FAB LAB é a abreviação de Fabrication Laboratory que significa “laboratório de fabricação”. O conceito valoriza a transformação de ideias em concepções sólidas. O espaço visa reunir pessoas para realizar projetos de fabricação digital de forma colaborativa.
O Fab Lab tem em sua concepção a missão de viabilizar projetos criativos e inovadores propostos pelos alunos da universidade e comunidade em geral. É interessante observar que o conceito de mão na massa que a cultura maker traz consigo, desenvolve habilidades e competências que dificilmente seriam ativadas numa sala de aula ou em um ambiente tradicional. Assim sendo, o Fab Lab pode ser visto como uma extensão da sala de aula tradicional. Ainda, o Fab Lab possui como valores importantes o compartilhamento de ideias e o desenvolvimento de projetos “mão na massa” por qualquer pessoa.
A dimensão “rede” está inscrita na essência do Fab Lab por diversos motivos. Primeiramente, os Fab Labs seguem a internet e, como tal, são ótimas plataformas de inovação colaborativa. Em segundo lugar, facilitam sobremaneira a abertura, a conexão entre pessoas e organizações, as trocas e o compartilhamento entre os membros que o utilizam. Além disso, o kit padrão de máquinas comum aos diferentes Fab Labs permite replicar processos desenvolvidos em qualquer laboratório, independentemente de sua localização. Esta singularidade tecnológica permite e facilita o compartilhamento do conhecimento e do saber. Vale ressaltar que essas trocas não são dirigidas unicamente sobre um eixo global norte-sul, apresentando múltiplos vetores horizontais. A rede desenvolveu uma comunidade mundial alimentada pelas especificidades culturais, técnicas, econômicas e sociais.
Neste sentido, os FabLabs devem responder a algumas questões:
Ser vetor de empoderamento, de implementação de capacidade, ser um organismo ativo;
Voltar à aprendizagem da prática da tecnologia (o fazer) na criação de protótipos, permitindo espaço para o erro de forma incremental, e no privilégio das abordagens colaborativas e transdisciplinares;
Responder aos problemas e questões locais, em particular nos países em desenvolvimento, se apoiando na rede internacional;
Valorizar e pôr em prática a inovação ascendente (bottom-up);
Ajudar a incubar empresas para facilitação de processos.
Horário de Atendimento: 8h – 17h, segunda a sexta
Universidade de Passo Fundo Campus I | BR 285, Km 292 | Centro de Convivência
Bairro São José CEP 99052-900
E-mail: fablab.upf@amadomaker.com.br
WhatsApp: (19) 997124298
Redes sociais: @fablab.upf