Em conformidade com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), e para assegurar o cumprimento das obrigações legais relativas à prevenção e combate a irregularidades, o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém implementou este Canal de Denúncias Interno.
O objetivo deste canal é proporcionar a qualquer pessoa a possibilidade de reportar, de forma segura e confidencial, infrações ou irregularidades que tenham ocorrido, estejam a ocorrer, ou cuja ocorrência possa ser razoavelmente antecipada, no âmbito das atividades do agrupamento.
O âmbito das comunicações a efetuar, por esta via, restringe-se apenas às seguintes áreas temáticas:
áreas de contratação pública;
mercados financeiros;
segurança dos produtos;
transportes;
proteção ambiental;
segurança alimentar;
saúde pública;
defesa do consumidor;
privacidade;
proteção de dados e segurança de redes e sistemas de informação.
O Canal de Denúncias Interno é uma ferramenta que possibilita a comunicação de infrações ou irregularidades de forma confidencial e, se assim desejado, anónima. Este canal está disponível para todos os colaboradores, alunos, encarregados de educação e demais interessados, garantindo a proteção do denunciante contra qualquer forma de represália.
Em conformidade com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, que estabelece o Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações (RGPDI), podem ser denunciadas infrações relacionadas com atos ou omissões contrários a regras da União Europeia ou normas nacionais, nas áreas de contratação pública, mercados financeiros, segurança dos produtos, transportes, proteção ambiental, segurança alimentar, saúde pública, defesa do consumidor, privacidade, proteção de dados e segurança de redes e sistemas de informação.