Brasil: uma biografia
Autoras: Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling
Editora: Companhia das letras
O livro se propõe como um manual de História do Brasil e faz uma ótima síntese para os pré-vestibulandos. Um dos pontos fortes está nas referências. Existem muitas indicações de estudos que desenvolvem e aprofundam os temas tratados pelas autoras.
História Antiga
Autor: Norberto Luiz Guarinello
Editora: Contexto
Escrito por uma das maiores autoridades no assunto, o livro debate temas caros à historiografia e expõe, com uma linguagem acessível, o difícil e amplo tema da História Antiga. O foco está centralizado na Grécia e em Roma e, com certeza, ajudará os pré-vestibulandos na preparação para as provas mais exigentes.
Carta sobre a felicidade (a Meneceu)
Autor: Epicuro
Editora: Unesp
Esse é um texto curtinho que foi escrito alguns séculos antes de Cristo. Epicuro, um dos filósofos do chamado período Helenístico, nos agracia com uma linda reflexão sobre a felicidade. Leia-o com o lápis na mão, com certeza você vai querer grifar algumas frases.
História dos Estados Unidos
Organizador: Leandro Karnal
Editora: Contexto
Trata-se de uma das melhores sínteses da História dos Estados Unidos. Um dos pontos altos do livro é o capítulo escrito por Luiz Estevam Fernandes e Marcus Vinícius de Morais tratando do século XIX, destacando a Guerra Civil (1861-1865) e a Reconstrução (1865-1877). Esse momento histórico é fundamental para a compreensão do que é o país hoje.
Sete lições sobre as interpretações do Brasil
Autor: Bernardo Ricupero
Editora: Alameda
O livro apresenta de maneira introdutória alguns traços do pensamento de Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr., Raymundo Faoro e Florestan Fernandes. Se são seis autores, por que o título menciona sete lições? Para descobrir, aventure-se nessa verdadeira iniciação aos clássicos do pensamento sociológico brasileiro.
História do Brasil República
Autor: Marcos Napolitano
Editora: Contexto
Leitura obrigatória para quem quer começar a compreender o Brasil República. O autor abrange do contexto da queda da monarquia, no século XIX, até o final da chamada Era Vargas, em 1945. Percorrendo os problemas e as contradições que fizeram parte do processo de construção do país, esse livro é uma síntese muito precisa que apresenta, inclusive, parte do debate historiográfico sobre os principais temas.
O grande irmão
Autor: Carlos Fico
Editora: Civilização Brasileira
Carlos Fico analisa, com o auxílio de um amplo aparato documental, as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos na conjuntura do golpe de 1964. O título faz referência à Operação Brother Sam, que surgiu para articular uma possível intervenção militar norte-americana em apoio à tomada do poder. Leitura densa para os amantes de História.
Grande sertão: veredas
Autor: Guimarães Rosa
Editora: Companhia das Letras
Um obra prima de Guimarães Rosa. Só leia.
A Idade Média: o nascimento do Ocidente
Autor: Hilário Franco Júnior
Editora: Brasiliense
Franco Júnior foge das interpretações tradicionais e organiza o livro a partir de capítulos temáticos. Percorrendo as diversas faces da História Medieval, os temas tratados evidenciam as múltiplas abordagens a partir das quais o período pode ser compreendido. Ao final, o autor no ajuda trazendo uma proposta de leitura cronológica.
A Revolução Francesa explicada à minha neta
Autor: Michel Vovelle
Editora: Unesp
O livro é escrito como um diálogo entre um dos principais conhecedores da História da Revolução Francesa, o próprio autor, e sua jovem neta. Com uma linguagem que se distancia do cânon acadêmico, Vovelle apresenta de maneira simples um breve panorama que vai dos antecedentes da queda da Bastilha de 1789 ao governo de Bonaparte, já o início do século XIX.
História social do jazz
Autor: Eric Hobsbawm
Editora: Paz & Terra
Escrito por um dos historiadores de maior destaque no século XX, o livro desdobra as origens sociais do estilo musical que remete aos Estados Unidos do final do século XIX. Interessa não só aos amantes de História, mas aos que gostam de música ou para quem quer compreender as produções e resistências culturais da população negra naquele país.
Condição pós-moderna
Autor: David Harvey
Editora: Loyola
David Harvey faz uma importante análise sobre a formação do mundo contemporâneo abarcando dimensões econômicas, sociais e culturais. Nesse livro, existe uma interessante reflexão sobre a noção de tempo construída a partir da modernidade. Não é uma leitura fácil, mas vale cada página.
História das guerras
Organizador: Demétrio Magnoli
Editora: Contexto
Para quem gosta do tema, o livro seleciona importantes guerras ocorridas ao longo da História ocidental e, por meio de uma linguagem acessível, conduz o leitor para detalhes sobre armamentos, estratégias e a geopolítica por traz dos conflitos.
As Revoluções Russas e o socialismo soviético
Autor: Daniel Aarão Reis Filho
Editora: Unesp
Longe de ser um tema simples, o autor consegue emoldurar o contexto que deu início e analisar os desdobramentos da Revolução de 1917 sem cair em generalizações apressadas ou interpretações românticas. Com a precisão conceitual que o leitor mais atento merece, o livro serve como uma excelente introdução acerca do que é chamado de "socialismo real".
A política da escravidão no Império do Brasil
Autor: Tâmis Peixoto Parron
Editora: Civilização brasileira
A obra partiu da pesquisa de pós-graduação de Tâmis Peixoto Parron. Sua análise investiga um dos temas inquietantes sobre a formação do Brasil oitocentista: a política da escravidão era sustentada a partir de referenciais liberais. O estudo enfoca a Segunda Escravidão e demonstra as articulações que tinham o objetivo de posicionar economicamente o país no mercado mundial.
História moderna
Autor: Paulo Miceli
Editora: Contexto
Livro para quem busca um panorama sobre os principais temas de História moderna em uma linguagem acessível. Sem perder o rigor conceitual, Miceli articula um texto capaz de fornecer um repertório que certamente ajudará os pré-vestibulandos a enfrentar de maneira mais segura as questões das provas mais exigentes.
Pedagogia da autonomia
Autor: Paulo Freire
Editora: Paz & Terra
Para os colegas que estão seguindo na docência, esse é um livro que ajudará a pensar sobre a prática pedagógica. Paulo Freire é um dos autores mais citados no mundo e escreve de forma clara. Nesse livro, existem uma série de reflexões que partem da própria experiência do autor, apontando caminhos e provocações fundamentais para o desenvolvimento da atuação profissional dos professores.
Cantando a própria história
Autor: Ivan Vilela
Editora: EDUSP
O livro parte da pesquisa de pós-graduação do autor. Trata-se de uma obra de referência para compreender a cultura caipira através da música. Procure por Ivan Vilela no Youtube. Além de um grande intelectual e teórico, ele é um violeiro maravilhoso que encanta palcos pelo mundo.
O mal-estar da pós-modernidade
Autor: Zygmunt Bauman
Editora: Zahar
O título brinca com o texto O mal-estar da civilização, escrito por Freud. Nesse livro, Bauman percorre diversos temas caros às angústias modernas que compõem o mundo globalizado da nossa época. Ao longo das reflexões, o autor discute com intelectuais como Anthony Guiddens e Michel Foucault.
Napoleão: uma biografia política
Autor: Steven Englund
Editora: Zahar
Eis uma interessante biografia de uma das personagens mais emblemáticas da História da França. Percorrendo do período da educação básica até a ascensão e morte do general corso, o autor dá ênfase à formação política, ajudando a compreender a figura muitas vezes contraditória de Napoleão Bonaparte.