Visão:
As bibliotecas do Agrupamento de Monserrate pretendem ser um espaço de referência nas escolas, pela qualidade dos serviços prestados à comunidade educativa, apoiando, colaborando, desafiando, transformando e empoderando.
Visão:
As bibliotecas do Agrupamento de Monserrate pretendem ser um espaço de referência nas escolas, pela qualidade dos serviços prestados à comunidade educativa, apoiando, colaborando, desafiando, transformando e empoderando.
Missão:
As bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Monserrate estão integradas na Rede de Bibliotecas Escolares e seguem as diretrizes por ela emanadas, nomeadamente, as que são referidas no Manifesto da Biblioteca Escolar, aprovado pela UNESCO, na sua Conferência Geral em Novembro de 1999.
Assim, a missão das bibliotecas escolares será a de “disponibilizar serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitam a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação”. E, segundo a declaração política de IASL sobre Bibliotecas Escolares, “um programa planeado de ensino de competências de informação em parceria com os professores da escola e outros educadores é uma parte essencial do programa das bibliotecas escolares”.
Estes serviços de aprendizagem devem ser disponibilizados “de igual modo a todos os membros da comunidade escolar, independentemente da idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua e estatuto profissional ou social”, salvaguardando “os utilizadores que, por qualquer razão, não possam utilizar os serviços e materiais comuns da Biblioteca, a quem devem ser disponibilizados serviços e materiais específicos.”
Objetivos:
Concretizar a articulação curricular, extracurricular e de enriquecimento curricular com as estruturas pedagógicas e os professores;
Dinamizar projetos e estabelecer parcerias;
Desenvolver a literacia da informação, tecnológica e digital;
Incentivar a leitura em diferentes suportes;
Produzir e difundir materiais de apoio;
Contribuir para o desenvolvimento cultural;
Ocupar de uma forma produtiva e estimulante os tempos livres dos alunos;
Desenvolver valores e atitudes que conduzam à cooperação, autonomia e responsabilidade;
Desenvolver uma gestão da informação e da coleção que possibilite a otimização dos recursos documentais;
Promover a igualdade de acesso à informação.