O artigo deve versar sobre assunto afim ao tema proposto no Simpósio, conter entre 8 e 15 páginas, já incluindo referências, notas de rodapé e resumo. O texto deve ser autoral e escrito utilizando linguagem formal, atendendo as orientações de citação previstas na ABNT para trabalhos científicos. As especificações sobre formatação do artigo estão descritas no edital do Simpósio.
O pôster deve conter: Introdução; Palavras-chave (até 3 palavras-chave); Metodologia; Resultados e discussão; Conclusão ou considerações. As dimensões deve ser 0,90 X 1,20 m, respeitando uma margem de 6 cm nas bordas superior e inferior e 3 cm nas bordas laterais; O tamanho da fonte deverá permitir a leitura do trabalho de um a dois metros de distância. Pode conter figuras, não havendo limite para seu uso.
O Relato de Experiência deve estar relacionado à situações que desencadearam reflexões e questionamentos relacionados à temática da Educação. Devem, preferencialmente, estar vinculadas às atividades desenvolvidas nas escolas municipais de Canoas, e preferencialmente articular, de forma dialética, teoria e prática nas formas de expressar a experiência. Os relatos devem ser autorais, e seguir a seguinte estrutura: Introdução, objetivos, metodologia, resultados e considerações finais. Outras orientações estão descritas no edital do Simpósio.
A oficina deve envolver alguma ferramenta vinculada à tecnologia e ter a duração de 60 min. No momento da inscrição o autor deverá indicar: nome da oficina, breve descrição, objetivos e infraestrutura que os participantes deverão possuir ao participar (celular, chromebook…). Caso o oficineiro necessite de algum equipamento para sua apresentação, deverá solicitar pelo e-mail simposio.educacao@canoasedu.rs.gov.br para apreciação da comissão organizadora e verificação da possibilidade de atendimento.
Para utilizar os modelos, basta abri-lo com seu e-mail institucional, clicar em Arquivo, logo após em Fazer uma cópia.