BIBLIOTECA ESCOLAR

 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA NOVA DE POIARES


"Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo."


Malala Yousafzai

cartaz1.pdf
cartaz2.pdf

Campanha eleitoral de “Miúdos a Votos” 


Tempos de antena para a Rádio Miúdos, onde defendemos os nossos livros favoritos, candidatos ao livro mais fixe de Miúdos a votos, 2024. 


Não te esqueças de ouvir e de escolher o teu livro candidato ao livro mais fixe!


Para mais informações consulta aqui


Miúdos a Votos; o livro mais fixe!



A nossa Escola está a participar pela terceira vez na iniciativa "Miúdos a votos; o livro mais fixe!", da RBE e revista Visão Júnior, que junta cidadania e leitura, 

A campanha eleitoral de “Miúdos a Votos” começou dia 22 de janeiro, e prolonga-se até 6 de março.

Já demos início à gravação dos tempos de antena para a Rádio Miúdos, onde defendemos os nossos livros favoritos, candidatos ao livro mais fixe de Miúdos a votos, 2024. 

A partir do dia 19 de fevereiro, a Rádio Miúdos vai dar início aos tempos de antena dos livros a votos. 


Não te esqueças de ouvir e de escolher o teu livro candidato ao livro mais fixe!


Para mais informações consulta aqui


A biblioteca escolar celebrou o Halloween com leituras assustadoras, mas muito interessantes!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)


Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2023, dia 23/10

A Rede de Bibliotecas Escolares lançou conjunto sugestões de obras literárias para celebrar as bibliotecas e propõe outras iniciativas. 

https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html

Dia nacional das bibliotecas escolares

Celebramos o dia nacional das bibliotecas escolares com leitura questionada em torno da obra “ A grande Invasão”, dos autores Isabel Martins e Bernardo Carvalho. Refletimos e debatemos as invasões da atualidade ( territorial, publicitária e a poluente). Auscultamos e partilhamos a visão de todos, relativamente a este espaço em que habitamos.


Momento muito enriquecedor e sensibilizador, com certezas de que os nossos jovens desejam mais paz e respeito por cada um e cada lugar!

Clube de poetas e contadores de histórias


O clube de poetas e contadores de histórias do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, participou orgulhosamente na gala da liga contra o cancro, na  sexta-feira, dia 20, com a leitura de testemunhos, com alertas e conselhos relevantes para todos nós!

Mês europeu de cibersegurança. Quer fazer compras online em segurança?

"O Banco de Portugal associa-se às comemorações do Mês Europeu da Cibersegurança, que é promovido anualmente pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA – European Union Agency for Cibersecurity), com o intuito de sensibilizar a população para os comportamentos a adotar no contexto digital.

Ao longo do mês de outubro, o Banco de Portugal lembra alguns cuidados com vista à utilização segura de produtos e serviços bancários nos canais digitais.

 

Quer fazer compras online em segurança? Saiba os cuidados que deve ter

Rendido às compras online? As compras online são uma forma cómoda de adquirir bens e serviços. Mas, para que tudo corra bem, é preciso ter alguns cuidados.

Procure informações sobre o vendedor

Pesquise na internet o nome da loja online e leia experiências de outros clientes em fóruns de discussão.

Desconfie se não encontrar morada ou contactos telefónicos e leia os termos e condições da venda.

Confirme que o site é seguro

Certifique-se de que o endereço do site começa por “https” e que aparece um cadeado fechado no endereço ou na barra inferior da janela.

Carregue em cima do cadeado para saber se a ligação é segura.

Use uma forma de pagamento com segurança acrescida

Disponibilize apenas os dados necessários para concluir a compra. Desconfie de solicitações de dados que lhe pareçam excessivas ou fora do comum.

Opte por fazer o pagamento através de:

Guarde os registos e consulte regularmente a conta

Se vir algum movimento que não reconhece, informe o seu banco."

https://www.bportugal.pt/page/mes-europeu-de-ciberseguranca-quer-fazer-compras-online-em-seguranca

1.º Prémio Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2022/2023

 


O Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares recebeu o 1.º prémio do concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR) 2022/2023, na categoria Benjamins - tema Livre. A entrega decorreu, no dia 11 de outubro, no Seminário Capacitação Digital - (Re) configurar Espaços de Aprendizagem das Escolas, que decorreu em Santarém.

Este prémio espelha o excelente trabalho que professores e alunos desenvolveram ao longo do ano letivo anterior, nomeadamente nas escolas do 1.ºCEB, nos 1.º e 2.º anos, com o contar histórias com recurso a robôs.

Aos alunos e professores envolvidos os nossos PARABÉNS!!!

O clube foi dinamizado pela Técnica de Informática Patrícia Marques e professor Sérgio Silva.

Clica aqui!

Campanha "Papel por Alimentos" 



A nossa escola aderiu à campanha do Banco Alimentar Contra a Fome "Papel por Alimentos". É uma excelente oportunidade de toda a comunidade educativa poder ter uma participação mais ativa, solidária, ambiental, pedagógica e sustentável.

 

Em função dos Kg de papel recolhidos, serão atribuídos alimentos correspondentes que serão entregues a alunos/famílias, da nossa escola, numa condição social desfavorecida.

 

Os alunos do 5ºA, 5ºB, 5ºC, 6ºA e 7ºB são os responsáveis pela primeira recolha desta iniciativa, assim como os seus Professores de Cidadania, o PES, o PNPSE e a Biblioteca Escolar.

 

Em todos os blocos da Escola Sede estarão pontos de recolha de papel, devidamente identificados para que todos possam contribuir e entregar o papel, assim como nos Centros Escolares.

 

Abaixo fica uma breve explicação sobre o funcionamento da campanha:

O papel  deverá ser separado por:

Sacos  ou caixotes com papel branco, sinalizado como branco:

1 - Papel Branco separado do restante papel :  Papel branco, bege ou cinza muito claro; Papel de Arquivos Mortos, normalmente é branco; Sebentas; Fotocópias; Livros cujo interior seja branco ou bege; Envelopes sem janela - Bulas dos Medicamentos, Talões do Supermercado, da Gasolina, ou de outras compras, documentos de farmácias ou de outras Empresas desde que brancos, etc.

Sacos  ou caixotes com papel de cor, sinalizado como cor:

2 - Papel de Cor exemplo: Folhetos publicitários;  Jornais; Catálogos; Revistas ; Livros coloridos; Envelopes com janela ; Avisos de receção; Manuais escolares coloridos; Dossiers com papel colorido. Aqui podem juntar as capas dos livros que tiraram o interior de papel branco.


Concurso de fotografia “Na minha casa não desperdiçamos alimentos!” 


1. O Concurso “Na minha casa não desperdiçamos alimentos!” insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação e dirige-se a todos os alunos do ensino básico e secundário.

2. Cada participante deverá fotografar até ao dia 30 de outubro ações que evitem o desperdício alimentar nas famílias, como por exemplo: utilizar os hortícolas e as frutas mais maduras e só depois as mais verdes; congelar os alimentos já cozinhados; partilhar os excedentes alimentares com familiares, amigos, colegas de trabalho ou vizinhos.

3. Cada participante pode entregar até duas fotografias. Os trabalhos serão enviados, em suporte informático, para o email: pesvnpoiares@aepoiares.edu.pt, com a indicação do nome do participante/ turma/ano.

4. Os trabalhos serão divulgados, no Instagram/Facebook do Agrupamento, durante a semana de 6 a 10 de novembro e sujeitos à apreciação de um júri definido pela Escola.

5. Aos três trabalhos mais votados será atribuído um prémio surpresa.

6. A lista de premiados será divulgada a toda a comunidade escolar.

Contamos com a vossa participação.🍏🍇🍉



A tua Biblioteca Escolar deseja-te um excelente ano letivo 2023/2024.

Já sabes que podes contar com a tua Biblioteca Escolar, para que alcances os melhores resultados, no processo da tua aprendizagem.

Abre as páginas do mundo que estão à tua espera, na tua biblioteca!

A tua biblioteca convida-te a viajar sem saíres do lugar!

Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias!


No dia 30 de junho, decorreu no Teatro Thalia, em Lisboa, o encontro entre o Sr. Ministro da Educação e os alunos selecionados pela Rede de Bibliotecas Escolares de entre os cerca de 17.000 participantes nesta iniciativa a nível nacional.⁣

O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares esteve muito bem representado pela aluna Maria Santos. Muitos parabéns Maria, obrigada pelo tua dedicação e compromisso com a Escola! ⁣

Este evento, preparado em parceria, incluiu alunos selecionados no âmbito da atividade da RBE Transformar a educação: Dá voz às tuas ideias! e da Rede de Escolas TES (Transforming Education Summit) coordenadas pela DGE.⁣

A acompanhar a Maria estiveram a professora bibliotecária, Elsa Abrantes, a professora de filosofia, Helena Castelo e a Coordenadora Interconcelhia das BE, Dra. Isabel Nina, que está sempre presente nos momentos importantes.

1.° prémio do concurso nacional “Um conto na minha terra” 


A aluna Carolina Lopes Lima Fernandes recebeu passado dia 29 de junho, na Feira do Livro de Coimbra, o 1.° prémio do concurso nacional “Um conto na minha terra”, inserido no Programa de Incentivo à Escrita que a Porto Editora e o autor Bruno Paixão desenvolveram com o apoio dos municípios de Arganil, Coimbra, Condeixa, Ferreira do Zêzere, Miranda do Corvo, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, junto de várias escolas com o envolvimento de centenas de alunos.⁣

A Carolina ganhou este 1.° prémio com o texto Vila ou verdade. «A autora insere no seu campo lexical uma relação de significados nos traços mais performativos do espaço que partilha com o leitor. A sua voz narrativa, tão fértil quanto promissora, é abundante na criatividade e convoca-nos para a imersão da completude do texto.» Bruno Paixão, membro do júri.⁣

Deixamos um enorme agradecimento aos pais e aos professores da Carolina, ao Município de Vila Nova de Poiares, ao escritor Bruno Paixão e à Porto Editora.⁣

Carolina, ⁣muitos parabéns pelo excelente trabalho! ⁣

    Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar…


Aprendi a escrever com aparo, tinta e mata borrão

Aprendi no quadro preto de lousa e escrevi com giz.

Aprendi a decorar os nomes dos Reis de Portugal, os seus cognomes …

Aprendi a decorar os caminhos de ferro de Portugal Continental e Ultramarino …


Acabei no computador, na época digital.


Tive Professores que ainda hoje recordo com admiração e carinho.

Aprendi o respeito e a gratidão.


E agora mais um final de ano letivo!

O meu último ano letivo!

