(RÁDIO)ATIVIDADES

Dance Party | Dia do Agrupamento 2024

50 anos do 25 de Abril

(Re)Viver a Revolução na E.B. do Ave

 

Como reviver e fazer sentir os ideais da liberdade, da democracia, da fraternidade aos nossos alunos da Escola Básica do Ave, neste tempo em que todos nos queixamos do individualismo, da competição desenfreada, da “bolha” tecnológica que tanto nos isola?

A resposta nasceu de uma ideia. primeiro partilhada entre os professores de História da escola e os elementos da Rádio Escola, depois conversada e sussurrada entre outros professores e funcionários, que congregou todos os que “vieram por bem” naquilo que se tornou um trabalho de equipa que deu frutos e que se agregará a mais gente e mais vontades para integrar e colaborar com o espetáculo da EB do Ave previsto para a noite de dia 24 de maio, no terreiro das Músicas.

Primeiro, foi preciso relembrar os tempos da ditadura. Entre as atividades formais de comemoração dos 50 anos do 25 de abril, iniciadas com a divulgação de imagens, textos e recursos multimédia, um grupo de alunos do sétimo ano aceitou desempenhar o papel mais ingrato... Aceitaram representar o papel de agentes da PIDE e da Censura. Foram dotados de cartões de identificação, e sempre que identificassem algum colega que tivesse, afixasse ou distribuísse material subversivo, deviam identificá-lo e preencher o respetivo processo de averiguação.

Um grupo de alunos do segundo ciclo recebeu a missão de, sem ser apanhado, colar pela escola e distribuir aos colegas esses cartazes e poemas. Muito rapidamente esse pequeno grupo inicial passou a ter a colaboração da maioria dos restantes, que, sem os denunciar, ajudaram nessa “resistência” à ditadura.

Durante o mês de abril, a “resistência” distribuiu e colou os poemas e canções de abril e cartazes de contestação à ditadura. A nossa “PIDE” teve o trabalho inglório de retirar os mesmos e procurar identificar e deter quem o fazia.

Inglório porque mãos anónimas voltavam a colocar os poemas e cartazes retirados, e a multidão solidária de alunos procurava encobrir e ajudar os resistentes.

Enquanto isto, nas várias turmas, grupos de alunos foram sendo contactados para integrar as tropas do MFA, para reencenar o dia da revolução. Foi-lhes pedido que falassem com os pais, mas não contassem nem a colegas de outras turmas nem aos restantes professores.

Foi neste dia 24 que o dia amanheceu radioso (já que no 25 a escola estava encerrada...).

Às 8h30, começa o dia de aulas normal, mas nota-se um grande número de alunos vestidos de verde caqui ou camuflado. Os cartazes com palavras de ordem contra a ditadura estavam (mais uma vez) espalhados pela escola, entre todos os materiais afixados

9h20: início da segunda aula. As “tropas” ainda não revoltosas aguardam o sinal, desempenhando as suas tarefas normais.

9h55: O primeiro grupo de assalto (alunos do 5º ano) sai da sala onde se encontrava, sobe rapidamente ao primeiro andar e toma posições em volta do miniestúdio da Rádio Escolar, que é ocupado, controlando e protegendo também os acessos envolventes, a sala de professores e a biblioteca.

10h00: Inicia-se a emissão com o primeiro sinal, seguindo-se os comunicados do MFA e os sons e notícias de 25 de abril de 1974, que ecoam pelos espaços da escola, interrompendo os últimos 10 minutos de aula. O segundo e terceiro grupo de assalto dirigem-se às salas de aula do 1º, 2º e 3º ciclos. Têm uma dupla missão: Agrupar os camaradas fardados e enviar os “civis” para o polivalente da EB do Ave, onde todos se manifestarão (recriando o ambiente junto ao Quartel do Carmo em 1974) e cantarão em conjunto a “Grândola Vila Morena”.

