1. A rega adequada dos cactus deve acontecer de 7 em 7 dias no verão e a cada duas semanas durante o inverno. Nesse processo, o seu melhor medidor será o seu dedo. Sinta se a terra do vaso está úmida ou se ela precisa de água com mais frequência.
2. Preste atenção no tamanho e no porte da sua planta. Para um mini-cacto, uma pequena colher de chá de água é suficiente. Se o cacto for maior, teste 2 ou 3 medidas da colher de chá. Lembre-se de regar somente a terra, e não a planta inteira.
3. Escolha um vaso com um bom sistema de drenagem para que a água em excesso escorra. Se a água se acumular no recipiente, é provável que a raiz da sua planta apodreça. Outra dica é cobrir o vaso com uma camada de pedrinhas. Isso ajuda que a terra mantenha a umidade apropriada. Mas cuidado, o ideal é que sejam pedrinhas naturais ou até mesmo cascas de madeira. As pedrinhas brancas de mármore são lindas, mas liberam uma propriedade química que pode envenenar sua planta. Lembre-se sempre de limpar os musgos e as ervas daninhas do recipiente.
4. Não é preciso muito, apenas deixar o seu cacto em um ambiente em que ele possa receber ar fresco e iluminação solar a vontade. Se você não possuir uma área externa, prefira deixar os cactus próximos a alguma janela. Mas cuidado com a chuva, senão eles vão acabar sofrendo com o excesso de água.
5. Nem só de água vive o ser vivo. Alimente suas plantas preparando adubos para a terra, já que elas precisam renovar o seu material orgânico. Você pode adicionar o adubo mensalmente à terra.