Pensando bem, a minha vida foi passada em grande parte na Escola.

Como aluna …

Como professora …

Não foi uma escolha pensada. Foi um destino.

Foi um longo percurso a minha carreira de professora.

Não foi a ensinar. Foi a aprender.


Aprendi que é difícil ensinar, 

mas que aqueles olhos abertos que me olhavam, 

acreditando em mim, me enchiam de responsabilidade, 

de força, para transformar o difícil em fácil 

e a ser capaz da magia a que chamam ensinar.


A Escola Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, foi a Escola onde dediquei a maior parte da minha vida. Aqui tive o privilégio de ser professora de gerações de alunos (numa reunião com Encarregados de Educação, constatei que eram quase todos meus antigos alunos, o que me enterneceu).


Vivi grandes alterações no Ensino, na Educação, na Sociedade.

Acompanhando o progresso, as novas tecnologias.

Mas aprendi que a alma da Escola é sempre a mesma

Que o empenho dos professores é o mesmo 

e que o seu humanismo continua enorme.


Infelizmente a Educação tem sido maltratada.

A Escola são os alunos, são os professores, 

são os auxiliares de educação, são os encarregados de educação.

A Educação é maltratada por que se está a esquecer o humanismo, o respeito, a gratidão.

Muito têm lutado os professores pela Educação…

É o meu último ano letivo.

É o final de mais um ano letivo.

Para o ano há mais … 

E vem-me à memória a canção de Pedro Abrunhosa : 

Vamos fazer o que ainda não foi feito …

E a canção de Jorge Palma: 

 “Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar …

Levo-os a todos no coração.

Obrigada.

Teresa Meneses | Português


Uma linda mensagem de despedida da nossa querida professora Teresa Meneses, que se vai reformar e que muito contribui para a nossa escola, para o futuro dos nossos alunos e para a nossa biblioteca. Resta-nos desejar-lhe muita saúde e muitos sucessos pessoais! Já temos saudades!



Visita das turmas do 4.º ano ⁣

No dia 13 de junho, a Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos recebeu a visita dos alunos do 4.º ano das escolas do 1.º ciclo – escolas básicas de Arrifana, de São Miguel e de Vila Nova de Poiares.⁣

Esta visita permitiu dar a conhecer a escola que irá receber estes alunos no próximo ano letivo. ⁣

Durante a manhã, após a receção e lanche no polivalente e de terem presenteado os colegas que os receberam com animadas canções, os alunos visitaram vários espaços da escola sede, onde realizaram desafios relacionados com o local que estavam a conhecer:⁣ Sala do futuro;⁣ Floresta e horta pedagógicas;⁣ Biblioteca;⁣ Secretaria;⁣ SPO;⁣ Campo de Jogos;⁣ Refeitório;⁣ COJ e a Direção.⁣


Cumpridos todos os desafios, foi tempo de despedida, com a entrega de uma pequena lembrança.⁣

A poesia sai à rua

Nos dias 7 e 13 de junho, numa parceria da Companhia Teatro Experimental de Poiares e a biblioteca escolar do Agrupamento, alunos de 2.º, 3.ºciclos e o Clube Contador de Histórias, saíram à rua e foram declamar poemas para quem quisesse ouvir. 

Que bem que estiveram os nossos alunos!

Entrega de prémios "Jogos Florais"

A atividade "Jogos Florais" tem como objetivo promover o gosto pela leitura, a produção escrita e a compreensão do texto escrito, apresentando a forma de um concurso. Este é composto por três provas: prova de produção de texto a partir da observação de uma imagem; prova de ilustração de texto a partir da leitura de um excerto de uma obra selecionada; concurso de leitura expressiva. 

A atividade decorreu dentro das expetativas, tendo tido uma boa participação dos alunos, aderindo com motivação. Os trabalhos de ilustração de texto foram expostos no polivalente da escola, durante "A Semana das Línguas e das Artes". 

A cerimónia de entrega dos prémios e diplomas de participação nas diferentes provas decorreu na Biblioteca Escolar, no último dia do Ano Letivo 2022/2023, 14 de junho.

Teresa Meneses | Português

Premiados:

Concurso de Leitura Expressiva 


1º PRÉMIO – Maria Dionísio - 5º A

2º PRÉMIO – Ema Duarte - 5º A

3º PRÉMIO – João Póvoa - 5º B


Concurso de Leitura Expressiva


1º PRÉMIO – Margarida Santos – 6º C

2º PRÉMIO – Celso Querido- 6ºA

3º PRÉMIO – Maria Inês Silva- 6º B


Prova Escrita


1º PRÉMIO – Maria Carvalho, 6º B e Maria Inês Silva, 6º B  (ex aequo)

2º PRÉMIO – David Reis, 6º B

3º PRÉMIO – Eduardo C. Fernandes, 6º B


Prova de ilustração de texto


1º PRÉMIO – Bernardo Soares- 6º C

2º PRÉMIO –Maria Carvalho (6º B) e Lia Craveiro (6º B ) (ex aequo)

3º PRÉMIO – Mariana Simões (6º A) e Inês Simões (6º B) (ex aequo)

Dia Mundial da Criança

No dia 1 de junho comemora-se o "Dia Mundial da Criança" e o município preparou um conjunto de atividades para as crianças do Agrupamento. Estas atividades decorreram no seguimento das comemorações do 14º aniversário em Vila Nova de Poiares.

Entre as muitas atividades que decorreram na Alameda de Santo André, estiveram militares da GNR, com demonstrações de equipamentos e técnicas no terreno; demonstrações de socorro e salvamento dos Bombeiros Voluntários e da Escolinha de Bombeiros e ainda houve quem experimentasse andar a cavalo.

Foi uma manhã cheia de atividades, conhecimento e diversão!

E os livros mais fixes de 2022-2023 são…



Foram divulgados no dia 22 de maio, os resultados das eleições da edição 2022/2023 de "Miúdos a votos", numa celebração dos livros e da participação democrática.

Este ano, registou-se um total de 120 554 votantes, distribuídos pelos quatro ciclos de ensino e provenientes de:

No nosso Agrupamento participou o 2.º ciclo. Resultados do 2.º ciclo do ensino básico:

https://www.rbe.mec.pt/np4/MiudosaVotos.html

Exposição Arte Ecológica – “Árvore na Floresta do Cimento”

De 5 a 28 de abril esteve patente no Centro Cultural de Poiares (CCP) a Exposição Arte Ecológica – Árvore na Floresta do Cimento, que resultou do Protocolo Tripartido entre a Câmara Municipal de V. N. Poiares, a Escola Básica e Secundária de V. N. de Poiares e o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC).

Os trabalhos expostos (escultura, desenho, pintura e instalação) são da autoria de artistas contemporâneos, como Alberto Carneiro, Gabriela Albergaria e José Pedro Croft, entre outros, e do Novo Grupo de Escultura Artística de Coimbra.

No dia 20 de abril, no âmbito do Clube Ciência Viva, CiênciArte, todas as crianças do Pré-Escolar dos jardins de infância do agrupamento, tiveram a oportunidade de visitar e explorar esta exposição, com posterior participação num Workshop de ARTE, CIÊNCIA E DESIGN – Criação de objetos e brincadeiras. Deste modo, resultou a construção de uma cidade a partir de materiais reciclados. 

Durante as aulas de Educação Visual ou Educação Tecnológica, as turmas do 2º e 3º ciclos visitaram a exposição, no âmbito do Projeto Cultural de Escola do Plano Nacional das Artes. Os alunos tiveram a oportunidade de ver, analisar e refletir sobre as obras de arte contemporânea expostas da autoria de diversos autores.

Na tarde do dia 20 de abril, alguns alunos do 3º ciclo, assistiram ao filme “SKola di Tarafe” do ano 2022 de Filipa César & Sónia Vaz Borges que retrata as condições dos alunos nas escolas de guerrilha situadas nos mangais da Guiné -Bissau no continente Africano, seguido de debate moderado pelo Jorge Cabrera, curador do CAPC.

"A poesia sai à Rua"


Os ensaios continuam e as turmas do 3.º ciclo andam a declamar poesia,  no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e com a colaboração da Companhia Teatro Experimental de Poiares (CTEP).

Durante o ano letivo este projeto foi desenvolvido com as turmas do 3º ciclo e o clube de poesia, integrado no Projeto ler+, com trabalho de  respiração, voz, dicção, leitura e interpretação.

"A Poesia sai à Rua" está marcada para dia 7 de junho às 10h30m, com início no mercado municipal e término no coreto. 

Não faltes!

Dia Internacional da Família!


No 15 de maio, celebra-se o Dia Internacional da Família! Os alunos, do 6ºA e do 9ºC, colaboraram na produção de um videocast sobre a Importância de Ser Família.


As Técnicas do PNPSE (Soraia Fernandes - Educadora Social e Patrícia Marques - Técnica de Informática) apoiaram na dinamização desta atividade em colaboração com o projeto DAC "Igualdade de Oportunidades" e com o projeto Etwinning "I teach my family, my family teaches me".



"Contou uma criança (...) família são as pessoas de quem gostamos e que gostam de nós". (In Álbum de Famílias, Rute Agulhas).


A comemoração deste dia, fez-se um pouco por todo o Agrupamento. Nas turmas 6ºA e 6ºD, também se assinalou, com imagens fotográficas das suas famílias, no âmbito do tema "I teach my family, my family teaches me" do projeto eTwinning. 


Feliz Dia da Família a tod@s!

9 de maio "Dia da Europa"

"Comemora-se anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman », que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus."  https://european-union.europa.eu/

Uma importante data de evocação dos valores europeus como:

Dignidade do ser humano;⁣

Democracia;⁣

Igualdade;⁣

Estado de direito;⁣

Direitos humanos.⁣

Estes valores sustentam e motivaram a criação do projeto europeu, apresentado em Itália, pelos alunos, no âmbito do projeto Erasmus - European Challengers to Save Climate. 

E que bem que estivemos representados!⁣

Dia da mãe

O dia da mãe celebra-se no 1.º domingo de maio, que este ano, calhou no dia 7. 

Durante muito tempo em Portugal, a data comemorou-se no dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A Conferência Episcopal Portuguesa, pediu à Comunidade Feminina, para que o dia fosse alterado para uma data diferente, pois queriam que o dia 8 ficasse exclusivamente associado à Nossa Senhora. O pedido foi aceite e fixado, primeiramente no último domingo de maio e depois mudou para o primeiro domingo de maio, até aos dias de hoje. Maio, porque na tradição católica, é o mês de Maria, mãe de Jesus.

