Atividades 23/24

Viagem do Clube Europeu do AEVF

Colmar, Riquewir, Strasbourg e Parlamento Europeu, Struthof e Mont Sainte Odile


Nos dias 23, 24 e 25 de maio os alunos e as professoras do Clube Europeu deslocaram-se à Alsácia.

O primeiro objetivo era a visita guiada ao Parlamento Europeu, a qual teve lugar na manhã do dia 24.

No dia 23 visitamos Colmar e Riquewihr, duas cidades lindíssimas, de casas coloridas, onde domina a técnica de construção do enxaimel (paredes  montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas, cujos espaços são preenchidos com tijolos, pedras, adobe, taipa, dentre outros materiais).

Dia 24 fomos ao Parlamento Europeu, na cidade da Europa, onde a guia nos falou sobre a dinâmica parlamentar e a simbologia dos vários edifícios.

À tarde passeámos por Estrasburgo, visitando a magnífica catedral gótica de Notre Dame e o Bairro La Petit France.

No dia 25 deslocámo-nos ao Campo de Concentração de Struthof, um dos vários campos de concentração em França, onde visionámos vários elementos e experiências do Holocausto.

À tarde fomos ao Monte de Saint Odile ,um pico de 760 metros de altitude nas montanhas dos Vosges, com vista para a planície da Alsácia. 

O grupo

Colmar - A pequena Veneza

Colmar - Rio Lauch

Église St-Martin Colmar

Riquewir

Riquewir - Torre com visão geral da cidade

Riquewir - situada no Alto Reno

Riquewir - arquitetura medieval

Eleições Europeias

Portugal - 9 de junho

Vote

A nossa voz na Europa

Coração da Europa

O grupo

O grupo

No Parlamento

Ardósia vinda de Portugal

Tribunal dos Direitos Humanos

Catedral Notre-Dame Strasbourg

Interior Catedral

Interior Catedral

Limhas do Tram de Strasbourg

Strasbourg - Rio ILL

La Petit France

Entrada La Petit France

O grupo

Les Ponts Couverts

La Petit France

Praça Central

Ex campo de concentração

Entrada

Torre de vigia

Museu

O grupo no Monte Sainte Odile

Situado a 763 metros acima do nível do mar

Vista para a planície da Alsácia

Aula sobre a União Europeia promovida pelos alunos do Clube Europeu aos alunos do 8º ano

Alunos do Clube Europeu prepararam uma aula sobre a construção da UE, elaborando um powerpoint e um kahoot que foram apresentar a algumas turmas de 3º ciclo. Esta atividade teve como objetivo alertar para a importância da cidadania europeia, tornando-nos cidadãos ativos e participantes na construção de uma Europa Unida, num ano marcado pelas eleições para o Parlamento Europeu.

O powerpoint refere-se às etapas da construção da UE, os seus objetivos,  critérios de adesão , símbolos e instituições.

O kahoot foi construído com o intuito de provocar uma aferição lúdico didática da transmissão dos conhecimentos.

É de salientar que estes conteúdos estão relacionados com temas das disciplinas de Geografia, História e Cidadania e Desenvolvimento deste ciclo de escolaridade. 

À conversa com a Eurodeputada Margarida Marques

No dia 19 de abril, a eurodeputada Margarida Marques esteve à conversa com os alunos da escola a convite do Clube Europeu, elucidando-os do que é o quotidiano de um Eurodeputado e o que está em jogo nas eleições para o Parlamento Europeu. 

Eleita em 2019 deputada ao parlamento europeu para a 9ª legislação, onde é vice-presidente da Comissão de Orçamentos, da Comissão do Comércio Internacional, da delegação para as Relações com a República Popular da China e da delegação à Assembleia Parlamentar da União para o Mediterrâneo, Margarida Marques respondeu a algumas questões colocadas não só pelas moderadoras, membros do Clube Europeu, como de outros alunos do público, que fazem parte das inquietações dos jovens sobre o que é o Parlamento Europeu: como funciona? qual o seu papel na tomada de decisões da União Europeia? Que respostas para os desafios com que a UE se depara, tais como a transição energética, a transição digital, o novo Pacto de Migração e Asilo? 

Margarida Marques partilhou entusiasticamente a sua vasta experiência como eurodeputada, interpelando os jovens  presentes no auditório  para a importância de fazerem ouvir a sua voz na construção da União Europeia, alertando ainda para o preocupante avanço da extrema direita no hemiciclo do Parlamento Europeu.

Exposição e Comemoração do Dia da Europa

O dia 9 de maio é comemorado todos os anos, celebrando-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala a histórica "Declaração Schuman" proferida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de França, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950, às 16 horas na Sala do Relógio do Quai d'Orsay, em Paris.

Este ano celebra-se o 74º aniversário.

O relatório do Comité ad hoc "A Europa das Pessoas", aprovado no Conselho Europeu de Milão de 28 e 29 de junho de 1985, refere e propõe, claramente e pela primeira vez, um conjunto de símbolos. A existência de símbolos contribui para aumentar o sentido de pertença e a conscência europeia dos cidadãos, conferindo um sentimento de solidariedade e de condição de membro de uma única Comunidade.

O objetivo é aproximar a Europa dos cidadãos, fortalecendo a imagem e a criação de uma identidade que favoreça o seu maior envolvimento no projeto europeu.

O relatório, anteriormente, referido menciona especificamente o seguinte conjunto de símbolos:

Posteriormente, outros dois símbolos se juntaram a estes, a Moeda e o Lema, assim:

Fonte: Eurocid - Informação europeia ao cidadão (mne.gov.pt) 

Bandeira da União Europeia

Logótipo do Clube Europeu do AEVF

Exposição

Exposição

Visita ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors

No dia 12 de abril, o Clube Europeu foi assistir a uma palestra no Centro de Informação Europeia Jacques Delors, um serviço público desenvolvido com opropósito de transmitir informação aos cidadãos sobre a União Europeia, de maneira a estimular a participação destes nas instituições europeias.

A visita começou em frente à Escola Secundária Vergílio Ferreira e depois os membros do clube, juntamente com as professoras responsáveis, dirigiram-se para o CIEJD. No Centro, são recebidos pela responsável que indica o caminho para a sala na qual se ia dar a palestra, fazendo perguntas pelo caminho de maneira a testar o conhecimento e a informar os membros sobre as fotos que se encontravam penduradas pelas paredes.

Na palestra, aprenderam sobre como começou a UE, a importância da organização e até os desafios que enfrenta atualmente.

Após a Segunda Guerra Mundial, a Europa estava totalmente destruída e tinha de se arranjar uma forma de unir os países e de estes cooperarem, logo o que começou como a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) acabou por se tornar numa das principais organizações políticas e conómicas a nível global. Atualmente, a UE tem vinte sete membros, existe a livre circulação de pessoas e o uso da moeda comum, o Euro, em 19 países, que facilita as trocas comerciais entre os países. Outros benefícios implicam o Cartão de Saúde Europeu para os cidadãos poderem ser assistidos noutros países europeus e também a liberdade de poder trabalhar noutros países da organização. Nos dias de hoje, a UE enfrenta uma série de desafios como o combate às fake news e às alterações climáticas.

A palestra além de bastante esclarecedora, também foi interessante, acabando por fornecer novas informações sobre a organização e alertando para a importância da União Europeia nas vidas dos cidadãos europeus.

Redigido por uma jornalista do Clube 

Palestra Dr. Manuel Malheiros


O Dr. Manuel Luís Macaista Malheiros, antigo jurista e resistente anti-fascista, apresentou uma palestra no  auditório Manuela Esperança sobre as futuras eleições europeias e o modelo socioeconómico da UE.

  Começou por abordar a história da Europa e das relações entre os diferentes estados que, no século XX, acabaram por culminar em duas Guerras Mundiais. Com o Velho Continente destruído, era preciso que os países cooperassem entre si e o que começou por ser uma organização do Carvão e do Aço, CECA, transformou-se na maior união económica e política no mundo, a União Europeia. Também foram abordadas as futuras eleições europeias e como estas  funcionavam. Concluiu a fazer referência aos problemas que a União Europeia enfrenta e poderá vir a enfrentar, como o desemprego, a imigração e o envelhecimento da população.

Comemoração do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

Exposição na Biblioteca do AEVF

O Clube Europeu celebrou o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto (27 de Janeiro) com uma exposição na Biblioteca, entre os dias 22 de janeiro a 6 de fevereiro, dividida em 4 partes:

- Imagens do Campo de Concentração de Auschwitz, cuja libertação a 27 de janeiro de 1945 pelo exército soviético levou à escolha deste dia como Memorial do Holocausto;

- Livros que relatam o sofrimento dos vários prisioneiros nos campos de concentração, escritos por sobreviventes como Elie Wiesel (Noite) e Primo Levi (Se isto é um homem);

- Biografias de Justos Entre as Nações, com destaque para Aristides Sousa Mendes;

- Os Portugueses no Holocausto: biografias dos portugueses que foram detidos e forçados a trabalhar para o exército alemão durante a 2ª Guerra Mundial em vários campos de concentração.

Este último trabalho, realizado por alunos do Clube, revelou-se uma descoberta, uma vez os alunos desconheciam que também existiram portugueses que passaram por vários campos de concentração, onde, inclusive, perderam a vida.

Helena Henriques

Professora de História 

Comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos

Exposição no Bloco B

23ºCLUBE EUROPEU nº23.pdf
Art 3º.docx
Art4º DH.pdf
Art 26º.docx
Art18º.pdf
CLUBE EUROPEU 6º.pdf
Artº5º.pdf