Memória descritiva

Este projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo de embarcação robótica, movida a energia solar e controlada pela programação em Python, à qual foram acoplados diversos sensores para monitorização de características físicas e químicas da água. Desta forma, para além do registo do histórico da evolução dos parâmetros monitorizados, a análise de dados, em tempo real, permite a emissão de alertas sonoros e visuais no caso de deteção de situações de eventual desequilíbrio.

Este propósito foi levado a cabo através da adaptação de um veículo robótico terrestre (TI-InnovatorTM ROVER) para deslocação em meio aquático. Para este efeito, foram adaptadas pás às rodas motrizes (posteriormente impressas em 3D, com a colaboração do parceiro do projeto TEXAS INTRUMENTS, mas ainda em versão protótipo) pela adição de uma base flutuante e de uma cobertura impermeável, na qual está instalada um painel fotovoltaico, para alimentação energética da embarcação.

O desenho das pás a serem impressas em 3D deverá ter em atenção um design favorável à recolha automática de eventuais resíduos sólidos suspensos, à passagem da embarcação.

Os dados recolhidos pelos sensores são processados em tempo real, comparados com valores de referência e armazenados, para posterior estudo de tendências de evolução temporal.

Foi igualmente desenvolvida uma estação de dessalinização de água do mar, acoplada à embarcação, para simular o abastecimento de água potável a uma possível tripulação.

O desenvolvimento do projeto teve por base uma abordagem STEM, articulada com temáticas relacionáveis, nomeadamente, aos objetivos para o desenvolvimento sustentável.


Protótipo de embarcação

Estação de dessalinização de água do mar