Os alunos do 1.º CEB, do Agrupamento também não deixaram passar este dia e fizeram lindas mensagens e lembranças para oferecer ás suas mães ou na falta delas, à pessoa mais importante das suas vidas. E que lindas que ficaram!

Imagens cedidas pelos alunos da turma do 3.º ano, do centro escolar de Santo André, professora Isabel Mendes. 



"Laço Humano"


No passado dia 28 de abril foi realizado um "Laço Humano", pelos alunos, que encerrou as comemorações do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância em Vila Nova de Poiares.

Esta iniciativa foi realizada em parceria pela Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, CPCJ de Vila Nova de Poiares, Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares e Associação de Pais e Juntas de Freguesia do Concelho.



"A poesia sai à Rua"


Os alunos do 3.º ciclo andam em ensaios de poesia,  no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e com a colaboração da Companhia Teatro Experimental de Poiares (CTEP).

Durante o ano letivo este projeto foi desenvolvido com as turmas do 3º ciclo e o clube de poesia, integrado no Projeto ler+, com trabalho de  respiração, voz, dicção, leitura e interpretação.

"A Poesia sai à Rua" está marcada para dia 7 de junho às 10h30m, com início no mercado municipal e término no coreto.

workshop - Pintura Digital 


Gostas de arte digital?

És criativo/a?

Então este concurso é para ti!


Nos dias 9, 16, 23 e 30, de maio, das 14h30 às 16h30.


Vem participar no "Concurso Artistas Digitais 2022/2023" e podes ganhar prémios!

O concurso destina-se a alunos do 2.º ciclo, mas qualquer um pode vir fazer o workshop e aprender. 

Para mais informações dirige-te à tua biblioteca escolar e inscreve-te!

O que é para ti a liberdade?


"... falar com todos sem medo, nem receio ..."

"Liberdade é fazermos coisas de que gostamos"

"Meninos e meninas estarem juntos, sem medo e nem vergonha, ..."

"... posso falar sem medo e dar a minha opinião"


Por todo o Agrupamento se falou na simbologia e importância do 25 de abril.

Na turma do 3.º ano, do centro escolar de Santo André, a professora, leu o livro "O tesouro", de Manuel António Pina e posteriormente, os alunos, desenharam um cravo simbólico e escreveram sobre a liberdade.


25 de Abril SEMPRE!  🌹⁣⁣

⁣⁣

E se algum dia alguém te perguntar⁣⁣

Como era a vida naquele tempo e lugar⁣⁣

Podes dizer que era como ter asas..⁣.⁣

...e não poder voar⁣! ⁣


Exposição "Resistência e Liberdade"


Esteve exposta na escola, entre os dias 16 e 31 de março, uma exposição intitulada "Resistência e Liberdade", para recordar e conhecer algumas das lutas vivenciadas, no meio estudantil e associativo no nosso país, desde os tempos da resistência à ditadura militar.

Dia mundial do livro e dos direitos de autor


No dia 23 de abril celebrou-se o dia mundial do livro e dos direitos de autor. A professora de Português, Paula Vidas, nas turmas dos 5.º anos, trabalhou a poesia e os alunos fizeram poemas coletivos.

"Livro labirinto: é aquele que me obriga a orientar até chegar ao meu lugar..."

Café concerto - Integrado na Semana da Leitura e na 2.º Semana de Tod@s para Td@s!


Ainda na 2.º Semana de Tod@s para Td@s, no Café concerto - Integrado na Semana da Leitura, do dia 29 de março, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, tivemos, alunos a declamar textos de sua autoria, com recurso à escrita criativa e sob a orientação da professora Ângela Almeida.

Muito bem!

Estiveram tod@s de parabéns! 

Café concerto - Integrado na Semana da Leitura e na 2.º Semana de Tod@s para Td@s!


⁣No passado dia 29 de março, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, tivemos, no café concerto a turma do 11.ºA, com a leitura dramatizada de textos de José Eduardo Agualusa, da obra "A substância do amor". Muito bem! Estiveram tod@s de parabéns!




Café concerto - Integrado na Semana da Leitura e na 2.º Semana de Tod@s para Td@s!

No passado dia 29 de março, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, tivemos, ainda, no café concerto tivemos belos momentos musicais com a Cristiana Paiva, do 11. º B e os Pontos Cardeais. 


Café concerto - Integrado na Semana da Leitura e na 2.º Semana de Tod@s para Td@s!

No passado dia 29 de março, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, tivemos, no café concerto a turma do 9.ºA e C a Declamar o poema "Calçada de Carriche", de António Gedeão⁣. E quem bem que eles estiveram!

Sugestões de leitura para o mês de abril

Fica a dica!

A receita do perdão


A professora da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), convidou os alunos, do 4.º ano, a colaborar na construção de um portefólio digital de ano, onde, de acordo com os conteúdos, vão colocando os seus trabalhos. Os alunos elaboraram uma "receita" sobre o tema  "Perdão", no âmbito dos conteúdos curriculares da disciplina, a título de exemplo:


Ingredientes:                         

   

2kg de humildade        

2kg de ser verdadeiro 

1kg de compreensão                

3kg de paciência

600g de amizade


Para o recheio:


6kg de empatia

Pepitas de paciência, q.b.


Modo de preparação:

    Devemos numa grande tigela colocar a paciência e a humildade e meche-se bem, a seguir junta-se ser verdadeiro,  compreensão e amizade.

    Para o recheio numa pequena taça mistura-se a empatia e as pepitas de paciência.

    Para decorar este lindo bolo pode-se colocar granulado de amor.


Bia Silva, 4. º ano, Centro Escolar de Santo André.

Segue o portefólio aqui.

Café concerto - Integrado na Semana da Leitura e na 2.º Semana de Tod@s para Td@s!

⁣⁣No passado dia 29 de março, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos, tivemos um café concerto e uma manhã mágica de muita leitura e interpretação!⁣

O Clube de Poetas e Contadores de Histórias: leitura dramatizada de textos de Afonso Cruz, da obra “A Cruzada das crianças-vamos mudar o mundo”;⁣⁣

⁣⁣As turmas de 9.ºA/9.ºC: Declamação dos poemas Calçada de Carriche, de António Gedeão e Porque, de Sophia de Mello Breyner Andresen;⁣⁣

⁣⁣As turmas de 6.ºA, 7.ºB, 8.ºD, 10.ºA e 11.ºB: Declamação de poemas da sua autoria, de Alberto Caeiro e de Manuel Fonseca; ⁣⁣

⁣As turmas de 7.º B e 11.ºA: Leitura dramatizada de textos de José Eduardo Agualusa, da obra A substância do amor; ⁣⁣

⁣Momentos musicais: Protagonizados pelos alunos, Camila Borges, Marco Assunção, Bernardo Henriques e Santiago Lucas e Cristiana Paiva;⁣⁣

⁣Foi uma manhã magnífica com muitos talentos! Todos os participantes estiveram muito bem e deve-se em parte à excelente dedicação e organização da professora bibliotecária, Elsa Abrantes.


"Cidadania online"

No dia 31 de março, decorreu na escola sede uma exposição com uma apresentação intitulada "Cidadania online - Fake News, Plágio e Direitos de Autor" , dinamizada pela Técnica de Informática, no âmbito da biblioteca escolar e do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Os principais objetivos incidem em reforçar a aplicação de regras sobre os direitos de autor (copyright) e licenciamento; sensibilizar os alunos para o respeito aos direitos autorias; para saber identificar noticias falsas e para a atribuição de Licenças Craetive Commons. 

Clica na imagem.

"Jogos Florais"

No dia 30 de março decorreu na escola sede o concurso de "Jogos florais", entre as turmas dos 5.º e 6.º anos. O concurso contou com várias categorias, nomeadamente a categoria de ilustração de texto, baseada nas obras para 5.º ano "A Viúva e o Papagaio", de Virgínia Woolf e 6.º ano "Pedro Alecrim, de António Mota, na categoria de expressão escrita, a partir de uma imagem  e ainda, de leitura expressiva, que decorreu na biblioteca, perante um júri composto por docentes da área disciplinar de Português.

E os vencedores no concurso de leitura expressiva foram: 5.º ano: 1.º lugar: Maria Dionísio; 2.º lugar: Ema Duarte e 3.º lugar João Póvoa.

Os vencedores do 6.º ano foram: 1.º lugar: Margarida Santos; 2.º lugar Celso Querido e 3.º lugar Maria Inês Silva.

Parabéns aos vencedores e também a todos os participantes que estiveram muito bem. 

No 3.º período serão dados a conhecer os vencedores das outras categorias e realizar-se-á a entrega de prémios e diplomas de participação.

"Contar histórias com robôs"

A atividade "Contar histórias com robôs", foi dinamizada no âmbito do projeto Ciência Viva e da Biblioteca Escolar, no 1.°CEB, nas turmas de 1.º e 2.º anos. Pretende-se promover o interesse, gosto pela leitura, pela escrita e desenvolver o pensamento computacional, o raciocínio lógico e cognitivo, a concentração e criatividade, a persistência e a resolução de problemas - as chamadas “soft Skills”, sempre num sentido de organização e trabalho de equipa, para promoção do sucesso escolar e inclusão. Quando programam, as crianças, divertem-se, dedicam-se, aprendem e estão motivadas, porque são confrontadas e desafiadas a encontrar soluções para problemas do seu quotidiano.

Que robô tão bem mandado! 

 "A Cruzada das Crianças"

Leitura dramatizada de textos, de Afonso Cruz, "A Cruzada das Crianças", pelo clube de poesia e contadores de histórias, integrada na semana da leitura. 

Sensibilização à pobreza, consumo e aos afetos/respeito nas relações interpessoais. 

"O homem que só queria ser Tóssan"

Concerto de leitura, no CCP, com Miguel Gouveia, "O homem que só queria ser Tóssan", no âmbito da semana da leitura.

Momento de grande inspiração! 

Motivação para a escrita com o escritor Bruno Paixão

A Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares promoveu uma "masterclass" com o escritor Bruno Paixão, dirigida aos alunos dos 10º, 11º e 12ºs anos da Escola E.B/S Dr. Daniel de Matos, no âmbito do programa de incentivo à escrita organizado pela Porto Editora.

Bruno Paixão lançou, recentemente a obra "Os Segredos de Juvenal Papisco", vencedor do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, durante as sessões procurou cativar os jovens para a sua "paixão", a escrita. Falou do seu gosto por escrever, como se dá o processo criativo e das várias ferramentas que utiliza, que estão disponíveis a todos os que queiram enveredar por este caminho.

Esta iniciativa está integrada na Semana da Leitura promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Agrupamento de Escolas.

