XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire

Resistência e Esperança em Tempos Estranhos

IFRS - Campus Bento Gonçalves, 22 e 23 de novembro de 2019

Anais do XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire



Os trabalhos aceitos e apresentados no Seminário serão publicados em e-book em maio de 2020.

Certificados serão emitidos, por e-mail, a partir de 15 de dezembro de 2019.

O prazo de inscrições de ouvintes vai até dia 21 de novembro de 2019!

Orientações para apresentação de trabalho

Relação dos trabalhos e cartas pedagógicas aceitas! Clique aqui (errata)

APRESENTAÇÃO


O Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire surgiu há treze anos, com o intuito de reunir universidades que desejam celebrar cientificamente as teorias do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire.

Desde sua criação, em 2006, o Diálogos, através dos resultados de diversos núcleos de pesquisa e estudo, busca articular os saberes acadêmicos com os saberes oriundos de diferentes práticas sociais. Para tanto, tem aperfeiçoado os seus pontos de contato com as experiências de Educação Popular em diferentes contextos.

Para além das instituições universitárias, o Diálogos com Paulo Freire articula-se com as escolas, secretarias municipais de educação, movimentos sociais, ONGs, associações populares e entidades que, de alguma forma, comungam com a resistência e a utopia de uma sociedade mais justa para todos e digna de se viver.

A organização do XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire fundamenta-se nos temas resistência e esperança em tempos estranhos. No caso do evento sediado pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS, buscar-se-á debater a educação que promova os outros conhecimentos necessários à preservação das diferentes formas de expressão da vida. A resistência e a esperança inspiram nossa prática escolar cotidiana, principalmente na educação promovida pelos sistemas municipal, estadual e federal de educação.

Entendemos que é fundamental manter vivos espaços que promovam o debate, a atualização e a continuidade dos estudos sobre a pedagogia de Paulo Freire. O objetivo principal é repensar e aprofundar os temas centrais já debatidos em outras edições do evento realizado em anos anteriores, além de fortalecer os vínculos entre as pessoas e as organizações que desenvolvem trabalhos, estudos, pesquisas e mobilizações na perspectiva freireana.

A comissão organizadora do XIII Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire teve a preocupação de construir uma programação que oportunize a reflexão e a discussão de temas relevantes no campo da educação popular. Sendo assim, os dois dias do evento estão divididos entre momentos teóricos, com a participação de docentes de renome nacional, e também de socialização de produções intelectuais, trabalhos de pesquisas, relatos de experiências e de vivências, painéis, oficinas, vídeos, danças, poesias, performances, teatro...

Realização:

Apoio: