Neste projeto, assumimos que qualquer criança, em algum momento da sua vida, pode apresentar dificuldades, de qualquer tipo, que podem constituir barreiras ao seu desenvolvimento, aprendizagem e inclusão. Mas também assumimos que todos os indivíduos têm potencial de aprendizagem e participação.
Neste contexto, acreditamos que as escolas precisam reconhecer que a diversidade das suas crianças deve ser vista como uma oportunidade de enriquecimento e desenvolvimento para todos, e não como um obstáculo a superar. Para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva, é necessário desenvolver, em cada jardim de infância ou escola, em articulação com as famílias e a comunidade, ambientes estimulantes e metodologias e materiais pedagógicos adaptados, para responder às características ou condições individuais de cada criança.
Neste projeto de jardim de infância (crianças de 3 a 6 anos), pretendeu criar um grande mapa da cidade e depois deixar que as crianças o preencham com imagens de edifícios que aprenderam sobre outros países, edifícios que elas criam trabalhando com diferentes materiais de construção, e assim por diante.
Quiseram usar a imaginação e as fantasias delas para construir uma cidade dos sonhos, falar sobre que tipos de edifícios e lugares uma cidade realmente precisa, deixar que elas nomeiem as ruas e a própria cidade, e queremos fazer isso juntamente com crianças de outros países para podermos ver como os edifícios variam em diferentes cidades... e também, ao longo do caminho, aprender mais sobre uns aos outros.
O principal objetivo do projeto é a cooperação no campo de conhecimento e implementação de métodos e formas de desenvolver competências básicas para as crianças, no domínio socioemocional, usando o diversidade cultural no mundo europeu.
Os participantes desenvolverão soluções inovadoras, novas formas e métodos de trabalho que promovam resultados positivos nas aprendizagem das crianças, tais como: forte sentido de identidade, alunos confiantes e envolvidos, comunicadores eficazes. Promovendo a compreensão sobre diferença e diversidade, os educadores de infância/professores do 1º ciclo, desenvolverão metodologias e estratégias de ensino que os ajudarão a ter mais sucesso no apoio às crianças e suas famílias para que estes construam relacionamentos positivos entre si, com seus pares e com seus comunidades.
Pretende-se construir ambiente educativos socialmente mais inclusivos, respeitando as diferenças de todas as crianças, onde todas as crianças se sintam valorizadas e onde as suas necessidades básicas sejam atendidas.
A criança brinca. Ao brincar, a criança desenvolve autoconfiança, curiosidade, autonomia, linguagem e pensamento. Também desenvolve outras competências como habilidades físicas, sociais, afetivas, cognitivas e emocionais.
O educador é a chave para facilitar e promover a criatividade nas crianças. A curiosidade natural das crianças e o desejo de aprender com as suas experiências são adotados para desenvolver processos intencionais de exploração e compreensão da realidade.
Neste projeto, reconhecemos o potencial da natureza e do ambiente para inspirar o processo de aprendizagem. Para tal, propusemo-nos trabalhar quatro temas: água, terra, ar e floresta, em torno dos quais as crianças encontraram oportunidades para desenvolver diferentes atividades de forma lúdica e criativa, cruzando todas as áreas curriculares.