Relativamente ao programa de incentivo à escrita promovido pela Porto Editora, tem em curso o concurso "um conto na minha terra" dirigido a todos os alunos do ensino secundário, com prémios para os três melhores. Entrega de trabalhos até 15 de maio. Participa!  

"Navegação segura na internet! 

Que perigos? 

Que consequências? 

Que estratégias de prevenção?"

No dia 27 de março, tivemos também na escola sede, do Agrupamento, os Inspetores da Polícia Judiciária, especializados na área do crime informático, a dinamizar ações de sensibilização no âmbito do tema: "Navegação segura na internet! Que perigos? Que consequências? Que estratégias de prevenção?", para os alunos do 7° e 8° ano. Porque nunca é demais falar neste assunto e alertar desde cedo os mais novos para os perigos que estão na internet.

A internet tem coisas boas mas também tem coisas más! Por isso está atento/a! 

“O Rap vai à escola” - João Nina

No dia 27 de março, no âmbito da "Semana da Leitura", o músico de RAP, João Nina, veio à escola com “O Rap vai à escola”.

A organização esteve a cargo da biblioteca do Agrupamento, com o apoio do município.

O jovem músico transmite através da música, ao ritmo do RAP, importantes valores da vida, expressando os seus sentimentos e sensibilidade para os mais jovens, que se identificam com o artista.

As músicas do artista centram-se em temas como os valores da família, da cidadania, no respeito pelo outro e também na aceitação da diferença.

Momento muito apreciado pelo público.

Chegou a Primavera! 


Para comemorar a chegada da Primavera, os alunos foram convidados a completar um acróstico a partir da palavra Primavera, à entrada da escola. E que bonito que ficou! 

Dia Mundial da Água - 22 de março

O dia 22 de março foi proclamado como o Dia Mundial da Água, através da Resolução 47/193 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 22 de dezembro de 1992. Pretende-se chamar a atenção para a importância da água doce, para a sua utilização responsável e controlo sustentáveis dos recursos de água potável. É importante alertar para importância deste recurso natural e implementar estratégias de preservação e restauração ambiental que protejam o ciclo da água e melhorem a qualidade de vida das pessoas.

Para o ano 2023 o tema é: Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento.

No agrupamento realizaram-se atividades de sensibilização para a importância deste recurso natural, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

"Dia mundial da poesia"


A biblioteca escolar, no dia 21 de março, dia mundial da poesia, promoveu alguns momentos, em que os alunos, declamaram alguns poemas de diferentes autores, entre eles, Manuel Bandeira e Fernando Pessoa, com o seu heterónimo Alberto Caeiro.

21 de Março é o Dia Mundial da Síndrome de Down 


21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com  Síndrome de Down e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades, igualdades e oportunidades que todas as outras.  A Síndrome de Down (SD) é um distúrbio genético causado pela presença de um alelo extra no cromossoma 21, que em vez  de dois, existem três alelos.  Não é uma doença e, sim, uma condição genética inerente à pessoa, porém, está associada a algumas questões de saúde. O desenvolvimento dos indivíduos está intimamente relacionado aos estímulos e aos incentivos que recebem, sobretudo nos primeiros anos de vida. 

Março mês do consumidor

15 de março 

Dia mundial do consumidor

Vivemos numa sociedade onde “usar e deitar fora” ainda é a regra.


Vivemos numa cultura de consumo e de desperdício, sem pensar nas consequências, estamos a destruir o planeta. As alterações climáticas são uma realidade, com o aumento da frequência e intensidade de fenómenos extremos um pouco por todo o mundo serve de alerta para todos.
É urgente e fundamental que comecemos desde já a adotar padrões de produção e consumo mais sustentáveis. 

Os nossos comportamentos do dia-a-dia contribuem para as alterações climáticas e para a degradação ambiental do nosso planeta.
As crianças e jovens devem estar sensibilizados e incentivados a fazerem escolhas mais sustentáveis de produtos e serviços com menor impacto ambiental, usar menos recursos, que durem mais tempo e que produzam menos resíduos, na perspetiva de uma economia circular e de um futuro mais sustentável.

Os mais novos têm um papel importante e fundamental nas mudanças do presente e na construção do futuro!

SABIAS QUE o ciclo de média de vida de um telemóvel é de apenas 3 anos? Na União Europeia, em cada um desses anos e para cada 632 milhões de aparelhos existentes, libertam 14 toneladas de CO2 (dióxido de carbono) para a atmosfera, o equivalente a um quarto das emissões médias em Portugal nos últimos anos. Se aumentarmos o seu tempo de vida útil em cinco anos é o mesmo que tirar de circulação todos os carros em Portugal durante um ano e não vamos falar nos recursos naturais que são necessários para fazer um único telemóvel, porque é alarmante. Estima-se que, nos próximos 15 anos, as tecnologias de comunicação vão ser responsáveis por 14% da pegada ecológica global. Se quiseres saber mais clica aqui.

Vem aí a 2.ª semana "De tod@s para tod@s".

Contamos com tod@s! 

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de março 


Agora, de Miguel Torga

Abre-te, Primavera!

Tenho um poema à espera

Do teu sorriso.

Um poema indeciso

Entre a coragem e a covardia.

Um poema de lírica alegria

Refreada,

A temer ser tardia

E ser antecipada.

Dantes, nascias

Quando eu te anunciava.

Cantava,

E no meu canto acontecias

Como o tempo depois te confirmava.

Cada verso era a flor que prometias

No futuro sonhado…

Agora, a lei é outra: principias,

E só então eu canto confiado. 

Semana da leitura em Voz alta na Biblioteca


No dia 1 de fevereiro celebrou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta .

A semana da leitura em voz alta na Biblioteca foi uma iniciativa lançada pelo PNL 2027 e teve como mote: Faz ouvir a tua voz! 

Durante o mês de fevereiro, foram várias turmas que vieram até à biblioteca fazer ouvir a sua voz. Os alunos fizeram a leitura em voz alta, de passagens de livros, de diferentes autores.

Ler em voz alta desperta o gosto pelos livros, pela leitura e pela palavra. Melhora a capacidade de concentração, de atenção e da comunicação.

A Biblioteca Escolar agradece a colaboração das professoras de Português e dos alunos que se associaram à iniciativa. Clica aqui

Encontro dos Afetos⁣⁣

⁣⁣

Teve início na EB de Arrifana, no passado dia 10 de março, a exposição "Encontro dos Afetos" promovida pelo AEVNP em articulação com a CLDS 4G DE Vila Nova de Poiares “Somos Um Só”. ⁣⁣

⁣⁣

A exposição itinerante vai passar pelas quatro Escolas (EB de Arrifana, EB de Vila Nova de Poiares, EB de S. Miguel e Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos), entre os dias 10 e 22 de março.⁣⁣

⁣⁣

Estão todos convidados! ⁣⁣

E o livro mais fixe no Agrupamento foi "Avozinha Gângster"


Do resultado do escrutínio, no "livro mais fixe", o livro com mais votos no Agrupamento foi a "Avozinha Gângster", de David Walliams, seguindo-se o "Diário de Anne Frank".

Ficamos a aguardar os resultados a nível nacional. 

Dia das votações no livro mais fixe


Decorreu no dia 7 de março, na biblioteca escolar, o escrutino e votação no "livro mais fixe". Os alunos, durante o período da manhã, dirigiram-se à biblioteca e exerceram o seu direito ao voto. Ainda durante a manhã, foi feita a contagem dos votos, pelos elementos que faziam parte da mesa.

Cartazes realizados no âmbito do projeto " Miúdos a Votos, o livro mais fixe!"

Os alunos das turmas dos 6.º anos,  A e B, realizaram cartazes na disciplina de Educação Visual e Tecnológica, para promoção dos livros a votação.

Concurso Artistas Digitais 2022/2023

Gostas de arte digital? És criativo? Tens imaginação e és um cidadão exemplar?

Então este concurso é para ti!

A edição deste ano letivo do concurso Artistas Digitais, a XXII, organizada em parceria com a Direção-Geral da Educação, propõe o tema "Ética e Cidadania" para todas as categorias do concurso (Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos). Regulamento do concurso aqui.

Se tens interesse em participar, fica atento às redes sociais e site da tua biblioteca escolar, porque no 3.º período, a biblioteca escolar dará workshops de arte digital. 

Participa nesta pintura digital!

"Arruda" - Miúdos a votos


No âmbito do projeto " Miúdos a Votos, o livro mais fixe!" , os alunos dos 6º A e 6ºB dinamizaram a campanha eleitoral, tendo realizado uma "arruada" no recinto da escola e um debate aberto à comunidade escolar. Elaboraram cartazes para promover os seus livros preferidos que estão expostos no Polivalente.

Exclusão NÃO é opção!


Projeto dinamizado no âmbito dos DAC, por alunos da turma do 9.º C, "Igualdade de Oportunidade e uma Escola Inclusiva para Todos", para o concurso Escola Alerta! 

Tempo de Antena

Podcasts elaborados pelos alunos da Escola EB 2.3./S Dr. Daniel de Matos, Vila Nova de Poiares, no âmbito da iniciativa/projeto " Miúdos a Votos".

Durante o mês de fevereiro estão a decorrer os tempo de antena de rádio, na Rádio Miúdos. Estejam atentos!

Que comece a campanha eleitoral "Miúdos a votos: quais os livros mais fixes?".

"Semana dos Afetos"

Na semana dos afetos leu-se a história “ Filhos do Coração “, nas turmas do 1.º CEB, dos autores Alexandra Borges e Luís Figo, sensibilizando para a escravatura  de crianças e ao valor da família, a biológica  e a do coração! As vendas do livro revertem para a ONG Americana "Touch a Life Kids", para resgatar e cuidar das crianças escravas no Gana.


"Semana dos Afetos"

O que são afetos?

No passado dia 14 de fevereiro celebrou-se o "Dia dos Namorados", na escola, comemorou-se durante essa semana, a "Semana dos Afetos" e a Associação de Estudantes, quis saber o que os alunos entendem por afetos. 

"Semana dos afetos"

O que é o amor para ti?

Numa palavra ou frase, diz-nos o que é para ti o amor? Vai ao mural do padlet, à secção do teu ciclo de ensino e deixa-nos a tua opinião. Se não conseguires, pede ajuda para publicares, a tua opinião é importante para nós! Clica aqui.


7 de fevereiro "Dia internacional da Internet Segura"


Para assinalar o Dia Internacional da Internet Segura, estão a ser dinamizadas dois tipos de sessões diferentes, na semana de 6 a 10 de fevereiro, destinadas a alunos do 1.º e 2.º ciclos.

