Recursos Tecnológicos

Olá, aqui você aprenderá um pouquinho sobre realidade virtual e ficará por dentro de algumas práticas que auxiliarão no uso dessa ferramenta em sala de aula.

CARACTERÍSTICAS DA REALIDADE VIRTUAL

Os estudos na Disciplina Tecnologias Educacional, ministrada pelo prof Dr. José Roberto, trouxeram muitos conhecimentos acerca do mundo das tecnologias. Um dos conhecimentos se trata da Realidade Virtual (RV) que surge após a Segunda Guerra Mundial, para o desenvolvimento da indústria de simuladores de vôo, utilizados pelos pilotos da força aérea dos Estados Unidos.

Segundo Fialho (2018) é um conceito que está presente na área da computação e se constitui pela criação de um ambiente virtual no qual se pode interagir como se pudéssemos estar vivendo uma realidade, só que é virtual.

O principal objetivo desse mecanismo é oferecer para as pessoas uma impressão maximizada de uma outra realidade, através do uso da tecnologia.

Oliveira (2009) diz que Realidade Virtual é uma área do conhecimento que vem dando, aos usuários, melhores condições de interação com aplicações computacionais, propiciando a eles interações naturais e potencialização de suas capacidades. Para que essas interações aconteçam muitos recursos são utilizados, envolvendo hardware, software, redes, tecnologias especiais e etc.

Sabemos que a cada dia as tecnologias tem se desenvolvido e mudado significativamente no mundo inteiro. Isso acontece devido a velocidade com que são desenvolvidos os equipamentos tecnológicos utilizados.

Com essa evolução da ciência da computação isso também propiciou uma evolução da RV e a cada dia está mais presente em todos as áreas da sociedade, como por exemplo na educação. Onde ela pode ser utilizada como recurso de interação dos estudantes com os conhecimentos de sala de aula, utilizando instrumentos de navegação que propiciem a imersão dos estudantes em um ambiente facilitador do ensino, como por exemplo ao estudarem o corpo humano, por meio da Realidade Virtual que pode criar uma experiência onde os alunos podem navegar fazendo uma viagem como se estivessem dentro do corpo humano.

Assim a RV pode contribuir efetivamente para os processos de ensino e de aprendizagem podendo reproduzir várias situações da realidade, criando assim uma experiência em ambientes virtuais. (FIALHO, 2018).


PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA

Educação infantil

Nacidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, a professora Nicole de Cássia Mesquita Teixeira, em seu trabalho de conclusão de curso em mídias na educação, desenvolveu uma pesquisa relacionada ao uso dos jogos digitais como ferramenta para o ensino de língua inglesa nas turmas de Pré-I e Pré-II (crianças entre 5 e 6 anos) na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil Capivari utilizando como subsídio a realidade virtual.

Para realizar tal experiência, a pesquisadora com auxílio da professora titular da turma levou os alunos ao laboratório de informática e promoveram a experiência imersiva aos alunos através do jogo em 3d Aquarium Live Wallpaper e utilização dos óculos de realidade virtual - o BOBO VR Z4.

O jogo promovia uma viagem no fundo mar e enquanto os alunos mergulhavam na aventura a professora realizava uma série de perguntas relacionadas as cores dos seres aquáticos que as crianças viam no intuito de obter as respostas em inglês.

Essa iniciativa desenvolvida em sala de aula demonstrou-se satisfatória, pois despertou maior interesse e curiosidade nos alunos em relação o conteúdo aplicado, promoveu uma aprendizagem divertida e desprendida das técnicas tradicionais.


Ensino fundamental

No curso de licenciatura em física no campus Picos na cidade do Piauí, em seu trabalho de conclusão do curso sobre o uso de aplicativos de realidade virtual como proposta pedagógica para o ensino de astronomia no 9• ano Do ensino fundamental. Autora Érica Romão da Silva Lima manifesta o interesse em mostrar os benefícios da utilização de propostas didáticas de de aplicativos de realidade virtual no ensino da física, levando em consideração a falta de laboratórios de física e também para arrancar-se da famosa educação tradicional onde o professor é o detentor do conhecimento e os alunos são apenas receptores, que decoram e memorizam.

Trazendo a necessidade das escolas fazerem a utilização de Tic’s Para maior aprendizado e aperfeiçoamento de seus alunos, elevando-os a um patamar mais alto de conhecimento e as formas que os conhecimentos são transmitidos. Nesse sentido a autora aborda 2 aplicativos que são de fácil acesso e uso, um deles é o solar system scope, Que contém várias visualizações celeste e permite que o aluno experimente muitos cenários espaciais podendo ser utilizado com cardboard ou sem, cardboard é um óculos usado na realidade virtual.o outro aplicativo é o carlsen weltraum vr Que é usado exclusivamente com óculos de realidade virtual.

Transformando a aula em um ambiente mais interativo relacionando a teoria com a prática, sendo assim , tornando mais fácil o ensino do professor e a assimilação do conteúdo por parte do aluno , além de trabalhar com uma realidade desses alunos que é a internet.



REFEÊNCIAS

BELLI, Mauro José et al. Aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e de realidade virtual para a construção de um ambiente virtual para a alfabetização infantil. 1999.

RESENDE, Bruno; DOS SANTOS, Márcio Gabriel. Virtualizaçao e educaçao: Desafios além da realidade. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019.

LIMA, Érica Romão da Silva et al. O uso de aplicativos de realidade virtual como proposta pedagógica para o ensino de astronomia no 9° ano do ensino fundamental. 2021.

http://bia.ifpi.edu.br:8080/jspui/handle/123456789/996