2.º Ciclo - Luísa Ducla Soares
Questionário na Biblioteca
Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa em pleno verão, no dia 20 de julho de 1939. A sua infância e juventude foi passada à beira Tejo, rio que admira e que considera um amigo inseparável. Com 5 anos entrou para um colégio Inglês, aos 10 anos de idade começou a frequentar um colégio Francês. Descobriu a sua vocação para a poesia quando saiu da primária. O curso de Letras foi a sua opção universitária e licenciou-se em Filologia Germânica.
A sua atividade profissional iniciou-se em 1963 como tradutora, consultora literária e jornalista, vindo a ser diretora da revista de divulgação cultural “Vida” (1971/2). Entre 1976 e 1978 foi adjunta do Gabinete do Ministro de Educação.
3.º Ciclo e Secundário - Luís Vaz de Camões
Poeta português, filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo, Luís Vaz de Camões terá nascido por volta de 1524/1525, não se sabe exatamente onde, e morreu a 10 de junho de 1580, em Lisboa. Pensa-se que estudou Literatura e Filosofia em Coimbra, tendo tido como protetor o seu tio paterno, D. Bento de Camões, frade de Santa Cruz e chanceler da Universidade. Tudo indica que pertencia à pequena nobreza.
2.º Ciclo - Maria Alberta Menéres (1930-2019)
Questionário na Biblioteca
Autobiografia
- Nasci no dia 25 de agosto de 1930, em Vila Nova de Gaia. Naquele tempo, era muito habitual nascer em casa, com assistência de um médico de família. Lembro-me perfeitamente de nascer. Lembro-me de ter sido o meu pai quem me recebeu nos seus braços e me levou para um sofá amarelo que estava ali no quarto deles. Primeiro fiquei sossegada, mas, de repente, comecei a espernear e ouvi claramente a minha mãe dar um grande grito: «Ai, a menina!». O meu pai correu e conseguiu apanhar-me já no ar, entre o sofá e o chão. Durante largos anos, aquela sensação de cair, nesse dia, fez com que, volta não volta, eu passasse a acordar de noite e sempre à mesma hora do meu nascimento, arrepiada pelo meu próprio grito. Um dia, esse grito acabou, sem qualquer razão. Mas não acabou na minha memória (...)
3.º Ciclo e Secundário - Eça de Queirós (1845 - 1900)
José Maria de Eça de Queiroz, filho de José Maria de Almeida Teixeira de Queiroz e Carolina Augusta Pereira d´Eça, nasceu a 25 de novembro de 1845 na Póvoa de Varzim. Criado, inicialmente, pela sua ama e madrinha em Vila do Conde, passou a infância em casa dos avós paternos. Frequentou o Colégio da Lapa, no Porto, e mais tarde ingressou na Universidade de Coimbra, onde conheceu figuras como Antero de Quental e Teófilo Braga, integrando a famosa “Geração de 70”. Em 1866, licenciou-se em Direito e iniciou uma breve carreira como advogado, mas foi no jornalismo e na literatura que encontrou a sua verdadeira vocação.
2.º Ciclo - Virgínia Woolf (1882-1941)
Questionário na Biblioteca
Virgínia Woolf (1882-1941) foi uma escritora e editora inglesa. Uma das principais escritoras modernistas do século XX. Famosa por apresentar nas suas obras as questões políticas, sociais e feministas.
Adeline Virgínia Stephen nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 25 de janeiro de 1882. Filha do pensador Sir Leslie Stephen frequentou desde cedo o mundo literário. Enquanto seus irmãos estudavam em Cambridge, Virgínia estudava em casa com professores particulares, o que lhe desagradava profundamente.
Camilo Castelo Branco (1825-1890) foi um dos maiores escritores portugueses do século XIX.
Foi um dos primeiros escritores portugueses a viver exclusivamente do que escrevia.
Recebeu o título de Visconde concedido pelo rei de Portugal, D. Luís I.
Camilo Castelo Branco nasceu na freguesia dos Mártires, em Lisboa, Portugal, no dia 16 de março de 1825. Filho de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco e de Jacinta Rosa do Espírito Santo Ferreira, ficou órfão de mãe com um ano e de pai com 10 anos. Foi morar com uma tia e depois com a sua irmã mais velha. (Universidade do Porto, 2008)
2º Ciclo
2.º Ciclo - Conceição Dinis Tomé
Questionário na Biblioteca
Conceição Dinis Tomé nascida em Vila Nova de Famalicão, em 1970, licenciou-se em Ensino de Português-Francês, na Universidade do Minho, e doutorou-se em Estudos Portugueses, na Universidade Aberta. É professora bibliotecária, investigadora e autora de livros infantojuvenis. Escreveu A Lua e o Pirilampo, Histórias do Rapaz Que Se Tornou Fazedor de Estrelas, Manhã de Natal e venceu o Prémio Literário Maria Rosa Colaço / Literatura Juvenil, de 2012, atribuído pela Câmara Municipal de Almada, com o livro O Caderno do Avô Heinrich.
3.º Ciclo e Secundário - Almeida Garrett
2.º Ciclo - João Pedro Mésseder (1957- )
Questionário na Biblioteca Escolar
João Pedro Mésseder (nome literário de José António Gomes) nasceu em 1957 no Porto, cidade onde estudou e concluiu os seus estudos universitários e onde, há décadas, é professor do ensino superior.
3.º Ciclo e Secundário - Alexandre Herculano
Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo Nasceu em Lisboa, a 28 de março de 1810, e morreu a 13 de setembro de 1877, em Vale de Lobos (Santarém).
Considerado o pai da historiografia portuguesa, foi poeta, romancista, teorizador da literatura e da história, crítico e investigador, polemista, homem de ação cívica e política.
Herculano foi figura fulcral do Romantismo português.