O Empréstimo Domiciliário, integrado no eixo da Leitura Recreativa e desenvolvido no âmbito do programa aLer mais e melhor, continua a afirmar-se como uma iniciativa de sucesso nas bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Vallis Longus.
No final do 2.º semestre, os dados de empréstimos revelam um envolvimento ainda mais expressivo dos alunos com os livros, evidenciando o impacto positivo da leitura em contexto não letivo e o crescente gosto pela leitura:
Biblioteca da EB Estação: 226 empréstimos
Biblioteca da EB Ilha: 308 empréstimos
Biblioteca da EB Boavista: 696 empréstimos
Biblioteca da EB Susão: 716 empréstimos
Biblioteca da EB Calvário: 495 empréstimos
Biblioteca da EB Valado: 1060 empréstimos
Biblioteca da EB Nova de Valongo: 326 empréstimos
Biblioteca da EB Vallis Longus: 354 empréstimos
Total: 4181 empréstimos registados nas bibliotecas do agrupamento durante o segundo semestre letivo.
Este aumento significativo face ao semestre anterior demonstra a consolidação do programa como uma ferramenta eficaz na promoção da Leitura Recreativa e no desenvolvimento de hábitos de leitura autónoma. Através desta iniciativa, os alunos têm a oportunidade de escolher e levar livros para casa, vivendo experiências de leitura mais livres, prazerosas e adaptadas aos seus interesses.
O sucesso deste serviço resulta do trabalho articulado entre bibliotecários, professores, alunos e famílias, que, juntos, têm vindo a construir um ambiente literário estimulante e promotor do gosto pela leitura.
Com os olhos postos no futuro, espera-se que esta ação continue a crescer nos próximos anos, alimentando o prazer de ler e contribuindo para a formação de leitores críticos, curiosos e apaixonados pelos livros.
A leitura é uma habilidade essencial que facilita o acesso ao conhecimento, enriquece o pensamento e aprimora a compreensão e a expressão verbal e escrita, além de ser uma forma de lazer que estimula a curiosidade e o pensamento crítico.
As escolas devem priorizar a promoção da leitura como um elemento central nos seus projetos educativos, implementando ações formais e informais para cultivar o gosto e os hábitos de leitura entre alunos.
A biblioteca escolar desempenha um papel fundamental neste processo, trabalhando em colaboração com professores e outros profissionais para coordenar atividades que melhorem as competências de literacia da leitura, integrando-as com diferentes formas de expressão.
Neste sentido, daremos continuidade ao projeto aLer mais e melhor, contribuindo para o aumento dos hábitos de leitura e da melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal.
Foram, pois, adquiridos novos títulos para todas as bibliotecas do Agrupamento. Na escola sede, já estão disponíveis para requisição. Basta espreitar as NOVIDADES!
No Agrupamento de Escolas Vallis Longus, está a dar-se continuidade à ação «Escola a ler», da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares, do Plano Nacional de Leitura 2027 e da Direção-Geral de Educação.
A atividade "Vou levar-te comigo!" está a ser implementada em todas as escolas com a dinamização de sessões de requisição domiciliária na biblioteca escolar, em articulação com os docentes da turma e/ou de forma autónoma, com recurso a estratégias motivadoras.
No 1º semestre, foram requisitados 2218 livros em todo o agrupamento. Assim:
EB Valado: 755 livros
EB Vallis Longus: 608 livros
EB Susão: 328 livros
EB Nova: 326 livros
EB Boavista: 112 livros
EB Ilha: 77 livros
EB Calvário: 11 livros
EB Estação: 1 livro
Parabéns à Escola Básica do Valado por liderar nesta iniciativa!
Esperamos que, durante este semestre, o número de empréstimos aumente significativamente!
A Biblioteca convida a comunidade a educativa a visitar o seu espaço e desfrutar das novas leituras recentemente adquiridas com a verba atribuída pelo PNL relativa ao Concurso 50 Listas de Livros.