A internet é uma ferramenta muito útil nos dias de hoje, que veio para nos facilitar algumas tarefas da vida, mas da mesma forma que encontramos benifícios, também existem perigos que afetam as crianças e jovens. Embora qualquer ameaça possa afetar qualquer utilizador, também as crianças e jovens se tornaram alvo dos cibercriminosos, por isso, é importante sensibilizar para o uso seguro da Internet e das novas tecnologias de forma mais consciente e responsável

Numa sociedade cada vez mais digital e ligada em rede, é fundamental sensibilizar os alunos para os perigos e cidadania online. Os principais objetivos destas ações de sensibilização é alertar os alunos para os perigos que existem na internet, a desinformação, plágio e direitos de autor.

Celebração do centenário de Eugénio de Andrade

No dia 19 de janeiro celebrou-se o centenário de Eugénio de Andrade, com a  apresentação da biografia do autor e declamação de poesia da sua autoria, pelos professores e alunos.

Já conheces o novo espaço da biblioteca escolar?

Pois é! A tua biblioteca escolar tem uma nova configuração, com um espaço mais acolhedor e muito mais bonito.

Não podemos descartar os desafios da mudança, para a promoção de aprendizagens mais significativas e para isso é importante garantir  ambientes de informação e conhecimento acolhedores, que apoiem, desafiem, transformem e empoderem de forma eficaz e inovadora(RBE).⁣⁣


A multiplicidade de projetos que a escola integra no seu Projeto Educativo e Plano Anual de Atividades espoletaram a necessidade de uma biblioteca que⁣⁣ favoreça o conforto, a exigência da multifuncionalidade e da versatilidade.⁣

Para o efeito tornara-se premente reequacionar a organização do espaço físico, adequando os seus recursos às necessidades dos seus utilizadores, ao mesmo tempo que se pretendia promover a inclusão, cuidar do acolhimento e proporcionar a flexibilidade.⁣⁣

Obrigada a todos que contribuíram para melhorar a nossa biblioteca escolar!


E agora, não se esqueçam de nos visitar! 






Webinars para apoiar a campanha eleitoral de ‘Miúdos a Votos’ - 2.º e 3.º ciclos

A campanha eleitoral aproxima-se. A partir de 1 de fevereiro, os alunos podem colocar cartazes na escola, distribuir propaganda, organizar comícios e debates, gravar tempos de antena para a rádio, entre muitas outras atividades.

Para preparar esta fase, a equipa organizou uma série de webinars, facultativos, abertos a quem quiser participar. A inscrição prévia é obrigatória. Seguem os temas, as datas e o link para a inscrição. Em breve serão enviadas mais indicações sobre a campanha eleitoral.

 

31 janeiro, 10h30

Miúdos a Votos: o que fazem os jornalistas? (2º e 3º ciclos)

A equipa da revista VISÃO Júnior falará sobre como trabalham os jornalistas e sobre os trabalhos jornalísticos que os alunos poderão realizar no âmbito dos 'Miúdos a Votos'. Responderá também a todas as perguntas que os alunos queiram colocar.

Inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_c7WSAcouR7a235cOZI_ArA

 

Bom trabalho e boas leituras!

“Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?” 

Os alunos foram chamados a eleger os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral.

A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, participando, como se desenrola todo o processo eleitoral.

Recebidas todas as propostas, foram contabilizadas para se apurar quais os livros que reuniam o maior número de apoiantes e a equipa de Miúdos a Votos lançou a lista de livros candidatos.

Eis os títulos dos livros que vão às eleições de 'Miúdos a Votos', a 7 de março para cada ciclo de ensino, aqui.

"https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2022-12-14-os-livros-nomeados-para-as-eleicoes-deste-ano/"

Miúdos a votos

Os alunos do 6. º ano assistiram, no dia 23 de janeiro, a um Webinar com o tema " Miúdos a votos: Como fazer um podcast ".

Foi uma sessão prática com o coordenador da Rádio Miúdos,  João Pedro Costa, sobre como gravar um tempo de antena de rádio para a campanha eleitoral de Miúdos a votos.

A equipa dos Miúdos a Votos relembra que os podcasts para os tempos de antena de rádio da campanha eleitoral de Miúdos a Votos devem ser enviados até dia 31 de janeiro. Encontra-se neste documento todas as indicações úteis sobre como criar, gravar e enviar os trabalhos. Agradece que preencham no formulário quais as ações de campanha que estão a ser pensadas e preparadas na escola. Será a partir dele que serão escolhidos os locais de reportagem. Pode também enviar simplesmente informação para miudosavotos@visao.pt.


Bom trabalho e boas leituras!

Concurso Autores Digitais 2022/2023


O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais que tem como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. 

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde um dos temas da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 

São admitidas a concurso todas as histórias que  abordem qualquer uma das áreas temáticas de educação para a cidadania, sendo avaliadas, à posteriori, por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores desta edição. Aos três primeiros lugares de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições em: https://forms.gle/uHCY3iekhCGDUX9SA 

Mais informações sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/


a mentira do sapo.pdf

"Ser verdadeiro"- EMRC


Os alunos dos 4.º anos, do 1.º CEB, na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), exploraram o tema "Ser verdadeiro". A professora apresentou aos alunos a história "A mentira do sapo" e convidou-os a dar outro final à história, tendo em conta a importância da verdade na vida de todos e na relação com os outros. 

Os resultados encontram-se num mural do padlet e podem ser vistos aqui.

Rosário Virgílio,  professora de EMRC

"O MURO", uma história de Joseph Fort Newton


A professora bibliotecária dinamizou e contou, no centro escolar de São Miguel, a história "O muro", de Joseph Fort Newton.

Na história, um Rei decide expulsar do seu Reino todos aqueles que são diferentes dele e construir um muro para os manter afastados. No entanto, este Rei rapidamente se apercebe de que, sem pessoas com diferentes talentos e conhecimentos, o seu Reino não poderá continuar a prosperar.

Este livro, está repleto de significado e mensagens positivas sobre o valor da diversidade, aceitação das diferenças e integração.

«Construímos muitos muros e não pontes suficientes.», Joseph Fort Newton 

Lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris”

 

No dia 12 de dezembro decorreu nos centros escolares do Agrupamento, o lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris”. No ano letivo anterior, os alunos dos 1.º  2.º anos e Jardins de Infância, participaram no projeto “Histórias da Ajudaris”, com o tema “Água” e viram algumas das suas histórias selecionadas e publicadas em livro. Os principais objetivos com este projeto passam por promover a leitura, a escrita, a arte e a cidadania.

O projeto foi dinamizado pela Técnica de Informática, Patrícia Marques, juntamente com as professoras titulares das turmas envolventes.

Recorde-se que a Ajudaris é uma associação particular de carácter social e humanitária de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

No dia do lançamento dos livros, os pequenos GRANDES autores, preparam com as professoras titulares e a professora bibliotecária, pequenas apresentações das suas histórias, para o público que assistia. No público estavam pais e /ou encarregados de educação, a Dra Cristina Vieira, representante da associação Ajudaris, o subdiretor e coordenador do 1.º ciclo, a Técnica de Informática, entre outros convidados. No final das apresentações todos os participantes puderam desfrutar de um pequeno lanche convívio, com biscoitos preparados pelos alunos do curso de Restauração e Bar, sob a orientação da formadora Odete Lopes, a acompanhar com chá e sumos.

Foi um dia em cheio, de muita satisfação e alegria da parte de todos.

A venda dos livros reverte a favor da associação Ajudaris e será para apoiar e ajudar os mais desfavorecidos.

clica aqui 

Tertúlia de Natal ⁣⁣⁣

Encontros que enchem o coração - Nós com os Nossos - Tertúlia de Natal ⁣.


Um convite da professora Ana Silva do Agrupamento, que juntamente com os alunos do 9.°ano de educação visual ouviram e partilham histórias com os mais velhos da ICREATE e o Centro de dia da Irmandade de Vila Nova de Poiares⁣⁣.

Maratona de Cartas - Amnistia Internacional

"Os alunos da turma 11.º B, da Escola Dr. Daniel de Matos, em Vila Nova de Poiares, foram desafiados a participarem na 21ª edição da Maratona de Cartas. Trata-se do maior evento de Direito Humanos, promovido pela Amnistia Internacional e que conta com a participação de milhões de pessoas em todo o mundo.

Ao aderir a esta iniciativas, os alunos tornarem-se embaixadores de cada um dos cinco casos a que se destinam os apelos da Maratona de Cartas 2022. Assim, convidam todas as pessoas a participar como promotoras dos Direito Humanos."

Para votar deve-se associar a assinatura ao código do AEVNP, LW6K para que a escola Dr. Daniel de Matos recolha o maior número de apelos possível. 

"https://mundialfm.sapo.pt/"



Leitura autónoma na biblioteca

Durante o 1.º Período, alunos do 2.º ciclo, deslocaram-se várias vezes à biblioteca escolar da Escola Dr. Daniel de Matos, com a professora de português, para leitura autónoma. 

Dia Mundial da Filosofia

A 17 de novembro assinalou-se o Dia Mundial da Filosofia, traduzindo o reconhecimento da sua importância, e do seu ensino, para o desenvolvimento de pessoas mais críticas, mais reflexivas, mais capazes de pensar a solução para os problemas éticos e políticos que preocupam as nações e os indivíduos em todo o mundo.

Para o celebrar, os alunos dos 10.o e 11.o anos produziram e publicaram vários documentos de divulgação dos trabalhos desenvolvidos colaborativamente nas aulas, com o propósito de alertar a comunidade escolar para os riscos da desinformação, mobilizando os conhecimentos adquiridos sobre a fundamentação epistémica do conhecimento como crença verdadeira justificada para a leitura, interpretação e reflexão sobre fenómenos atuais. 

Cientes da presença tentacular das redes sociais nas nossas vidas, e de que são infinitas as situações argumentativas nas quais nos podemos envolver, a atividade ‘Detetive de Falácias’ permitiu dar um primeiro passo na análise da estrutura lógica do pensamento humano e ganhar um conjunto de instrumentos que permitirá uma maior consciência (e controlo) do próprio pensamento, para inferir se estão perante um inferência legítima ou um argumento falacioso. Por último, aceitando o desafio proposto pela UNESCO para este ano, de se refletir sobre ‘O Humano do Futuro’, os alunos do 10.o ano mostraram o interesse e a atualidade de alguns fragmentos pré-socráticos na instauração de importantes implicações filosóficas, salientando o parentesco inicial da Filosofia com a Poesia.

