O DAC

O projeto de pesquisa desenvolveu-se em forma de DAC, iniciando-se com uma atividade que integra a visita guiada à exposição sobre o património escolar, orientada pela Dra. Carla Martins, seguindo-se a atividade de pesquisa.

Após uma receção pela Dra. Tânia Camilo, os alunos foram convidados a visitar o Museu Municipal onde está uma exposição de objetos do arquivo da Câmara Municipal – livros escolares, sólidos geométricos, carimbos, um globo antigo, mapas, balanças, medidas de líquidos e de sólidos e até uma balança - organizada especialmente para esta atividade, a qual é apresentada aos alunos pela Dra. Carla Martins.


Alunos em visita à exposição no Museu Municipal


Visita à exposição no Museu Municipal


Na exposição permanente patente no museu podemos ver exposta uma fotografia antiga do início do século XX, na qual ainda consta um edifício particular onde funcionava a escola das raparigas. Este edifício já não existe atualmente, mas através desta fotografia ficamos a saber que antes de haver edifícios escolares públicos construídos de raiz, a escola pública funcionava em edifícios privados, o que nos leva à atividade de investigação da informação patente nos documentos oficiais do arquivo da autarquia referente à construção das escolas públicos do concelho do Cadaval. Uma tarefa que constitui um momento de contacto com os textos de documentos autênticos - Cartas particulares, ofícios e outros documentos institucionais - que servem de base para se traçar o panorama da odisseia da construção, preservação e utilização dos edifícios escolares.


As fotorreportagens deste projeto são feitas pela turma do curso profissional de comunicação multimédia

Para além de pesquisas de documentos e objetos, o projeto envolve a recolha de informação pelo método de entrevistas que vão ser realizadas a antigos alunos e professores - Testemunhos vivos. E, os alunos do clube da Rádio Escola Azul vêm dar apoio nas entrevistas.

Esta, em especial, foi realizada pelo Tomás ao professor Gustavo Saramago, mentor e responsável por um projeto de karting na escola, projeto que foi desenvolvido na década de 90 na então Escola Básica e Secundária de Montejunto e do qual ainda existem alguns carrinhos de karting e muitas boas memórias.