DMI

(Erasmus + Project - Diversity Multiculturalism & Inclusion Awareness)

Sumário

Como uma escola dedicada à inclusão, multiculturalismo e diversidade, chegamos à conclusão de que envolver-se num Projeto Erasmus+ seria extremamente benéfico tanto para os professores quanto para os alunos. Como afirmamos anteriormente na descrição do projeto, trabalhar com países parceiros europeus que enfrentam os mesmos problemas, trocar boas práticas, estratégias de trabalho e objetivos de realização é a peça-chave que consideramos estar faltando atualmente. Além disso, se considerarmos que a inclusão social é uma das principais prioridades da Comissão Europeia, sentimos que o projeto é plenamente justificado. Sendo a inclusão e a diversidade os principais desafios enfrentados pelas escolas na Europa no século XXI, também sentimos fortemente a necessidade de realizar este projeto e acreditamos que ele deve ser financiado. O tema do multiculturalismo também está incluído, pois acreditamos que aprender sobre outras culturas e cooperar com escolas de realidades culturais muito diferentes aumentará a motivação e ampliará a mente tanto dos alunos quanto dos professores.

Nossos principais objetivos são a troca de boas práticas e metodologias de trabalho nos campos do multiculturalismo, inclusão e diversidade. Nosso objetivo é motivar os professores e alunos, melhorar seu desempenho e promover seu sentimento de pertencer à Europa. O objetivo final é ter um impacto real nas escolas envolvidas e combater a evasão escolar e o fracasso na educação. Também planejamos ter impacto em organizações locais, disseminando os resultados, materiais e produtos do nosso projeto. Esperamos inspirar futuros professores a se envolverem em programas europeus e queremos contribuir para o desenvolvimento das escolas a longo prazo. Planejamos criar, em cada um dos países, uma dinâmica real em torno do DMI.

Participarão do projeto 5 escolas. O coordenador será a organização espanhola, que possui ampla experiência nos temas de diversidade, multiculturalismo e inclusão. Os outros participantes serão escolas de Portugal, Itália, Grécia e Macedônia do Norte. Os parceiros foram escolhidos por causa de seu compromisso e motivação para participar do projeto. Também levamos em conta os perfis das instituições para incluí-las. Procuramos escolas com grande diversidade de alunos. Buscamos escolas localizadas em áreas problemáticas ou onde a inclusão de alunos com necessidades especiais ou com menos oportunidades é muito importante. Além disso, são instituições de origens culturais muito diferentes, o que acreditamos que será uma experiência realmente enriquecedora e motivadora.

Os alunos poderão participar de 4 mobilidades acompanhados por professores. As atividades combinarão oficinas formativas sobre o tema DMI e atividades culturais e de integração que ocorrerão dentro e fora das escolas. Além disso, haverá duas mobilidades apenas para professores: uma no início e outra no final do projeto. Essas serão atividades de aprendizagem e ensino, que acreditamos que beneficiarão em grande medida a melhoria das metodologias, coordenação entre os parceiros e o bom funcionamento do projeto. Também criamos um cronograma de atividades que ocorrerão localmente e que incluirá preparação, seleção de participantes, avaliação, criação de materiais e disseminação.

Também planejamos combinar mobilidade física com trocas virtuais através do eTwinning. O portal será usado como meio de contato com os parceiros do projeto, criar e-salas de aula conectando os alunos, um meio para a disseminação dos resultados do projeto e garantir a sustentabilidade do mesmo. Além disso, os alunos podem manter contato através de uma plataforma social segura de acordo com a proteção de dados. Também pretendemos usar a School Education Gateway para oferecer oportunidades de observação de trabalho relacionadas à mobilidade do projeto. Garantiremos que o acesso ao produto final e aos resultados do projeto seja carregado e apresentado na Plataforma de Resultados do Projeto Erasmus+ e que permaneçam abertos a todos os visitantes para leitura e uso. Além disso, o mesmo se aplicará à disseminação dos resultados, que também estarão disponíveis no TwinSpace, Facebook e nos sites das escolas parceiras e em quaisquer blogs do projeto, que continuarão como sites ativos nos anos futuros, mesmo após o término do projeto.

As tarefas e responsabilidades serão compartilhadas por todas as instituições participantes. A metodologia será baseada na cooperação e compartilhamento de informações e resultados. Para isso, a comunicação fluida através da internet será garantida, assim como as LTTA's que serão realizadas.

Finalmente, esperamos que o projeto tenha um impacto importante nas escolas participantes, melhorando metodologias, impulsionando a inclusão de alunos com menos oportunidades e evitando o fracasso na educação. Realizaremos atividades de disseminação para garantir os benefícios de longo prazo nas escolas participantes e nas instituições locais e garantir a sustentabilidade no futuro.


Mobilidades