Prevenção de Atrocidades 

durante a Crise Migratória na América Latina - Brasil

Apoiado com fundos do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha pelo ifa (Institut für Auslandsbeziehungen), Programa de Financiamento zivik 

No âmbito das ações e acordos estabelecidos pela Rede Latino-Americana, a proteção dos migrantes a partir de um enfoque preventivo foi identificada como uma prioridade de trabalho. Assim, desde 2019, AIPG desenvolve projetos de Prevenção aplicada à situação de pessoas em mobilidade humana na Colômbia, Equador e El Salvador.


No ano de 2021, o AIPG se propôs a realizar uma linha de base em uma área geográfica crítica, o estado de Roraima, região fronteiriça com a Venezuela e um hotspot para a prevenção de atrocidades na atual crise migratória. Nesse sentido, iniciou-se um trabalho que facilitará o desenvolvimento de ferramentas de prevenção de atrocidades em massa especificamente para esse contexto.


Este projeto propõe expandir e replicar o componente de pesquisa e linha de base, desenho e implementação de políticas públicas para o Brasil . Esta proposta foi complementada com uma linha de formação. Ambas as linhas de trabalho foram desenvolvidas em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

Componentes do Projeto

Capacitação

Instrutores

Danilo Vergani

Mestre e Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Experiência na área de Relações Internacionais, com ênfase em Política Internacional e História das Relações Internacionais. Atualmente pertence à carreira de Analista de Políticas Sociais no Ministério dos Direitos Humanos. 

Mauricio Coitiño

Mestre em Políticas Públicas (Universidade Católica do Uruguai) com especialização em Métodos e Análise. Ativista e especialista em direitos LGBTI. Integra desde 2005 Coletivo Ovelhas Negras, a principal organização de lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersex do Uruguai, da qual foi responsável pela Área de Relações Internacionais até 2017.

Desenvolvedoras de conteúdos

Mariana Salazar 

Mestra em Direito Internacional e Relacções Internacionais pela Universidade de Genebra. É Associada ao Programa Acadêmico do AIPG, e atua como professora na Universidad Iberoamericana, na Cidade do México. Entre 2019 e 2022 foi membro do Comitê Interamericano de Justiça da Organização dos Estados Americanos (OEA) 

Georgina Bolívar 

Assistente de Soluções Duradouras no escritótio do ACNUR em Boa Vista, Roraima. Mestre em Ciências da Educação e licenciada em Educação pela Universidad Nacional Experimental de Guayana. Possui vasta experiência em organizações sociais brasileiras, atuando na área de capacitação e acolhida de migrantes venezuelanos. 

Consultores

María Villarreal

Cientista Política. Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política da UNIRIO. Doutora em Ciência Política pela Univerdidad Complutense de Madri. Especialista em migrações, cooperação e direitos humanos. 

Manuel Gándara

Filósofo. Pofessor no Mestrado da Universidad Pablo de Olavide e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde está como Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Direito. Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide.  Especialista em direitos humanos, educação em direitos humanos, teoria crítica dos direitos humanos e desenvolvimento. 

João Carlos Jarochinski

Doutor em Relações Internacionais. Diretor do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello nesta mesma Universidade. Atua internacionalmente como consultor em temas relacionados a migração e ao refúgio, e é especialista na migração venezuelana no estado de Roraima. 

Availadores

Tamar Finzi

Pesquisadora adjunta da área de saúde, economia e sociedade do Centro de Estudos de Estado e Sociedade (CEDES), desde 2017. Desde 2021 atua como pesquisadora da área de gênero do Centro de pesquisa da FUNDAR. Mestra em Gestão Pública, Universidade Autónoma de Barcelona-Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. Licenciada em Sociologia com título de honra, Faculdade de Ciências Sociais, Universidade de Buenos Aires.

Natalia Gualdoni


Especialista em gestão e avaliação de políticas sociais. Licenciada em Trabalho Social pela Universidad Nacional de Luján e Mestra em Desenho e Gestão de Políticas e Programas Sociais pela FLACSO.


Mariano Nino


Acessor legislativo na cidade de Buenos Aires. Licenciado en Sociologia na Universidad de Buenos Aires e Mestre em Políticas e Administração Pública pela London School of Economics, London University, Reino Unido.