A avaliação neuropsicologica é avaliação em que farei a aplicação de alguns testes, instrumentos e atividades para avaliar a inteligência, memória, atenção, controle inibitorio, flexibilidade cognitiva, comportamento, aspectos afetivos, linguagem, aprendizagem e rendimento escolar. Esse tipo de avaliação tem como objetivo saber quais os recursos e as dificuldades que a criança/adolescente possui. A partir disso, é possível realizar um trabalho de intervenção para desenvolver as habilidades onde há dificuldade e estimular os recursos (coisas que a criança faz bem). Além disso, também permite o diagnóstico dos transtornos de aprendizagem e do neurodesenvolvimento (autismo, tdah, dislexia, etc).
Ela se dá em 10 a 12 de sessões de 50 minutos. Quando a criança consegue ficar por mais tempo do que isso, fazemos duas sessões seguidas. A primeira sessão é a anamnese com os responsáveis e a última é a devolutiva, onde vou entregar o laudo e explicar os resultados para os responsáveis. Gosto de fazer uma devolutiva com a criança também. Além disso, converso com a escola e envio alguns questionários, para coletar informações sobre o comportamento e aprendizagem da criança.
A psicopedagogia possui como foco os processos de aprendizagem e as relações que o sujeito estabelece com ela. Nesse sentido, atua nas queixas de dificuldade escolar, dificuldade nas habilidades sociais, presença de vínculo negativo com a aprendizagem e nos transtornos do neurodesenvolvimento. O início do atendimento psicopedagógico se dá com a realização de uma entrevista com os responsáveis, a fim de se compreender as dificuldades que a criança ou adolescente, família e escola estão enfrentando. Em seguida, inicia-se o processo de avaliação com o objetivo de identificar as causas da dificuldade escolar, sejam elas relacionadas ao contexto social, escolar e/ou à aspectos cognitivos e emocionais do sujeito. Após a avaliação, a intervenção é iniciada com o objetivo de se ampliar os recursos que o paciente possui e de se desenvolver as habilidades onde há dificuldade. Essas dificuldades podem aparecer, por exemplo, na leitura, escrita, matemática, memória, controle inibitório, planejamento, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, entre outros. O trabalho é realizado através de brincadeiras, atividades lúdicas e do interesse da criança ou adolescente. Durante todo o acompanhamento, são realizadas orientações com a família e com a escola.
A psicoterapia infantojuvenil é uma modalidade de atendimento presencial na abordagem teórica da Análise do Comportamento. Na primeira sessão, converso com os pais para entender as necessidades e dificuldades que a família, criança e a escola estão enfrentando. Nas sessões seguintes, inicio com a criança. Os encontros com ela são permeados por brincadeiras, atividades lúdicas e do interesse da criança. Os objetivos variam conforme as demandas trazidas, mas geralmente, são trabalhadas habilidades sociais, autoconhecimento, regulação emocional, entre outros. Nesta modalidade de atendimento, realizo a orientação com os pais e com a escola, para que possamos trabalhar em parceria.
A psicoterapia com adolescentes e adultos pode acontecer de forma on-line ou presencial na abordagem teórica da Análise do Comportamento. As sessões ocorrem 1x por semana e têm duração de 50 minutos. Ela se propõe a ser um espaço seguro para que o paciente possa se expressar livremente, promove o autoconhecimento, mudança de comportamento e melhoria na qualidade de vida.