300 ANOS DE MINEIRIDADE:
OS SONHOS NÃO
ENVELHECEM
"SOU DO MUNDO, SOU MINAS GERAIS"
"SOU DO MUNDO, SOU MINAS GERAIS"
RELIGIOSIDADE MINEIRA
EMBARQUE NESSA VIAGEM!
(PASSE O MOUSE SOBRE A IMAGEM)
Capela de Santo Antônio, Mariana
A primeira capela de Minas foi construída em 1701, em devoção a Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, por Salvador Fernandes Furtado, fundador da cidade. Sua representatividade é enorme para a história da cidade e do estado porque neste local foi celebrada a primeira missa, em 16 de julho de 1696. Por volta de 1841 a capela foi entregue à irmandade de Santo Antônio, quando recebeu o nome de Capela de Santo Antônio. A sua aparência atual é do final do século XIX.
Passeio por Mariana
RELIGIOSIDADE
BARROCO MINEIRO
Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características próprias. A arquitetura, a pintura, a escultura sacra e a música tiveram grande destaque, evocando a religião em cada detalhe.
Um dos um dos monumentos mais significativos do barroco mineiro é a Igreja de São Francisco de Assis. É uma das mais importantes criações de Aleijadinho, considerado o maior representante do barroco mineiro. A pintura do teto da nave é de Mestre Ataíde, o maior nome da pintura colonial brasileira.
O Santuário começou a ser construído na segunda metade do século XVIII. O conjunto edificado consiste em uma igreja, adro murado e escadaria externa decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão esculpidas por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Na ladeira estão seis capelas em alvenaria que abrigam 66 esculturas de madeira policromada em tamanho natural, que representam os Passos da Paixão de Cristo, que compõem um dos mais completos grupos escultóricos de imagens sacras no mundo.
É sem dúvida, uma das obras-primas de Aleijadinho, que deixou para a Humanidade um legado de grande expressão e originalidade e faz com que seja o maior conjunto da arte barroca mundial.
CATOLICISMO MINEIRO
Santuário Nossa Senhora da Boa Viagem, Belo Horizonte
Em 1709 teve início sua história quando o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa para se estabelecer na região, local onde hoje se encontra a cidade de Belo Horizonte. Com ele veio uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o protegeu na sua viagem pelo Atlântico. Para homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau a pique, que recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem. O conjunto arquitetônico atual, em estilo neogótico, foi inaugurada em 1923, data em que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado.
(PASSE O MOUSE SOBRE A IMAGEM)
CLUBE DA ESQUINA
Em 1963, Milton Nascimento se mudou para Belo Horizonte, onde vivia Lô Borges. Nessa época, Milton já era amigo de Márcio e Marilton Borges, o irmão de Lô Borges, que era também muito amigo de Wagner Tiso. Os amigos passaram a se encontrar nas esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no tradicional bairro Santa Tereza. O nome para o grupo surgiu por acaso, após um amigo convidar os músicos para se divertirem em um clube frequentado pela alta sociedade. Então, um deles respondeu: “Nosso clube é aqui, na esquina!”. A obra de Milton e de seus parceiros “tem um movimento circular inesgotável, de Minas para o mundo, e vice-versa, é uma raiz mineira nacionalizada e universalizada” e que fica muito evidente no verso “Sou do mundo, sou Minas Gerais” da música Para Lennon e McCartney.
(PASSE O MOUSE SOBRE A IMAGEM)
DESEMBARQUE