Desafios
Desafios
A pandemia trouxe muitos desafios para os educadores de forma geral: dificuldades em se adaptar às aulas remotas, pouca familiaridade com plataformas e tecnologias digitais, infraestrutura precária de acesso a Internet, necessidade de buscar soluções rápidas e informações para o novo contexto, solidão e muitas variações de estado emocional. Por outro lado, esse contexto revela oportunidades de mudanças na prática profissional e no desenvolvimento de novas formas de gerenciar a sala de aula.
É fato que a pandemia acelerou a incorporação de tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem, deixando os professores sem escolha entre usar ou não sendo levados a iniciar processos de experimentação em suas aulas remotas. Porém, muito ainda deve ser explorado com relação aos processos inovadores de metodologias e didáticas que promovam a aprendizagem. Temas como educação híbrida, metodologias ágeis, práticas que favoreçam colaboração, protagonismo e autonomia dos estudantes estão em constante debate.
O ensino remoto ao longo da pandemia fez com que a desigualdade educacional aumentasse ainda mais. Um grupo grande de crianças e jovens com deficiência, transtornos do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, foi particularmente afetado, já que as possibilidades de interação remota são ainda muito escassas. Um dos 17 ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável) proposta na agenda 2030 pela ONU fala sobre o acesso a uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Precisamos avançar na promoção de oportunidades ao longo da vida para TODOS, sem restrição de gênero e raça
Educação emocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções de forma ética, empática e responsável. A BNCC - Base Nacional Comum Curricular, aponta algumas competências a serem trabalhadas em sala de aula que visam apoiar o autoconhecimento e desenvolvimento do estudante. A pandemia revelou a importância de cuidar desse tema na rotina escolar garantindo equilíbrio emocional, melhoria nas relações e engajamento dos estudantes com o próprio aprendizado.
Propostas Selecionadas
O objetivo do Cur.vas é disponibilizar aos alunos acesso a wi-fi por meio de um login na plataforma, que funcionará pela matrícula do estudante mais o acerto de 5 questões propedêuticas e 5 questões técnicas. Cada login teria um tempo de duração, solicitando novamente outro login. Ao final de um período de tempo, essa pontuação seria utilizada pela escola!
EDUCATEC
Trata-se de uma plataforma online para auxiliar escolas e estudantes do ensino médio a fazerem os melhores projetos de carreira para os alunos. A plataforma se utilizará de inteligência artificial para coletar as informações necessárias que subsidiem o aluno e a escola a elaborar um projeto de carreira e, consequentemente, orientar na escolha de itinerários formativos.
A plataforma explicAI tem por objetivo realizar a curadoria de recursos educacionais abertos, promovendo o acesso organizado e qualificado a recursos disponíveis na internet, a um preço justo e com modelo de cobrança baseado no uso efetivo. Para tal, a mesma faz uso de inteligência artificial, para a curadoria do material e de recursos "gamificados" para fixação do assunto, através de exercícios personalizados.
Ao desenvolver projetos reais, geramos mais engajamento e foco no aprendizado, que são geralmente as principais dificuldades dos autistas. Queremos criar um ambiente onde todos possam apresentar e debater ideias, permitindo assim para criança com transtorno um lugar de fala e destaque para ser ouvida. Interagindo com crianças com os mesmos gostos, será mais simples para ela ser incluída, e permitindo às demais uma oportunidade de aprender a ajudar e ouvir o colega com transtorno, que será depois refletido para dentro da sala de aula regular.
Jogo para crianças de 10 anos que aborda as matérias da escola e ensina sobre os Objetivos de Desenvolvimento da Agenda 2030 da ONU. O produto chega no momento certo, uma vez que a Base Nacional Curricular Comum recentemente adicionou a sustentabilidade como uma de suas competências gerais.