Formação em Budapeste: muitas aprendizagens e novas amizades, mas também passeio e diversão - prevenir o bullying passará sempre por convivermos mais e melhor com os outros.
A nossa participação na Mobilidade Erasmus revelou-se extremamente enriquecedora e positiva. Ao longo da experiência, tivemos a oportunidade de partilhar práticas pedagógicas com colegas de diferentes países europeus, realizar atividades cooperativas e refletir sobre estratégias inclusivas capazes de responder à diversidade de perfis dos alunos. Através de discussões coletivas e momentos de trabalho colaborativo, explorámos abordagens alternativas que promovem uma escola mais equitativa e acessível a todos. Esta mobilidade permitiu-nos, ainda, desenvolver competências interculturais, aprofundando o conhecimento de outras realidades educativas, bem como melhorar as nossas capacidades de comunicação e interação em contextos multiculturais, reforçando o nosso compromisso com uma educação mais inclusiva e humanista.
A nossa estadia em Florença, no âmbito do curso "Enfrentar a Diversidade: Gestão Intercultural da Sala de Aula" foi uma experiência deveras transformadora, onde a beleza e diversidade cultural da cidade se cruzaram com aprendizagens enriquecedoras sobre as práticas pedagógicas inclusivas.
A partilha com colegas de vários países enriqueceu-nos pessoal e profissionalmente, reforçando a importância de uma escola onde cada aluno conta e pertence.
Voltámos inspiradas, com novas perspetivas e o coração cheio de vontade de fazer a diferença, bem como a certeza de que a educação se constrói também, através do encontro com o outro.
"Participar na mobilidade a Barcelona no âmbito do projeto Erasmus+ constituiu uma experiência muito gratificante do ponto de vista pessoal e profissional.
Permitiu-nos conhecer uma cidade riquíssima do ponto de vista arquitetónico e cultural, estabelecer contacto com pessoas de outras cidades europeias que trabalham na mesma área profissional, aprofundar as nossas competências linguísticas e aprender novas formas de intervenção através da partilha de experiências.
Adorámos participar, pois amplificámos os nossos horizontes e guardamos memórias inesquecíveis!"
Uma Semana em Roma: Erasmus, Comida e Aventuras. Roma: onde a história se mistura com a pizza e o gelado, e as ruínas têm mais histórias do que nós no final de uma noite a explorar a cidade. Formação? Sim! E, como era de esperar, foi sobre "Inclusão para Todos". Não aprendemos só, sobre práticas inclusivas em várias áreas, mas também vivenciámos isso em cada esquina da cidade: a acessibilidade nos monumentos históricos, as iniciativas sociais locais… Saímos mais ricas em conhecimento e mais conscientes da importância de dar espaço para todos, sem exceção.
Roma, tu foste para nós mais do que uma viagem. Foste um destino de memórias, risadas e muitas aventuras. E quem sabe, até voltamos para repetir (ou para terminar aquele gelado gigante) e não só!
Entre 25 de maio e 1 de junho, uma equipa da AEBF ( Sr.ªDiretora Rosa Fernandes, Paula Figueiredo, Isabel Bento, Helena Guerreiro e Clara Botelho) teve a oportunidade de descobrir um país, uma cultura e um sistema de ensino. Foi uma experiência muito rica e gratificante que ajudou a refletir sobre as nossas práticas, a tomar consciência dos nossos pontos fortes e a criar laços ainda mais estreitos com a equipa de professores que nos tinha visitado em setembro.