Palestra 1 | 7 de setembro | 12h00 às 13h00 | Anfiteatro 1B
Jaime Carvalho e Silva ( Dep. Matemática, FCT Universidade de Coimbra)
Matemática para Todos – Os desafios das novas AE do Ensino Secundário
  

A discussão sobre o lugar do Ensino Secundário na Educação dos jovens é antiga. Já em 1942 Bento de Jesus Caraça defendia que “o ensino secundário deve ser para todos e não se deve submeter às necessidades de nenhuma profissão em particular” (Gazeta de Matemática n.º 11) e avançava com temas que deviam estar presentes nos programas porque “na vida contemporânea têm uma importância tal que devem ser ensinados a todos”; entre esses temas cita: a noção de probabilidade, rudimentos de estatística e tábuas de mortalidade.

Deve haver hoje Matemática para Todos no Ensino Secundário independentemente da via que estão a seguir? Que matemática? Qual a resposta que as novas Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário apresentam como caminhos nesse sentido? Quais os desafios que se levantam com a sua implementação prática? O objetivo último da Matemática para Todos é conseguir que todos os jovens aprendam Matemática significativa para si como cidadão e futuro profissional. Como poderá isso ser conseguido? Quais as dificuldades? O que se passa noutros países com relevância internacional?



  Palestra 2 | 8 de setembro | 9h30 às 10h30 | Anfiteatro 1B ?
Fabio Chalub ( Dep. Matemática, FCT Universidade Nova de Lisboa)
A matemática por detrás das eleições

O resultado de uma eleição depende tanto dos eleitores e dos candidatos como também do método utilizado para converter votos em eleitos.

Falaremos rapidamente de alguns processos eleitorais existentes no mundo, com particular ênfase no Método d’Hondt, utilizado em Portugal. Veremos que não há método eleitoral perfeito. Mostraremos com o os candidatos e partidos pelo mundo desempenham suas estratégias de campanha para maximizar o resultado eleitoral, e com isto nos permitiremos uma pequena introdução à Teoria de Jogos, uma importante área da matemática que modela o pensamento estratégico.



   Palestra 3 On-line | 30 setembro | 9h30 às 10h30
Susana Carreira ( Dep. Matemática, Universidade do Algarve)
Resolução de problemas com tecnologias no ensino secundário: Salientando ideias-chave.
       

Palestra 4 On-Line | 21 outubro | 9h30 às 10h30
Rogério Martins ( Dep. Matemática,  FCT Universidade Nova de Lisboa)

Porque não conseguimos ver para além das 3 dimensões 


O que é uma hiperesfera? É simplesmente uma esfera num espaço de quatro dimensões. Mas então, porque é que conseguimos visualizar uma esfera mas não uma hiperesfera? A resposta pode parecer óbvia: porque vivemos num mundo de três dimensões!  Nesta palestra vamos ver que a resposta a esta pergunta pode não ser assim tão óbvia! Vamos tentar perceber de que forma é que o nosso cérebro lida com a ideia de espaço, encontrar analogias curiosas com a forma como percepcionamos a cor e fazer algumas experiências imaginárias... mas que nos vão deixar a pensar…