Helena Castelo, professora de Filosofia

Miúdos a Votos

"Miúdos a votos é um projeto da iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da VISÃO Júnior, que promove simultaneamente leitura e cidadania. Os alunos são chamados a elegerem os livros que mais gostaram de ler, num projeto que lhes permite perceber para que serve e como se organiza um processo eleitoral. A iniciativa, que se desenrola ao longo de todo o ano letivo, segue as regras e procedimentos de umas eleições políticas (recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação, escrutínio), permitindo aos jovens compreenderem, participando, como se desenrola todo o processo eleitoral."

Com o objetivo de desenvolver o projeto “Miúdos a Votos”, dinamizaram-se na BE, sessões de leitura, dando a conhecer determinadas obras, com o propósito de informar e motivar os alunos para a leitura e de forma informada apontar a sua obra preferida.

A escolha dos livros candidatos já ocorreu, durantes os meses de outubro e novembro, a lista também já foi publicada com os livros selecionados, a próxima fase será a campanha eleitoral, onde os alunos defenderão publicamente o livro que mais gostam.

Para mais informações consultar o site: "https://visao.sapo.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2022-09-12-regulamento-miudos-a-votos-2022-23/"

Clube de Poesia e Contadores de Histórias

Os alunos do Clube, sob a orientação da professora bibliotecária, Elsa Abrantes, têm lido e contruído poemas/Textos utilizando metodologias diversificadas e motivadoras.

Preparam a leitura em coro de uma lengalenga, com o grupo da ICREATE, objetivando a interação entre gerações. Há aprendizagem e divertimento.

No âmbito do Projeto a Ler+ têm sido dinamizadas sessões com elementos da companhia de teatro (Vítor e Luís) com quem aprendem técnicas de aquecimento de voz, escrevem inspirando-se em letras de músicas e ouvem a sua inspiração e criatividade. Os alunos promovem sessões de leitura para os colegas, em contexto de sala de aula.

No final miúdos e graúdos juntam-se à Gala para mostrarem Talentos.⁣

Centenário do nascimento de José de Saramago - "O Conto da Ilha Desconhecia"

No âmbito da comemoração do centenário de José Saramago,  os alunos da turma C do 9.° ano do AE de Vila Nova de Poiares dramatizam "O Conto da Ilha Desconhecia", com a colaboração da Companhia de Teatro Experimental de Poiares, os atores Victor e Luís, da professora Fátima Coimbra  e dos alunos do 9.°A.⁣⁣ 

Centenário do nascimento de José de Saramago


O escritor português José Saramago celebraria, no dia 16 de novembro, o centenário do seu nascimento.

O Nobel da Literatura, atribuído em 1998, foi homenageado, na nossa biblioteca escolar com a leitura, em grupo, de excertos da obra "A Maior Flor do Mundo".

Saramago foi o mote para iniciativas de artes performativas, Literatura, conferências ou exposições.

Saramago nasceu numa aldeia do Ribatejo em 1922, faleceu em 2010 em Lanzarote, ilha espanhola nas Canárias, onde viveu com a mulher Pilar del Rio.

Turma do 4.º ano do centro escolar de São Miguel.

"Dia de São Martinho"

No dia 11 de novembro comemorou-se em todos os centros escolares do agrupamento, o "Dia de São Martinho".

Algumas turmas fizeram pequenas dramatizações sobre a lenda de São Martinho, contaram-se histórias e cantaram-se lindas canções. 

No final, as crianças assistiram ao processo, de assar as castanhas na fogueira, uma técnica cultural ancestral, que depois comeram posteriormente.

Workshop - Canva


Nos dias 5 e 6 de dezembro, pelas 14h30, vai decorrer na biblioteca escolar, uma vez mais o workshop sobre a plataforma de conteúdos visuais "Canva".

Vem aprender a dominar o digital e desenvolve literacias digitais que te ajudarão a ter uma aprendizagem mais autónoma, mais criativa e realiza trabalhos dinâmicos e interativos.

Projeto “Livros Andarilhos”


No passado dia 24 de outubro, comemorou-se o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, em todos os Centros Escolares do Agrupamento. 

Para esse efeito houve articulação entre o 1º CEB e o Pré-escolar, tendo sido um dia dedicado às histórias e contos.

Nesse mesmo dia, nos Jardins de Infância, foi dado o primeiro passo para o desenrolar do Projeto “Livros Andarilhos” com o envio de um desdobrável aos pais, onde se apela à leitura em família, pois ouvir histórias ajuda as crianças a gostarem de livros e motiva-as para a leitura.

Jardim de Infância de São Miguel, pela Educadora Teresa Diogo.

Workshop - Canva


Nos dias 21 e 22 de novembro, pelas 14h30, vai decorrer na biblioteca escolar o workshop sobre a plataforma de conteúdos visuais "Canva".

Vem aprender a dominar o digital e desenvolve literacias digitais que te ajudarão a ter uma aprendizagem mais autónoma, mais criativa e realiza trabalhos dinâmicos e interativos.


Traz o teu computador, internet e aparece!


Workshops com a tua biblioteca escolar


Durante o ano letivo 2022/2023, serão dinamizados vários workshops no âmbito da biblioteca escolar, direcionados para os alunos. Estes workshops permitem desenvolver, competências digitais essenciais para uma aprendizagem mais autónoma e para a vida. 

Os workshops irão decorrer no período das tardes, das segundas-feiras ou terças-feiras, das 14h30 às 16h.

Os recursos digitais a abordar vão ao encontro das necessidades dos alunos, nomeadamente, incentivo à aprendizagem autónoma, ao trabalho colaborativo, à comunicação, à interação e à inclusão.

Pretende-se promover a literacia digital, dos media e da informação, nos alunos, habilidades necessárias para alcançar competências digitais, sustentadas por competências na área das TIC  e na utilização do computador e da internet.

A TERRA TREME

No dia 9 de novembro, às 11:09 horas, a escola promoveu um exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico, denominado A TERRA TREME, com o apoio da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Também a biblioteca escolar está preparada para estas situações de risco e os alunos, que no momento, se encontravam no local, tomaram as devidas medidas de precaução. 

Ao toque de alerta, os alunos procuraram um local de proteção seguro e durante um minuto executaram os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.


A Ajudaris e a tua biblioteca escolar convidam-te a participares neste projeto

A Ajudaris convida anualmente, sob a forma de um desafio criativo, as escolas a participarem com a escrita de uma ou mais histórias sobre temas ligados à cidadania que já são trabalhados em sala de aula e/ou envolvendo os pais. Conta com o apoio institucional de várias entidades como o PNL, RBE e Universidades. Estas histórias são ilustradas por artistas conceituados e o resultado é uma obra coletiva imperdível em que as crianças sentem o poder da autoria e dão autógrafos. 

Este ano o tema é “A Paz” e porque os tempos desafiantes que atravessamos impelem-nos para cultivar a paz e a harmonia com vista ao bem comum de toda a humanidade indo de encontro à implementação da Agenda 2030 que visa a promoção da paz e da justiça. Tendo como principais objetivos incentivar o gosto pela escrita, leitura, arte e cidadania, partilhando as boas práticas já desenvolvidas pelas escolas e segundo vários autores, aprender por projetos promove a participação ativa dos alunos, envolvendo-os, atribuindo maior significado às aprendizagens adquiridas.

A biblioteca escolar convida professores e alunos a participarem neste projeto em sala de aula, na Biblioteca, ou em Família, vamos criar textos como complemento ao currículo e que podem assumir qualquer género literário para dar visibilidade e reconhecer as boas práticas dos Educadores e Professores solidários. Vamos proporcionar o poder da autoria aos pequenos grandes autores e paralelamente incutir competências fulcrais e necessárias ao perfil do aluno do século XXI.

No ano letivo anterior 5 turmas da nossa escola viram as suas histórias selecionadas e que serão publicadas. Se também tu queres fazer parte deste projeto e veres a tua história publicada, fala com a tua professora ou o teu professor!


Vamos viajar pelo mundo dos textos?

Regulamento '23: Aqui!

Inscrições '23: Aqui!

Todos os participantes terão direito a um certificado de participação

As inscrições são até ao dia 31 de janeiro.

O envio das histórias é até ao dia 31 de março de 2023.

Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

MIBE - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares - Ler para a paz e harmonia

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, relativamente ao conteúdo dos "Direitos Humanos", convidam-se todos os alunos a colaborar na construção de um mural colaborativo, com conteúdos relacionados com o tema em questão. Este é um tema desenvolvido nomeadamente 5.º, 6.º e 7.º anos, não estando os outros impossibilitados de participar, muito pelo contrário, contamos com a colaboração de todos para mostrar à comunidade educativa o olhar de cada um sobre o assunto na atualidade. O objetivo principal destas ações é de promover a compreensão dos direitos humanos e relacionar os princípios fundamentais dos direitos humanos com o exercício da cidadania.

Deixa aqui o teu "olhar" sobre o assunto. Contamos contigo!

Clica aqui para começares.

Ida a Lisboa ao teatro da Trindade


Integrada nas atividades do Clube, reportando-nos para o ano letivo 2021/2022, os alunos vencedores do Prémio Autárquico “Aristides de Sousa Mendes e outros salvadores nacionais” -  deslocaram-se a Lisboa, ao teatro da Trindade, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, para assistir, in loco, à peça de teatro que os inspirou na realização das suas atividades. A encenação da peça “Anne Frank” foi da responsabilidade de Marco Medeiros e está em cena até dia 30 de dezembro. No final do espetáculo os alunos fizeram questão de ir cumprimentar os atores, em especial a protagonistas Beatriz Frazão. Gostaram imenso da experiência porque para todos foi a 1.ª vez que foram a uma sala de teatro”.

Dia de aulas ao ar livre





Estar no exterior ajuda a concentrarem-se, fomenta a criatividade e imaginação e pode simplesmente ser mais divertido.

As crianças que hoje têm liberdade para brincar — fazendo amigos, aproveitando o momento, divertindo-se — estão mais bem preparadas para o que quer que o amanhã lhes reserve. Brincar ajuda as crianças a construírem amizades, a testarem os seus  limites e a resolverem os seus próprios problemas. É essencial para o desenvolvimento da criança e para o usufruir da sua infância. (aulasaorarlivre.pt)


No âmbito das atividades inerentes ao “Dia de aulas ao ar livre”, no Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, os alunos desenvolveram atividades na biblioteca em articulação com o PES, ECO Escolas e disciplinas curriculares.

Aprenderam a encontrar os livros nas estantes, a utilizar recursos da biblioteca e a descobrir livros de interesse para leitura, em grande animação e interesse!

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.

