Robert Cleary | John Cherry | Douglas Larson | Paulo Negrao | Rodrigo Cunha
26 a 30 de Setembro de 2022
Hotel Mercure Jardins
Sao Paulo, SP
Instrutores
Bob Cleary, Ph.D.
É Ph.D. em Engenharia Química. Foi professor no curso de Engenharia Civil da Universidade de Princeton e professor do Instituto de Geociências da USP em São Paulo. Atualmente o Dr. Cleary exerce a atividade de consultor em águas subterrâneas. É também professor adjunto no programa de águas subterrâneas da Universidade de Waterloo no Canadá. As áreas de pesquisa e experiência prática do Dr. Cleary incluem todos os aspectos associados à contaminação e remediação de águas subterrâneas, hidrologia, modelagem matemática, consultoria legal, além de estratégias de caracterização e remediação de áreas contaminadas. Além de publicar inúmeros artigos técnicos, o Dr. Cleary escreveu vários capítulos em livros científicos sobre águas subterrâneas e modelagem matemática.
É autor do capítulo “Águas Subterrâneas” no livro “Recursos Hídricos” da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Este capítulo está disponível em meio eletrônico na Internet e já teve mais de 40.000 downloads. Considerado pela comunidade acadêmica como um dos docentes de maior renome do meio científico, o Dr. Cleary é o principal docente do curso de MODFLOW na National Ground Water Association e dos cursos de Contaminação de Águas Subterrâneas, Hidrologia e Remediação da Princeton Groundwater Inc, ambas nos Estados Unidos.
John Cherry, Ph.D.
Engenheiro Geológico pela University of Saskatchewan e pela University of California, Berkley e é Ph.D em hidrogeologia pela University of Illinois. Foi professor da University of Manitoba por quatro anos, antes de juntar-se à University of Waterloo em 1971 onde focou suas pesquisas na migração e comportamento de contaminantes em água subterrânea e remediação de aquíferos. Dr. Cherry aposentou-se da Universidade de Waterloo em 2006 e recebeu, em 2007, o título de Professor Emérito da mesma universidade.
O Dr. Cherry é co-autor do livro Ground Water (1979), juntamente com o Dr. Allan Freeze e co-autor de diversos capítulos do livro “Dense Chlorinated Solvents and Other DNAPLs in Groundwater” (1996). Além das suas pesquisas relacionadas ao comportamento de contaminantes em sub superfície, participou do desenvolvimento de várias tecnologias para o monitoramento e remediação de águas subterrâneas, sendo detentor de várias patentes. É membro da Royal Society of Canada e recebeu inúmeros prêmios de sociedades de pesquisa e engenharia nos EUA, Canadá, Reino Unido. Em 2020 Dr. Cherry recebeu, pela relevância de suas pesquisas e contribuições cientificas, o maior prêmio mundial da água, o Stockholm Water Prize, considerado o "Prêmio Nobel das Águas".
Dr. Cherry é professor adjunto da Universidade de Guelph, no Canadá, e diretor do University Consortium for Field-Focused Groundwater Contamination Research. É fundador do "The Groundwater Project", um projeto de cobertura mundial para a dissiminação do conhecimento científico da água subterrânea.
Douglas Larson, Ph.D.
Engenheiro Chefe do escritório da Geosyntec Consultants em Boston, MA, de onde dirige os escritórios da empresa na região da Nova Inglaterra. É Engenheiro Civil pela Universidade Carnegie Mellon e Ph.D. em Engenharia Civil e Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). O Dr. Larson trabalha com remediação de áreas contaminadas desde 1986. Foi pioneiro na implementação em escala de campo de várias tecnologias inovadoras, incluindo o uso de processos biológicos anaeróbicos para a remediação de DNAPL em rochas fraturadas. É líder técnico de projetos que envolvem a modelagem de comportamento, presença e transporte de contaminantes, análise de risco financeiro, testes pilotos de laboratório e campo, além de projetos full scale de sistemas de remediação. O Dr. Larson projetou e gerenciou a aplicação de vários projetos de remediação utilizando técnicas de bioremediação, oxidação química, extração de vapores (SVE), extração multi fásica (MPE), air sparging, tecnologias térmicas in-situ, pump & treat, além do gerenciamento de resíduos de solo contaminado.
O Dr. Larson é consultor frequente de projetos de reuso de áreas industriais contaminadas (brownfields) e projetos que envolvem a transferência de propriedades. Foi professor da Universidade de Massachusetts em Lowell e é convidado frequentemente para palestrar em universidades e conferências sobre remediação nos Estados Unidos. Trabalhou em projetos emblemáticos de remediação, tais como o Massachusetts Military Reservation em Cape Cod, o site do Superfund de Metais Nucleares em Concord, MA, além de dezenas de outros projetos do Superfund espalhados pelos Estados Unidos.
Paulo Negrão, Ph.D.
Engenheiro Civil formado pela PUC Campinas e Ph.D pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. É CEO e Diretor Técnico da Clean Environment Brasil. É um dos pioneiros, desde 1994, no desenvolvimento do mercado brasileiro de remediação de águas subterrâneas. Foi Gerente Internacional da QED Environmental Systems nos EUA de 1999 a 2005. Ao longo de mais de 22 anos de experiência, projetou e instalou centenas de sistemas de amostragem e remediação nos EUA, vários países da Europa, Brasil, Austrália, China e Japão, entre outros. Foi o pioneiro no Brasil em 1996 na introdução da técnica de amostragem de águas subterrâneas pelo Método de Baixa Vazão. Foi professor nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental na PUC Campinas (1998 - 2009). É pioneiro no Brasil com o uso de laboratório móvel para a análise expedita em campo em projetos de investigação de alta resolução.
É professor do curso de extensão em Investigações Geoambientais da UNICAMP e de Técnicas de Remediação na pós-graduação em Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC/São Paulo. Negrão ministrou vários cursos sobre remediação e amostragem de águas subterrâneas para empresas públicas, privadas e de pesquisa, tais como CETESB, Instituto Ambiental do Paraná, FEAM, INEA, UFSCar, UFRN, UFPE, Petrobras/CENPES, IBAMA, CPRM, UNICAMP, INMETRO, USP e IPT entre outras. Foi relator do Grupo Técnico da ABNT para a elaboração das normas referentes à construção de poços de monitoramento e procedimentos de amostragem de águas subterrâneas.
Rodrigo Cunha, Ph.D.
Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Solos pela ESALQ/USP e Doutorado em Hidrogeologia pelo IGc/USP. Trabalhou na CETESB por 40 anos, atuando em pesquisas relacionadas à poluição dos solos e das águas subterrâneas e no gerenciamento de áreas contaminadas. Rodrigo participou ativamente na elaboração de procedimentos, normas técnicas e legais relacionadas ao tema de áreas contaminadas.
Desde 2005 atua como coordenador dos cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação de Áreas Contaminadas, no Centro Universitário Senac e desde 2020 trabalha como consultor independente.
O Dr. Cunha é reconhecido por suas contrubuições no desenvolvimento de legislações federais e estaduais no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, possuindo grande experiência em legisliação, comunicação de risco, interface com órgãos ambientais e políticas ambientais.