FOTOS: BE Dolores Abreu, ESO
FOTOS: BE Dolores Abreu, ESO
O encontro foi super engraçado! E é por causa dessa alegria que nos foi transmitida que esse momento vai ficar guardado no nosso coração. É lindo ver que a autora deixa explícito que o seu sucesso não seria alcançado se não houvesse pessoas incríveis ao seu lado. O seu trabalho é fantástico! Foi uma verdadeira honra estar presente nesse dia. Deixo toda a minha gratidão pela sua dedicação em fazer um trabalho bem feito, de muita qualidade e pelo seu empenho! Obrigada!!!
Evellen Sousa, 9.º H
Nesta quarta-feira, tivemos o privilégio de nos encontrarmos com a autora Ana Luísa Pais. A autora exalava uma energia incrível e positiva. O encontro foi um sucesso! Permitiu-me ter a resposta para várias perguntas, não só sobre as personagens como também acerca de assuntos do quotidiano de uma adolescente. Agradeço, portanto, à autora e à escola, que possibilitaram este encontro.
Eloisa Barros, 8.º H
Tudo começou quando a professora de Português me emprestou o livro Eu e as Babes. Fui lendo o livro até à página 82, preparei sete perguntas, das quais consegui fazer cinco. No encontro, a autora contou-nos coisas que nunca vou esquecer. Pedi um autógrafo e até consegui ir à segunda sessão. Gostei muito!
Ricardo Balde, 8.º H
Sessão de leitura e escrita criativa
26 de abril de 2023
O nosso agradecimento muito especial às alunas das turmas 7.º G, 7.º H, 8.º F e 11.º CPSI, bem como às professoras Isabel Mata, Maria João Pereira e Paula Campos, que nos acompanharam neste desafio.
Aqui ficam excertos dos textos produzidos.
Boa leitura!
Equipa do CleAC e Projeto ESCOLA a LER+MOTE:
"Exercício espiritual", de Mário Cesariny
«É preciso dizer flores, em vez de dizer tempestade.»
«É preciso dizer Anjo, em vez de dizer branco.»
«É preciso dizer aproveitar, em vez de dizer 'olha as horas'.»
É preciso dizer amor, em vez de dizer para sempre.»
É preciso dizer alegria, em vez de dizer manhã.»
É preciso dizer companhia, em vez de dizer abandono.»
Textos produzidos pelas alunas e docentes presentes na sessão.
MOTE:
Imagina que te é oferecido um anel mágico que te permite conseguir tudo o que desejas.
O que pedirias? Como seria a tua vida?
Com muita criatividade à solta, o anel dos desejos começou a cintilar.
«E sim, o anel conseguiu fazer o que eu queria, o que eu pensava que só podia ser um sonho! A minha vida e a de todas as pessoas mudou: o dia a dia é completamente diferente […]»
«O desejo […] realizou-se mesmo e adivinhem… pedir este desejo foi a pior decisão da minha vida!»
«Um anel dos desejos
me ofereceram.
Bastava pedir
e ele me dava.
Pedi […]
Mas… nada mudava!»
«Naquele instante, os meus olhos brilharam de espanto, ao analisar um anel simples, mas com uma pedra de luz. A responsabilidade era enorme… tinha em mãos um bem precioso, que deveria ser utilizado com inteligência e com o coração.»
Textos produzidos pelas alunas e docentes presentes na sessão.
Encontro de Leituras - dezembro de 2023
Despedimo-nos de mais um ano em boa companhia... com alunos das turmas 8.º H, 12.º A, 12.º B, PLNM e TMAI.
O Clube G.A.T.O. também se juntou aos nossos leitores.
É sempre um encontro de amigos!
Mês dos Afetos - fevereiro/24
A obra O pássaro da alma, de Michal Snunit, levou-nos para uma viagem de emoções.
- Atividade de parceria com docentes de Português -
A "Árvore dos Afetos" ganhou vida com a partilha dos nossos alunos e professores, inspirados nos seus "pássaros da alma".
- Atividade de parceria com o Clube G.A.T.O -
Participaram, na campanha eleitoral, os alunos:
Clarice, Iolanda, Kélsia e Nawal (7.º G)
Pedro Júnior (7.º H)
Carolina e Kiara (8.º F)
Mélanie, Saalihah e Sara (8.º H)
Carolina e Marta (8.º I)
Danya Sánchez (11.º B)
Ângela Rana (11.º C)
......................................................................................................
Aqui ficam alguns testemunhos
Homicídio perfeito, um guia para boas raparigas
de Holly Jackson
de David Walliams
de Maria Alberta Menéres
8 de março de 2023
Fomos a Votos!
Encontro com o professor e poeta Joaquim Nogueira Marques
13 de março de 2024
FOTO: BE Dolores Abreu
A Biblioteca Dolores Abreu recebeu o professor e poeta Joaquim Nogueira Marques, autor do poema "Biblioteca", que constituiu o mote para as ilustrações que alegram a nossa biblioteca.
Estiveram presentes os autores das ilustrações, da turma de Artes, atualmente 12.º D, com a docente orientadora dos seus trabalhos, professora Salomé Silvério.
Participaram, também, neste evento, os alunos da turma 11.º B, acompanhados pelo professor António Fazeres, a quem igualmente agradecemos pelo apoio na organização do mesmo.
O autor trouxe-nos muitas leituras e uma conversa inspiradora sobre o ato de escrita. Gentilmente, presenteou-nos com um poema, escrito propositadamente para este encontro com os nossos alunos.
Foi um encontro de amigos, um momento muito feliz para todos!
Gostei muito da forma como o autor transformou coisas do quotidiano em poesia apaixonante.
Raquel Pires, 12.º D
Acho que todos ficaram inspirados de maneira individual . De certeza que ficaremos à espera de mais experiências como estas.
Maria Azevedo, 12.º D
Gostei muito da sessão com o poeta Joaquim Marques. Espero que possamos ter mais sessões destas na nossa escola.
Rosa Monteiro, 12.º D
19 de março de 2024
FOTO: BE Dolores Abreu
Atividade de parceria da biblioteca escolar com o Departamento de Línguas, em celebração da "Semana das Línguas" e "Semana da Leitura" (RBE e PNL).
“Ler é viajar com a imaginação dos outros.”
Graça Moura
A autora Graça Moura veio à escola onde trabalhou durante mais de vinte anos, para conversar com os nossos alunos sobre o poder da palavra e o ato de escrita.
A autora apresentou, também, a sua mais recente obra, As Almas das Casas, escrita em co-autoria com Judite Fidalgo, e publicada pelas Edições Vieira da Silva.
Encontra-se disponível, na nossa biblioteca, um exemplar da obra, gentilmente oferecido pela autora.
20 de março de 2024
FOTO: BE Dolores Abreu
Atividade de parceria da biblioteca escolar com o Departamento de Línguas, em celebração da "Semana das Línguas" e "Semana da Leitura" (RBE e PNL).
"Os livros vieram das minhas emoções, da necessidade de criar um caminho."
Beatriz Cardoso
A jovem escritora Beatriz Cardoso depressa chegou aos corações dos nossos alunos, despertando a sua curiosidade pela arte da escrita.
Apresentou, em particular, a sua recente obra poética , Quando o Luar Não Dorme, publicado pela Cordel D’ Prata.
Beatriz falou-nos também sobre a sua experiência no mundo da dança, do teatro e da narração de histórias.