10:30
O Museu de São Pedro tem um espólio, que se encontra distribuído por 3 salas e é o ponto de partida deste roteiro. Uma das salas é composta por arte sacra e nas outras duas salas estão expostas partes de Coleções Etnográficas, nas diversas vertentes: trajos regionais, rendas e bordados, barros e porcelanas, peças de uso agrícola, peças usadas nas várias artes, ofícios e outros objetos de uso doméstico. Possui uma Biblioteca com um núcleo autónomo dedicado a autores e temas bairradinos, que valem a pena ver.
11:00
A Igreja Velha situa-se em Vila Nova, implicou o aproveitamento da antiga Capela de S. Pedro, que é o padroeiro da freguesia.
A igreja possui uma lápide, colocada na parede externa, é suficientemente elucidativa e digna de ser vista.
11:30
No centro da freguesia, podemos encontrar um Coreto de estrutura moderna.
Em cima apoia-se uma bela escultura de São Pedro, feita em mármore.
12:30
O Parque de Lazer tem a sua mistura de silêncio e paz que lhe vão fazer passar um almoço inesquecível em família.
Podem lá encontrar alfaias agrícolas, um lago com aves aquáticas, um parque infantil, churrasqueiras e mesas onde vão passar divertidos e bons momentos.
13:30
A Radiolândia é um museu de rádios com base na riquíssima coleção privada de Manuel Silva, residente em Bustos, reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do século XX, também engloba outros aparelhos de outras proveniências e de diferentes doadores, que consiste em um espólio único e reconhecido internacionalmente. Para visitar terá de pagar 2,5€ (gratuito para crianças).
14:OO
O Palacete do Visconde é um edifício secular, construído em 1906, de traços arquitetónicos híbridos. É denominado por património cultural edificado desta comunidade e é uma referência obrigatória para compreender a história cultural e social desta freguesia. Na parte de baixo funciona o atual Pólo de Leitura de Bustos.
Mariana 6ºE- 2020/21
Visitar Bruxelas pode revelar-se uma caixinha de surpresas, com experiências que não estará à espera. Prepare-se para viver não só uma boa experiência multicultural, mas também deliciosa.
Este roteiro de 2 dias em Bruxelas envolve os principais pontos de interesse, entre monumentos, palácios, museus e bairros de Bruxelas, e claro… também envolve os agradáveis parques e o tempo para comer e beber bem.
Mexilhão com batatas fritas - saboreie esta deliciosa receita no restaurante “Chez Leon” localizado na Grand Place.
A Grand Place é o coração de Bruxelas e o lugar mais disputado da cidade. Degustar uma cerveja belga e uma boa “gaufre”, rodeado de tanta história e no meio do movimento de pessoas de toda a parte do mundo, saímos de lá com a sensação de ter dado a volta ao mundo.
O Manneken Pis é o símbolo de Bruxelas, uma pequena estátua de bronze de um menino, localizada na Grand Place. Ao longo do ano é vestido consoante as festividades, no museu (la maison du roi) estão guardadas mais de 950 trajes.
Lenda: Existem várias lendas, mas a que mais se conta é esta: O menino da estátua teria apagado dessa forma inusitada uma chama acesa, salvando assim a cidade de um incêndio.
O Palácio atualmente pertencente a Filipe, rei da Bélgica, abre no verão durante pouco tempo para acolher os visitantes, muitos com o queixo caído por tanta beleza e grandeza dos salões com mobiliário, tetos, paredes e tronos dignos dum rei.
O Mont des Arts, a colina das artes, é um complexo de edifícios no centro da capital da Bélgica de alguma importância nacional pela presença da Biblioteca Real. vale a pena a visita também pelos espaços ajardinados.
Bruxelas tem um conjunto de lugares fantásticos para os amantes da banda desenhada. O primeiro lugar a visitar é o Centro Belga da Banda Desenhada, com o seu museu, loja de livros e muito mais. Há várias pinturas de rua que merecem uma visita. Não deve esquecer o Museu da História em Quadrinhos de Bruxelas (Centre Belge de la Bande Dessinée ou CBBD)que presta uma homenagem à paixão belga pelos quadradinhos (chamados bandes dessinées) onde há muitos artistas mundialmente conhecidos.
As Galerias Saint Hubert, criadas em 1847, foram as primeiras galerias comerciais da Europa e, ainda hoje, continuam sendo as mais elegantes. Medem cerca de 200 metros de comprimento e estão cobertas por uma enorme cúpula de cristal que deixa passar a luz, mas não a chuva.
Não saia de Bruxelas sem provar e trazer umas delícias de chocolate belga!
Aurora 6ºE