Conhecer o projeto
Na escola conto um conto a todos!
Na escola conto um conto a todos!
"A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), o Plano Nacional de Leitura2027 (PNL2027) e a Direção de Serviços de Educação Especial e Apoios Socioeducativos da Direção-Geral da Educação (DGE/ DSEEAS), têm vindo a desenvolver, desde o ano letivo de 2011-2012, a iniciativa Todos Juntos Podemos Ler, lançando uma candidatura anual a todas os agrupamentos/escolas da rede escolar pública. Este projeto conta ainda com o apoio da Fundação Altice Portugal.
A iniciativa Todos Juntos podemos Ler aposta no desenvolvimento de projetos que contribuam para uma educação promotora de práticas e competências de literacia com todos, envolvendo as crianças e jovens com necessidade de medidas de suporte à aprendizagem e à plena inclusão e/ ou que, por circunstâncias várias, revelem dificuldades na acessibilidade e na utilização da leitura, da escrita e da oralidade.
Os projetos deverão programar ações que mobilizem os diferentes agentes educativos, tendo por base atividades que impliquem o trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar, os docentes e outras parcerias, promovendo a acessibilidade, a interculturalidade e a cidadania plena".
Retirado de: Rede de Bibliotecas Escolares. (s/d) Projetos. Todos Juntos Podemos Ler. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/TodosJuntosPodemosLer.html
Pode encontrar mais informações na página da iniciativa no portal da Rede de Bibliotecas Escolares.
As bibliotecas são lugares mágicos onde a leitura transporta os alunos além da sua realidade. As limitações são superadas pela força das palavras e pela imaginação. Nesses momentos de partilha, participam alunos muito diferentes, alguns com necessidades específicas.
O projeto “Na escola conto um conto a todos!” procura enriquecer todos estes momentos de forma inclusiva, acrescentando à palavra perspetivas complementares, desde a expressão artística à exploração sensorial. Somos presenteados com um difícil, mas enriquecedor, desafio de encontrar respostas adequadas à capacidade cognitiva de cada um, sempre numa perspetiva integradora e global, em que todos contam e ninguém fica para trás.
Com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares temos conseguido melhorar os recursos disponíveis e enriquecer as vidas dos nossos alunos, “um conto de cada vez”.
Aceda aos documentos abaixo para tomar conhecimento de informação adicional sobre o projeto:
Apresentação multimédia criada no âmbito do ponto de avaliação intermédio do projeto (março de 2023)
Clique na imagem ou no link para visualizar a apresentação na plataforma Canva.