Projeto Com as Ribeiras
8º ano
8º ano
EXPLORAÇÃO DO ECO-TRILHO DA RIBEIRA DA TORREGELA - PRIMAVERA
A participação no Peddy-paper criado a partir do Eco-Trilho da Ribeira da Torregela, para todos os alunos do 8º ano do agrupamento, foi a forma encontrada para conhecer esta Ribeira e a sua Biodiversidade, promover a cidadania e o convívio e usufruir deste espaço de uma forma saudável.
Conhecer e melhorar este ecossistema, com todos, continua a ser o nosso desafio.
Os alunos de 8º ano da EBCV foram desafiados, pelo CCVnE, a olhar de forma mais atenta e dedicada a ribeira próxima da escola.
Durante o mês de fevereiro e início de março cada uma das turmas, nas disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais, fez a caracterização do habitat, participou no levantamento de parâmetros físico-químicos da água e identificou macroinvertebrados, contribuindo desta forma para o conhecimento da nossa ribeira e da qualidade da sua água.
130 alunos e 19 professores, do agrupamento, foram à descoberta da Rª da Torregela, neste outono.
No âmbito do projeto Com as Ribeiras, cada turma do 8º ano do agrupamento vivenciou uma manhã de outono com a ribeira.
Esta foi convertida, pelo CCVnE André de Gouveia, num Laboratório Vivo.
Foram à descoberta da flora e da fauna e mediram alguns parâmetros físico-químicos da água, pH e temperatura, e a velocidade da corrente, entre outros desafios.
De forma integrada, revisitaram conteúdos da geografia, das ciências naturais e físico-químicas e recorreram a competências de cálculo, de motricidade e da língua materna.
Na saída de outono, os alunos responderam ao desafio do CCVnE e entregaram-se ao tempo.
"O que viste, o que escutaste, o que sentiste e como te sentiste?", foi a questão colocada. A tranquilidade, a liberdade e a paz foram os sentimentos mais referidos e pela maioria dos alunos.
"Senti a brisa do vento, senti-me livre, escutei o som das árvores e dos pássaros, senti o cheiro da natureza, senti o frio e um arrepio na pele."
"Senti uma tranquilidade imensa como nunca senti antes."
- "...senti o quente do sol e o cheiro das plantas frescas. Com isso, senti-me mais calma e relaxada, com um ar mais feliz."
"Quando fecho os olhos sinto que estou sozinha, que ninguém me consegue ver, e que estou num espaço de uma só cor, que não sei qual é."