo de Aveiro.
Integração do projeto Erasmus+ no Plano Estratégico de Desenvolvimento da EACMACG
Um dos pilares do Plano Estratégico de Desenvolvimento da EACMACG é o plano de internacionalização da escola. Para isso, foi constituída uma equipa de projetos internacionais que, em estreita coordenação com a direção pedagógica, tem vindo a coordenar diversos projetos de abrangência europeia, nomeadamente, a realização de candidaturas ao programa ERASMUS, na organização de intercâmbios com outras escolas a nível Europeu, e no desenvolvimento de projetos eTwinning. O plano de internacionalização atende essencialmente às necessidades de formação, atualização, aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos e competências profissionais da comunidade educativa da EACMACG a nível europeu.
O plano de internacionalização da EACMACG desenvolve a sua estratégia de ação assente nos seguintes objetivos:
- Contribuir para melhorar a qualidade e aumentar o volume de mobilidade de alunos e de pessoal docente na União Europeia;
- Melhorar a qualidade e aumentar o número de parcerias entre a EACMACG e escolas de diferentes países da Europa;
- Incentivar a aprendizagem/aperfeiçoamento de línguas estrangeiras;
- Apoiar o utilização e desenvolvimento de conteúdos pedagógicos inovadores com recurso a novas tecnologias;
- Desenvolver a formação de professores e de pessoal não docente em contexto internacional;
- Promover a partilha de boas práticas entre profissionais de diferentes Estados-membro da União Europeia.