O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS. (https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html)

Visita dos alunos de 5.º ano à biblioteca escolar 

O tema do Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2022 é Ler para a Paz e Harmonia Globais e centra-se no papel que a leitura e os livros representam na construção da paz, união, inclusão e democracia, face ao atual momento de invasão militar em larga escala da Rússia contra a Ucrânia, iniciado a 24 de fevereiro de 2022 e, segundo vários analistas a maior invasão militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

No mundo atual, onde impera a ansiedade e o stresse, há necessidade, cada vez mais, de harmonia e conforto e  os livros são os remédios para a reposição do equilíbrio emocional, paz interior e promoção da harmonia global. Segundo, a IASL todos nós somos o mundo e as crianças podem tornar o mundo num lugar melhor para se viver.

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar, assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, que em 2022, corresponde ao dia 24. (BAD)

Durante o mês de Outubro, os alunos de 5.º ano visitaram a biblioteca, conheceram o funcionamento da mesma, e entraram no mundo encantado das histórias!

Também se contaram histórias nos Centros escolares com “O Livro da Paz”, de Todd Parr; no 2º ciclo “A História do Homem Calado”, de Walter Hugo Mãe e “A Guerra”, de José António Pina, no 3.º ciclo. Dinamizaram-se atividades conducentes à reflexão, à partilha ao contributo para a sensibilização de situações, à partida simples, como por exemplo a mentira- mas potenciadoras de conflitos injustos e cruéis. Em oposição a esta temática foi explorada o tema da PAZ; o contributo de todos para o garante da sua existência.

No dia das bibliotecas escolares – 24 de Outubro – contaram-se histórias nos vários centros escolares e nas turmas do 2º ciclo desenvolveram-se atividades de reflexão/discussão na BE. No 3ºciclo/secundário desenvolveram-se atividades no âmbito do projeto “Leva-me contigo”.

No centro escolar de são Miguel, foram dinamizadas sessões de contadores de histórias pelas professoras do centro-professora Teresa, Gabriela da BE, que encantou o público assistente!

Sessão de apresentação do livro «Casa de Palavras» de António Mota e Daniel Completo


No dia 6 de outubro, os alunos do 1.º CEB, assistiram pelo youtube à apresentação do livro «Casa de Palavras» de António Mota e Daniel Completo, a exposição dos autores foi magnífica levando a imaginação das crianças e professores a voar ao som da música de Daniel Completo.

As palavras de António Mota prenderam a atenção das crianças, que acompanharam com entusiasmo e ao mesmo tempo foram batendo palmas ritmicamente e entoando as canções.

O livro « Casa de Palavras» tem poesias temáticas que podem ser trabalhadas e exploradas na sala de aula estimulando o gosto pela poesia, a rima, a métrica...

Ao lermos alguns dos poemas na sala de aula sentimos as palavras numa dança incessante, que nos levou a viajar no «reino da imaginação».


Obrigada pela partilha!

Trabalho realizado pela aluna Mariana Rosário Santos, da turma do 3.C, do Centro Escolar de Santo André.

Comemoração da Implantação da República Portuguesa


A Biblioteca Escolar comemorou a Revolução da Implantação da República, de 5 de outubro de 1910, na primeira semana deste mês. Foi feita uma exposição dedicada ao tema da República, lembrando esta revolução bem-sucedida e apelando à divulgação dos seus ideais, assentes nos valores universais da liberdade, igualdade, fraternidade.

Os alunos foram convidados a colar as fotografias dos Presidentes da República de Portugal, num cartaz elaborado para o efeito.

5 de Outubro - Implantação da República 


A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.

Diversas forças militares sublevam-se na noite de 3 para 4 de outubro 1910 contra a monarquia. Após acesos combates a monarquia é derrubada e dois dias depois proclama-se a República.

A proclamação da República é feita das varandas da Câmara Municipal de Lisboa na manhã do dia 5 de Outubro de 1910. Trata-se do resultado de um longo processo, iniciado ainda no século XIX, que foi criando na população, especialmente em algumas elites, a vontade de mudar o regime.

Os confrontos que envolvem civis e militares, de um lado e do outro, a partir do dia 3 de Outubro, dão a vitória ao partido republicano.

Logo no dia 5 o rei e a família abandonam Portugal embarcando na Ericeira a caminho do exílio. "https://www.cm-smpenaguiao.pt/noticias/dia-5-de-outubro-implantacao-da-republica-portuguesa/"

Para saberes mais clica aqui.

Gala da Educação a  4 de Outubro


No dia 04 de outubro, o Centro Cultural de Poiares encheu-se para um momento de reconhecimento do valor, do mérito e da excelência escolar dos alunos do concelho. Estudantes e respetivas famílias, professores, assistentes técnicos/operacionais, responsáveis pela direção do agrupamento, autarquia, juntas de freguesia, empresas, associações e instituições do concelho, reuniram-se para prestar homenagem aos que mais se destacaram no ano letivo 2021/2022.⁣⁣

⁣⁣

O reconhecimento público prestado aos jovens que concluíram o ensino secundário e aos alunos distinguidos com os diplomas de Mérito e/ou de Valor, permitiu realçar o papel fundamental dos jovens na sociedade, e esta diferenciação positiva ao nível das competências e do mérito de cada um, devem simultaneamente servir de exemplo e de recompensa por toda a sua dedicação, esforço e empenho.⁣⁣

⁣⁣

A cerimónia foi abrilhantada por alunos, ex-alunos, professores, funcionários, CTEP - Companhia de Teatro Experimental de Poiares, Academia de Música Gabriel de Matos... 

A todos os alunos que saíram agora do Agrupamento, queremos dizer-vos que esta escola será PARA SEMPRE VOSSA TAL COMO A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR! Aos que continuam a caminhada no Agrupamento, desejamos que esta distinção se constitua como um incentivo para continuarem a fazer mais e melhor!⁣⁣ 

Selo de Segurança Digital de Ouro

Ao Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares foi atribuído um Selo de Segurança Digital de Ouro (eSafety Label), o que quer dizer que os nossos alunos em termos de segurança digital online na escola, estão num ambiente digital seguro. A escola quer o melhor para os alunos e restante comunidade educativa e ensina a tirar o máximo partido das tecnologias modernas, minimizando os riscos. Parabéns a todos! 

Tudo o que precisas de saber para fazeres um bom trabalho académico

O professor pediu-te para fazeres um trabalho e não sabes por onde começar? Consulta o separador da literacia da informação, lá encontras tudo o que precisas saber para fazeres um bom trabalho académico. Bom trabalho!


Histórias do 1.º ciclo e Pré-escolar vão ser editadas em livro

Os alunos do 1.º ciclo, no ano letivo anterior, construíram e inventaram histórias, com o tema “A Água”, participaram no concurso do projeto “Histórias da Ajudaris” e foram selecionadas para serem editadas em livro. As turmas selecionadas foram: o 1.º A, da EB de São Miguel, com "O lixo voltou para o lugar dele"; 1.º A, da EB de Santo André, com "Uma história de Piratas" e 1.º A e 2.º B da EB de Arrifana, com  "A aventura do Pipo". Também o Jardim de Infância da Salas 1 e 2 viu as suas histórias selecionadas, com os temas: "A Aventura da Mini Gota" e "Uma bela ideia". 

É um projeto de empreendedorismo social, que desafia anualmente crianças de todo o país a escreverem histórias para ajudarem outras crianças. Os objetivos do concurso incidem na construção do pensamento critico e do sentido de cidadania, além do desenvolvimento das suas competências de literacia da leitura e da escrita”. As histórias coletivas selecionadas serão representadas nos livros, bem como em qualquer outra atividade, no âmbito do projeto.

Ao mesmo tempo que os alunos colocavam a criatividade e a imaginação em ação, aprendiam e desenvolviam competências digitais e utilizavam os recursos tecnológicos para edição dos textos.

Ilustrações realizadas pelos alunos.

Transformar a educação-Dá voz às tuas ideias

Reconhecendo que a educação é um bem comum o Secretário-Geral António Guterres convocou uma Cimeira da Educação Transformadora (Transforming Education Summit– TES), a acontecer em Nova Iorque, nos dias entre 16, 17 e 19 de setembro de 2022. 

A Cimeira foi precedida de um processo preparatório inclusivo e aberto que incluiu consultas nacionais em mais de 100 países, entre os quais Portugal.

Dele resultaram Linhas de Ação Temática (Thematic Action Tracks) globais que “destacam as áreas que exigem maior atenção e ação”.

A Rede de Bibliotecas Escolares lançou a iniciativa, - Transformar a educação-Dá voz às tuas ideias - da qual se esperam futuros encontros e decisões para tornar a educação equitativa, de qualidade e relevante, para enfrentar os desafios do século XXI.

Os objetivos prendem-se com:

1.  Provocar a reflexão, discussão e ação dos alunos sobre o futuro da educação.

2. Recolher soluções para transformar a educação.

3. Partilhar com os dirigentes da educação as propostas apresentadas. 

(transcrição RBE com supressões e adaptações)


Participaram na iniciativa as turmas dos 10.º e 11.ºanos em articulação entre a BE e a disciplina de Filosofia, com a colaboração da professora Helena Castelo. Do debate (fundamentado com informação e visualização de vídeos) resultaram reflexões posteriormente apresentadas nas sessões de discussão com outras escolas.

De ressalvar que as ideias sugeridas pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, são de grande valor, passíveis de impulsionar uma melhor escola!

"Dia Europeu da Línguas"

O dia Europeu da Línguas, celebra-se, anualmente, a 26 de setembro, os alunos participaram na atividade dos Trava-línguas. O desafio pautava-se por apresentar trava-líguas em três línguas diferentes.

Entenda-se que Trava-língua é um jogo de palavras que faz parte da literatura e da cultura popular. Na sua essência, trava-línguas são frases difíceis de pronunciar, pois possuem sílabas com sons parecidos.


A Mariana Simões do 6ºA, foi quem melhor executou a tarefa!

Ano letivo 2021/2022


"Visita da escritora Lurdes Breda às escolas do primeiro ciclo do ensino básico"

No dia 7 de junho, as professoras do Departamento de Educação Especial, dando cumprimento a uma das atividades propostas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, receberam, nas escolas do primeiro ciclo do ensino básico do Agrupamento, a escritora Lurdes Breda, amplamente conhecida pela sua vasta obra no domínio da Literatura para a Infância e para a Juventude e pela forma como encara as particularidades de cada ser humano. 

Os alunos dos terceiro e quarto anos participaram numa sessão com a escritora. Foram alvo de uma sensibilização para a necessidade de respeito e de aceitação da diferença, adquirindo  a consciencialização de que todos carecem de alguma espécie de apoio numa ou noutra área. O importante é contornar as dificuldades e adotar estratégias de superação! Além disto, conheceram e apreciaram algumas das obras da escritora. Foi notório o significativo interesse dos alunos e o elevado envolvimento no diálogo que se foi gerando entre eles e a escritora.

