O projeto

O projeto Escola Azul pretende distinguir as escolas que trabalham o oceano e comprometê-las a participar decisivamente na formação de jovens com maior literacia do oceano. É coordenado pela Direção-Geral de Política do Mar e conta com o apoio científico e de cooperação da Ciência Viva.

Procura-se estimular as escolas a trabalhar o oceano de um modo estruturado, interdisciplinar e vertical. Este trabalho deve ter em conta, para além do contexto de sala de aula, o envolvimento da comunidade local e a participação de diversos parceiros ligados ao setor do mar.

Este projeto permite o desenvolvimento de um conjunto de competências nos alunos, tornando-os mais responsáveis e interventivos sobre questões ambientais, nomeadamente ligadas aos oceanos. Para além disso, possibilita a participação em diversas atividades ligadas ao oceano em colaboração com entidades parceiras.

Adaptado de: http://escolaazul.pt/

Desafio bienal escolhido:

O Oceano que precisamos para o futuro que queremos

Partindo do tema “O que nos vem à praia", pretende-se que o projeto possa abranger 4 eixos – biodiversidade, poluição marinha, consumo sustentável, a comunidade e o oceano – contribuindo para a compreensão da importância do oceano na nossa vida.

A nossa mascote:

“Escolhemos a foca-monge para o nosso logótipo, porque é a espécie de focas residente em território português e a sua história demonstra bem a influência que nós temos nos oceanos e nas espécies que neles habitam.(...) À nossa foca-monge chamámos Marinho, para nos lembrarmos que devemos tratar o mar com cuidado e carinho.”