Características
Com o passar do tempo, a tecnologia de telefonia celular evoluiu de maneira extraordinária em comparação aos primeiros celulares fabricados, tendo em vista que hoje em dia, existem os mais variados modelos com funções e características que se diversificam para atingir o objetivo de uso do que o proprietário do aparelho deseja. E mesmo com vários tipos de modelos, existem características básicas dos aparelhos celulares, tais como:
Tela;
Câmeras (traseira e frontal);
Bateria;
Memória de armazenamento interno;
Memória RAM;
Capacidade de realizar ligações telefônicas;
Agenda de contatos;
Capacidade de conexão com a internet;
Aplicativos com diversificadas funções;
Etc.
Vantagens e Desvantagens
O celular é um aparelho que, definitivamente, veio para facilitar (se utilizado corretamente) a vida das pessoas. A tecnologia dos celulres é aprimorada constantemente, contudo estes aparelhos apresentam tanto vantagens como também desvantagens de seu consumo.
Vantagens do uso do celular
Conexão com a internet e acesso às redes: os telefones celulares mais modernos possuem conectividade com a internet, o que facilita a vida dos estudantes e trabalhadores, pois com eles é possível fazer pesquisas, enviar trabalhos, e-mails, contato com os colegas e professores por meio das redes sociais, o envio de fotos, vídeos ou planilhas.
Junção de aplicativos: os celulares atualmente possuem vários aplicativos e ferramentas que auxiliam no dia a dia, como exemplos, os celulares podem ter calculadora, relógio, câmera, acesso às redes sociais, notícias, rádio, diversos aplicativos, como editores de texto, editores de vídeos, jogos, entrega de comida, compras on-line, transporte, relacionamento e muitos outros que trouxeram praticidade às pessoas. Na educação, o celular pode ser utilizado na realização de pesquisas, elaboração de trabalhos, isto é, como facilitador do processo de ensino e da aprendizagem.
Desvantagens do uso do celular
Escravidão tecnológica: com a facilidade de conexão entre as pessoas por meio virtual e pelo uso das redes, as pessoas acabam às vezes não conseguindo se desvincular do aparelho, e não conseguindo fazer a separação de momentos que ele de fato é necessário e quando não é, e por vezes acabam afastando-se das pessoas que estão ao seu redor, o uso excessivo do aparelho pode acabar gerando dependência.
Problemas psicológicos: outra complicação que se pode ter com o uso imoderado do celular são problemas psicológicos, pois pode acontecer da pessoa ficar dependente do mundo virtual que acaba ficando refém de tudo relacionado com essa realidade digital, isso pode ter por consequência a dependência do aparelho, e causar depressão ou ansiedade.
O uso do celular, no processo educativo pode ser um fator de dispersão do aluno devido os tantos atrativos disponibilizados e acessíveis, como por exemplo: redes sociais, aplicativos de conversas etc., ou seja, senão utilizado de modo consciente será danoso e prejudicial ao processo educacional dos alunos.
Experiências do uso do celular na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
O uso da tecnologia na Educação Infantil e no Ensino Fundamental:
1. Contribui para o desenvolvimento integral da criança
Durante o seu processo de formação, a criança é desenvolvida em múltiplas dimensões, como a física, psicológica, intelectual e social (LDB). O uso dos meios e objetos digitais na Educação Infantil deve considerar o impacto das novas tecnologias em cada uma dessas dimensões.
Nesta etapa de ensino, o professor pode utilizar a tecnologia como forma de desenvolver a linguagem e a psicomotricidade, além de estimular o pensamento lógico, crítico e criativo da criança. Mais tarde, nas etapas seguintes, esse contato inicial vai permitir ao aluno que utilize os meios digitais no seu dia a dia de maneira consciente e intencional, refletindo criticamente sobre esse uso.
2. Gera uma aprendizagem mais significativa
A crescente aplicação da tecnologia na Educação Infantil tem promovido contextos de aprendizagem mais significativos para os alunos das novas gerações. No processo de ensino e aprendizagem, é essencial utilizar símbolos e elementos que conversam com a realidade pessoal das crianças e fazem parte do seu dia a dia.
A inserção da tecnologia na prática pedagógica possibilita, inclusive, a implementação de metodologias ativas de ensino, as quais colocam o aluno como protagonista e estimulam a autonomia em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.
3. Desperta o interesse e a curiosidade dos alunos
Desenvolver uma aprendizagem significativa por meio das novas tecnologias ainda pode trazer outros benefícios no contexto da Educação Infantil. Uma das principais vantagens relatadas pelos professores nesta etapa de ensino é o aumento do interesse e da curiosidade dos alunos em relação às práticas propostas em sala de aula.
Por utilizarem uma linguagem próxima do dia a dia das crianças, jogos, vídeos, animações e outras linguagens digitais podem contribuir muito para melhorar o nível de engajamento dos alunos.
Não é à toa que os elementos tecnológicos e lúdicos têm sido utilizados para estimular a interação e o engajamento dos alunos até mesmo nas etapas de ensino mais avançadas: um fenômeno conhecido como gamificação.
4. A Tecnologia na Educação Infantil aproxima o professor da realidade dos alunos
Outro benefício que pode ser destacado no uso da tecnologia na Educação Infantil é a aproximação do professor da realidade dos alunos. Apesar de a maior parte dos professores que atuam hoje nas salas de aula terem vivenciado grandes saltos tecnológicos durante o seu desenvolvimento pessoal e profissional, os alunos que estão hoje na Educação Infantil nasceram em um contexto completamente imerso na tecnologia. Ou seja, a experiência de alunos e professores em relação à tecnologia é diferente.
Especialmente nesta etapa de ensino, o professor é uma figura muito presente e importante para o desenvolvimento do aluno. A aplicação das novas tecnologias pode estreitar ainda mais os laços afetivos e, consequentemente, a efetividade das trocas pedagógicas entre aluno e professor.
Referências
BRAGANÇA, Túlio P. Vantagens e desvantagens de ter um celular. eHow, 2021. Disponível em: <https://www.ehow.com.br/vantagens-desvantagens-ter-celular-info_175787/>. Acesso em: 28 dez 2021.
MORI, Cássio. Uso do celular em sala de aula: sim, não ou como?. Emme Educação e Marketing, 2020. Disponível em <https://www.escoladematriculas.com.br/post/uso-do-celular-em-sala-de-aula-sim-n%C3%A3o-ou-como>. Acesso em: 29 dez 2021.
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 4 benefícios que você não conhecia. Sae Digital, 2020. Disponível em: <https://sae.digital/tecnologia-na-educacao-infantil-4-beneficios-que-voce-nao-conhecia/>. Acesso em: 30 dez 2021.
TRINDADE, César. 8 características essenciais de um celular básico. Tim, 2020. Disponível em:<https://maistim.com.br/blog/celular-basico/>. Acesso em: 28 dez 2021.