Obrigada, Lurdes Breda! Deixou-nos, sem dúvida, sementes de uma mensagem sem igual!


No dia 25 de junho realizou-se um seminário "A escola em (trans)formação", dinamizado pelo CFAE Minerva, onde foi partilhado o trabalho desenvolvido em todos os agrupamentos de escolas, que fazem parte deste CFAE, no que concerne à transição digital. O Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, fez uma apresentação onde consta algum do trabalho desenvolvido no 1.º ciclo do Ensino Básico, com recurso à Programação e Robótica, em parceria com a biblioteca escolar, no sentido de desenvolver, nos alunos, competências de leitura, de escrita e digitais. (Clicar na imagem para ver a apresentação)

No âmbito do projeto "Histórias da Ajudaris" os alunos dos 1º e 2.º anos criaram histórias inventadas, com o tema “A água”, em articulação com a disciplina de Português e em estreita colaboração com a biblioteca escolar.  As histórias estão a concurso, posteriormente foram ilustradas com recurso à expressão plástica, para os alunos do 1.º ano e à aplicação “Paint” para os alunos do 2.º ano.  Os alunos aprenderam, ainda, usar o teclado do computador para escrever a história em suporte digital, com recurso à aplicação de edição de texto “word”. 

Esta atividade foi dinamizada pela Técnica de Informática, Patrícia Marques, num trabalho colaborativo entre as professoras titulares das turmas e a biblioteca escolar, com o principal objetivo: promoção de competências de leitura e da escrita com recurso ao digital.

No final a Técnica de Informática juntou ao texto às ilustrações e criou uns mini livros. (Clicar nas imagens para ver as histórias)



"A Branca de Neve e os sete anões"

No âmbito do Projeto do DAC, a turma do 4.º D do Centro escolar de Santo a André apresentou, no passado dia 28 de junho, um pequeno espetáculo musical inspirado no conto tradicional: "A Branca de Neve e os sete anões".

Os alunos exploraram o conto. Fez-se a adaptação em texto dramático, definiram-se as personagens, criaram-se coreografias, adereços e o cenário, e finalmente apresentou-se o espetáculo aos alunos, professores e funcionários da escola.

Todos se empenharam no projeto e correu muito bem. Estão todos de parabéns.

" A mancha arco-íris" é um trabalho da autoria de duas alunas de 4.º ano, do Centro Escolar de Santo André, a Ema Duarte e a Beatriz Rodrigues, com o apoio em suporte digital da professora Isabel Fonseca. A história fala sobre uma mancha solitária que de repente começou a ganhar cor e foi ao médico. À medida que ia fazendo amigos ganhava ainda mais cor ... Se querem saber o final da história, clica na imagem e não deixem de ler esta linda e divertida história!

Peça de teatro ‘‘Nas malas deixei o meu coração’ relembrou as vítimas do Holocausto


"Os alunos do Clube de Poesia e Contadores de Histórias do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares subiram ontem ao palco da Escola E.B. 2,3/S Dr. Daniel de Matos para o espetáculo ‘Nas malas deixei o meu coração’, uma dramaturgia que pretendeu homenagear as vítimas do Holocausto e um dos seus salvadores, Aristides de Sousa Mendes.

Aristides de Sousa Mendes foi o diplomata português que durante a II Guerra Mundial salvou mais de 30.000 vidas da perseguição nazi, em 1940, no que é considerado como a maior ação de salvamento empreendida por uma pessoa individual.

Entre o público presente destaque para o seu neto, António de Sousa Mendes, que fez questão de marcar presença, e a quem se juntou para além de alunos, pais e funcionários, o diretor do Agrupamento, Eduardo Sequeira, e a Vereadora da Câmara Municipal, com o Pelouro da Educação, Maria da Luz Pedroso

Este espetáculo, que nasceu de forma virtual em contexto de pandemia, envolvendo o Agrupamento de Escolas, Companhia de Teatro Experimental de Poiares e Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, foi adaptado em peça de teatro por forma a concorrer ao Prémio Autárquico ‘Aristides de Sousa Medes e outros salvadores portugueses – Holocausto, valores universais, humanismo e justiça’, na categoria Fazer Acontecer’, onde conquistou o primeiro prémio.

Tendo tem como público-alvo os estudantes do 3º ciclo esta dramaturgia pretende garantir o seu interesse na execução e nos valores e memórias que pretende transmitir, permitindo assim angariar embaixadores para o desenvolvimento de novos comportamentos, atividades e ações de cariz humanitário, de liderança e cooperação." (No site http://cm-vilanovadepoiares.pt/)


Apresentação do espaço da biblioteca escolar aos alunos de 4.º ano que ingressam no próximo ano letivo no 5.º ano. Apresentação do espaço, da organização e distribuição dos recursos, do site da biblioteca e do catálogo de pesquisa de livros do agrupamento.

Para mais informações clica aqui.

Participa!

Coloca os teus desenhos, de acordo com o teu ciclo!


Pré-Escolar

(clicar aqui)




1.o Ciclo

(clicar aqui)




2.o Ciclo

(clicar aqui)

Decorreu, no agrupamento, a "Semana das Artes e das Línguas", entre os dias 26 e 29 de abril, com diversas atividades e exposições. No último dia, houve um sarau, no auditório do CCP, com diversas apresentações, onde, também miúdos e graúdos declamaram vários poemas, em diferentes línguas, a título de exemplo "Me gusta cuando callas", de Pablo Neruda, por Joana Prado (9.ºB), Ariana Simões e Francisca Trafaria (9.ºA), ainda, "The road not taken", de Robert Frost, pela voz do Francisco Duarte (10.ºA).

Portugal, em 2022, fica com mais tempo em Democracia. Os alunos do 5.º ano contribuíram para esse facto e colocaram em prática a arte de escrever poesia. Na disciplina de Português, os alunos visualizaram alguns vídeos apropriados para a celebração da efeméride e aplicaram as caraterísticas do texto poético e, em articulação com os Mentores Digitais e a Biblioteca Escolar enviaram, via correio eletrónico institucional, para o professor, os seus textos

As atividades associadas ao produto final foram supervisionadas pelo professor de Português, equipa da Biblioteca Escolar e representante dos Mentores Digitais. A estratégia coincidiu e articulou com o envolvimento do agrupamento no Plano Nacional das Artes. O produto final foi exibido na Semana das Artes e das Línguas que ocorreu entre os dias 26 e 29 de abril de 2022.

As canções escolhidas para a apresentação final estão diretamente relacionadas com a efeméride e com a atuação dos alunos no sarau, que ocorreu, no dia 29 de abril.

Os alunos de 1.º e 2.º anos do agrupamento participaram no concurso/projeto “Ajudaris”, com histórias inventadas por eles e com o tema “A água”. Posteriormente fizeram as ilustrações das histórias, os do 1.º ano através da expressão plástica, com o desenho e recorte dos elementos das histórias, cenários e personagens, que posteriormente fotografaram, enquanto que os do 2.º ano fizeram ilustração digital recorrendo à aplicação digital “Paint”. Todo o processo foi supervisionado e realizado nas idas da Técnica de Informática às turmas, que apelou sempre à criatividade e imaginação dos alunos. Durante as atividades, os alunos mostraram-se sempre entusiasmados e motivados para o trabalho, trabalhando colaborativamente, ajudando outros colegas com maiores dificuldades ou concluindo o trabalho daqueles que estavam confinados em casa pela pandemia covid’19. No final do 1.º semestre os alunos já sabiam escrever na aplicação digital “word” e fazer ilustração na aplicação digital “Paint”, o feedback quer dos professores titulares, quer de alguns pais, era de satisfação porque os alunos já estavam mais independentes nestas ferramentas digitais e queriam fazer mais, desta forma adquiriram competências digitais essenciais à idade e necessárias para a sua vida académica. 

Os alunos do 5.º ano responderam ao desafio de contribuir para a divulgação do Património Natural de Vila Nova de Poiares e arredores. Alguns alunos tiraram fotos com os seus telemóveis e enviaram, por mail, ao professor de Português. Os restantes pesquisaram “a livraria do Mondego”. Na disciplina de Português, os alunos descreveram as paisagens naturais e aplicaram as caraterísticas do texto descritivo. Em articulação com a Equipa de Mentores Digitais e a Biblioteca Escolar, os alunos transcreveram os seus textos com recurso ao Microsoft Word e voltaram a enviar, via correio eletrónico institucional, para o professor.

As atividades associadas ao produto final foram supervisionadas pelo professor de Português, equipa da Biblioteca Escolar e representantes da Equipa de Mentores Digitais. A estratégia coincidiu e articulou com o envolvimento do agrupamento no Plano Nacional das Artes. O produto final foi exibido na Semana das Artes e das Línguas que ocorreu entre os dias 26 e 29 de abril de 2022.


Os alunos do quinto ano participaram na fase escolar/municipal do Concurso Nacional de Leitura, numa articulação entre a equipa da biblioteca escolar, os professores de Português e os Diretores de Turma. A obra escolhida foi "O Planeta Branco", de Miguel Sousa Tavares, por haver trinta e sete exemplares nas bibliotecas escolares do agrupamento e por estar relacionado com os temas escolhidos pelos alunos, no âmbito dos domínios de articulação curricular (rio, água, meio ambiente).

A prova escrita referente à fase intermunicipal da Região de Coimbra realizou-se no dia vinte de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Poiares.

A obra escolhida foi “A incrível fuga do meu avô” de David Walliams.


Durante a Semana da Leitura, os alunos do 5.º ano participaram nos “Jogos Florais”, uma atividade que faz parte do Projeto Educativo do agrupamento. Uma das atividades consiste na ilustração de um excerto de uma obra de leitura obrigatória. A obra escolhida foi “A Viúva e o Papagaio” de Virgínia Woolf. Os “Jogos Florais” fazem parte das atividades promovidas pelo Departamento de Línguas e são desenvolvidas pelos professores e equipa da Biblioteca Escolar. 

Os alunos do 5.º ano, no âmbito dos domínios de articulação curricular, decidiram escolher a água, o rio e o meio ambiente como temas aglutinadores das várias disciplinas que fazem parte do seu currículo. Os poemas apresentados celebram o dia 21 de março, o dia mundial da Poesia, e as frases sobre a água celebram o dia 22 de março, o dia mundial da água.

Os alunos aplicaram os seus conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas e deram a conhecer as suas opiniões e reflexões à comunidade escolar e educativa.

As atividades foram supervisionadas pelos Conselhos de Turma em articulação com articulação com Equipa de Mentores Digitais e a Biblioteca Escolar.