O Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul é composto por 12 estabelecimentos de ensino/ educação.
1 465 alunos distribuem-se pelas escolas do Agrupamento: 179 - EPE; 349 - 1.º Ciclo; 187 - 2.º Ciclo; 332 - 3.º Ciclo; 318 - Ensino Secundário.
150 Docentes e Educadores.
6 Estabelecimentos de Educação Pré-Escolar (EPE): Pinho, Pindelo dos Milagres, Oliveira/Sul, Figueiredo de Alva, Vila Maior, Básica n.º1 de São Pedro do Sul.
5 Escolas Básicas de 1.º Ciclo: Pindelo dos Milagres, Sul/Oliveira, Figueiredo de Alva, Vila Maior, Sul e Básica nº 1 de São Pedro do Sul,
1 Escola Secundária de S. Pedro do Sul, com 2.º e 3.º Ciclos, e Ensino Secundário e regular - 10.º, 11.º, 12.º e profissionais.
Cristina Coelho - Professora Bibliotecária (EB1) - grupo 110
Maria de Lurdes Meneses - Professora Bibliotecária (ES) - grupo 300
Marina Serra - Professora de Inglês - Grupo 330
Rosa Figueiredo -Professora de Físico-Química - Grupo 510
Susana Pinto - Professora de Filosofia - Grupo 410
São Pedro do Sul
O concelho de São Pedro do Sul, do distrito de Viseu, localiza-se na Região Centro, Dão-Lafões. Ocupa uma área de 349 km2 e abrange 14 freguesias:
União das Freguesias de S. Pedro do Sul, Várzea e Baiões, Bordonhos, Carvalhais e Candal, Figueiredo de Alva, Manhouce, Pindelo dos Milagres, Pinho, Stª. Cruz da Trapa / S. Cristóvão de Lafões, S. Martinho das Moitas / Covas do Rio, Serrazes, Sul, Valadares, Vila Maior, São Félix.
O concelho apresentava, em 2023, um total de 15 197 habitantes. O natural ou habitante de São Pedro do Sul denomina-se são-pedrense.
O concelho encontra-se limitado a nordeste pelo concelho de Castro Daire, a sudeste por Viseu, a sul por Vouzela, a sudoeste por Oliveira de Frades, a oeste por Vale de Cambra e a noroeste por Arouca, no distrito de Aveiro.
Possui um clima marítimo de transição e/ou de climas diferenciados, consoante a disposição topográfica e o gradiente térmico, as temperaturas são mais elevadas nas áreas de menor altitude, assim como o clima é mais chuvoso nos lugares cujas vertentes estão voltadas a poente.
A sua morfologia é bastante acidentada, destacando-se a serra da Arada (1071 m) e a Chãs (1119 m).
Como recursos hídricos, são de referir o rio Vouga, o rio Sul, o rio Teixeira e a ribeira da Água Fria. Realce, ainda, para a existência de fontes de água termal em S. Pedro do Sul, com águas especialmente indicadas para os tratamentos de reumatismo em geral, afeções das vias respiratórias e alguns tipos de dermatoses.
História e Monumentos
As terras deste concelho já eram importantes como estância termal no tempo dos Romanos, sendo então denominadas balneum romano. Dessa época podem ainda observar-se, para além de restos de uma piscina, troços de fustes e capitéis de grandes colunas e lápides com inscrições.
Em finais do século XI a vila foi doada à Sé de Coimbra e a outras sés, a igrejas e a conventos, que tiveram nestas terras vastas propriedades ou herdamentos, através de doações pias da nobreza local.
Em 1152 recebeu foral.
As termas tiveram uma grande importância no desenvolvimento local, tendo inicialmente, até 1910, a designação de Caldas de Lafões e de Caldas da Rainha D. Amélia. Após o advento da República, passaram a designar-se Termas de S. Pedro do Sul.
Ao nível do património histórico e arquitetónico, destaca-se a construção conhecida por Piscina de D. Afonso Henriques, situada na margem esquerda do rio Vouga, que seria o complexo termal romano, e está integrada na Estância Termal de São Pedro do Sul, sendo classificada como monumento nacional.
São de referir ainda as ruínas do Convento de S. Cristóvão, do século XII, e a "Pedra Escrita" de Serrazes, considerada um dos exemplares mais importantes da arte rupestre do país.(Porto Editora, n.d.)
Referência Bibliográfica
Porto Editora (Ed.). (n.d.). São Pedro do Sul. In Infopéda. https://www.infopedia.pt/artigos/$sao-pedro-do-sul