10h10: Reunidos os revoltosos com os civis e apoiantes (alunos dos três ciclos, pessoal docente e não docente), foi cantada em coro a “Grândola”, homenageando aqueles que abriram a porta a cinquenta anos de democracia em Portugal. De seguida, iniciaram-se as atividades previstas de comemoração desta data.

 

O grupo de revoltosos vem agradecer profundamente o carinho e o entusiasmo de todos os que se foram juntando a nós, tornando verdadeiramente esta atividade o início vibrante, comum e partilhado das nossas celebrações dos 50 anos do 25 de abril.

Ramiro Romão (membro da equipa da Rádio Escola)

Semana UBUNTU | 15 a 19 de abril março 2024 (divulgação pela Rádio Escola)

Dia Mundial da Água | 22 de março 2024 (apoio da Rádio Escola)

Frente-A-etnerF | Entrevistas com o apoio da Rádio União

Campanha Miúdos a Votos | 06/02 a 06/03 de 2024 

Afetos com Música | Articulação com o SPO, o GAAF e o clube UBUNTU 

A Rádio Escola, o SPO, o GAAF e o Clube Ubuntu assinalam no dia 21 de fevereiro, no âmbito da semana dos afetos, um programa especial de discos pedidos chamado: Música com Afetos.

Na biblioteca, estará um formulário para ser preenchido e colocado numa caixa criada para o efeito. No dia 21, no “intervalo grande” da manhã, haverá uma emissão especial com dedicatórias ainda mais especiais.

Atreve-te e dá-nos o teu afeto musical!


Top 5 de la musique française | 29/1 a 26/2 de 2024 

De 29 de janeiro a 26 de fevereiro serão publicadas duas canções francófonas por semana no site da Rádio Escola, no SPOTIFY da Rádio e num Padlet (Clicar na janela da esquerda).

Semanalmente haverá uma votação no Padlet e no final chegar-se-á a um TOP 5.

Vai consultando o site da Rádio, a página do SPOTIFY e o Padlet a partir do dia 29 de janeiro.

The Day After São Valentim

Dia Mundial da Rádio | Participação da Rádio Escola AEPL

Provérbios de Carnaval | Articulação com o Clube Europeu

Dia Mundial do Cancro | 04/02 de 2024 

Natal | 13 a 15 dezembro de 2023 

Dia Internacional do Direitos Humanos | 11 dezembro de 2023 | Articulação com o GAAF, o clube Ubuntu e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento

Meias Diferenças na EB do AVE | 06 dezembro de 2023 | Articulação com o clube ConviveMais e grupo da Educação Especial

“MEIAS DIFERENÇAS”

No âmbito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se assinala no dia 3 de dezembro, e com o intuito de celebrarmos a diversidade, a diferença, a inclusão e a tolerância no nosso Agrupamento, queremos lançar um desafio a toda a comunidade escolar.

Partindo do tema “Meias diferenças”, desafiamos todos a usar meias desemparelhadas no dia 6 de dezembro, quarta-feira. Só tens de calçar meias que não sejam o par uma da outra e usá-las durante o dia.

Agarra este desafio e mostra que és diferente!

São Martinho na EB do AVE | 09 novembro de 2023 

Halloween na EB do AVE | Outubro de 2023 |Articulação com o grupo de Inglês da EB do AVE

Outubro Rosa |outubro de 2023 

Semana da Empatia | 16 a 20 de outubro de 2023 |Articulação com o SPO e clube UBUNTU

Dia da Saúde Mental | 10 de outubro de 2023 | Articulação com o SPO

Dia da Francofonia | 20 de março de 2023

Dia Internacional da Mulher, 8 de março de 2023

Natal na EB do AVE

Notícia do Clube (Cons)Ciência

02 de dezembrode 2022 - Celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência na Escola Básica do Ave

11 de novembro de 2022 - São Martinho na Escola Básica do Ave