Experiências No Ensino Fundamental

O livro didático no ensino fundamental tem um papel importante, é mais do que uma simples ferramenta, o livro didático é um importante parceiro do professor na hora de ensinar e do aluno na hora de aprender.

É preciso que o professor escolha, revise, adéque o livro para cada aluno, turma, escola. Pois existem realidades espaciais diversos.

Através dele o professor pode fazer um estudo dirigido, guiando e tirando dúvidas de seus alunos e ao mesmo tempo dando a aprendizagem necessária para a aquisição de conhecimentos e competências, e deve ser acompanhada pela educação do caráter, a abertura cultural e o despertar da responsabilidade social.


É importante que o professor planeje sua utilização, para que ele não engesse seu plano de aula ou retire sua autonomia enquanto educador, mas que sirva de ferramenta para suportar suas práticas pedagógicas.

Em discursão sobre as experiências o artigo "O Livro Didático e a Prática Docente: Verificando a Aprendizagem Significativa no 4° Ano do Ensino Fundamental" (Silva; Fernandes; Garcia. 2016) traz relatos do uso dessa ferramenta dentro da sala de aula, pontuando As observações foram realizadas na turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, no turno vespertino, da escola municipal localizada na cidade de Acari. A turma, composta por 15 alunos entre 9-11 anos de idade, juntamente com o professor relatou na primeira aproximação que enfrentavam uma dificuldade com o livro didático que, devido a uma infiltração na sala de aula os livros foram danificados e, por isso, não os utilizavam com frequência pois o número de exemplares era insuficiente. Mesmo com o relato dos sujeitos a pesquisa não foi prejudicada, e mesmo com dificuldades o docente utilizou o livro didático em uma de suas aulas, onde por meio da observação foi constatada a aprendizagem significativa com a utilização do livro em sala.

No questionário aplicado para o professor ele enfatiza a discrepância entre os conhecimentos veiculados no livro e diz: “Os livros didáticos distribuídos para as escolas públicas trazem os conhecimentos uniformizados, ou seja, padronizados e quase sempre com conteúdos trabalhados na região sudeste do país, desrespeitando as demais regiões do país. ”

Na construção da aprendizagem significativa o professor considerou o livro de grande importância, mas relatou que “ para os alunos assimilar os conhecimentos contidos no livro é imprescindível a atuação eficiente do professor ao utilizar o livro”.