Caratinga é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2019 era de 92.062 habitantes.

A história de Caratinga começou quando os primeiros colonizadores surgiram na região, em 1573, comandados por Fernandes Tourinho.

Aqui encontraram a tribo dos índios Bugres, que viviam às margens do rio Bugre que, mais tarde (1878), passou a chamar-se Rio Caratinga.

A denominação da cidade é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios.

Esse cará era chamado de caratinga.Os méritos da fundação do povoado cabem a João Caetano do Nascimento. Em junho de 1848, o pequeno povoado foi elevado à categoria de Paróquia e Conselho Distrital, subordinado à Comarca de Mariana, tendo posteriormente pertencido também a Ponte Nova.

O distrito foi criado pela lei provincial nº 2027 em 1º de dezembro de 1873, e passou a município em 6 de fevereiro de 1890, pelo decreto estadual nº 16, assinado pelo Presidente de Minas Gerais, Cesário Alvim.

A lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, confirma a criação do distrito-sede e, em 24 de junho de 1892, a vila se eleva a cidade, com território desmembrado de Manhuaçu.

Ainda com o nome de São João de Caratinga, em 1873, foi construída a primeira igreja Católica de Caratinga, a Igreja de São João Batista; hoje tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. Trazendo o progresso para a região, a Estrada de Ferro Leopoldina foi resultado de uma luta heróica, servindo à cidade de 1930 até 1978.

A rodovia BR-116, conhecida como Rio-Bahia, iniciou sua construção em 1941 e é hoje um grande canal de escoamento, ligando o Sul ao Norte do País.


Atualmente, os distritos de Caratinga são:

Dom Modesto, Dom Lara, Santa Efigênia de Caratinga, Cordeiro de Minas, São Cândido, Sapucaia, Santa Luzia de Caratinga, Santo Antônio do Manhuaçu, São João do Jacutinga e Patrocínio de Caratinga, além da sede municipal.

A área do município, que até 1992 era de 2204 km² (o que colocava, em termos de área, no 62º lugar entre os município do Estado), hoje corresponde a 1655 km², devido a emancipação dos distritos de Vargem Alegre, Entre Folhas, Ipaba, Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Imbé de Minas, Piedade de Caratinga e Ubaporanga.

Ao longo da história, o vasto território de Caratinga foi sendo dividido, dando origem a muitos outros municípios, ajudando a formar a micro-região de Caratinga, composta por: Santa Bárbara do Leste, Santa Rita de Minas, Piedade de Caratinga, Imbé de Minas, Ipaba, Vargem Alegre, Entre Folhas e Ubaporanga.

Caratinga está localizada na região à leste do Rio Doce, distante a 311 km da capital do Estado.

A cidade tem um clima ameno e se encontra a 578m de altitude.

O município cresceu economicamente no início do século com a economia baseada na cultura do café.

A localização do município de Caratinga influenciou em sua vocação cafeicultora, devido a sua proximidade da Zona da Mata, embora se encontre na Zona do Rio Doce.

Veja ainda: