Mais um ano letivo que acabou, ano este, novamente invadido pela Pandemia que tanto nos tirou. Por esta razão, na extensão Frei Gil, os alunos do 2º ciclo fizeram a sua despedida com música, num ambiente alegre, e divertido.
Assim, no dia 8 de julho, último dia de aulas do 2º ciclo, as várias turmas atuaram para os seus colegas, cada uma fazendo três apresentações. Foi um momento divertido ao som das músicas, das flautas, baquetas e tambores elaborados pelos alunos e ainda da percussão corporal. A preparação desta festa foi dinamizada pela professora de Educação Musical Carla Marques, com o apoio da prof. Mónica Cruz.
E para o ano há mais! Boas férias!
No dia 16 de junho, nas escolas do nosso agrupamento celebrou-se o Hastear da Bandeira Verde.
O programa do ECO-ESCOLAS promove a bandeira concedida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que renova a certificação ecológica da escola.
Na AEOB, esta certificação e reconhecimento de uma Eco-Escola decorre desde 2016/2017, já são 4 anos consecutivos.
Neste ano a cerimónia teve a presença de muitos alunos, professores, funcionários e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro, a Dra. Júlia Gradeço que elogiou o trabalho desenvolvido. Aproveitou-se esta celebração para fazer a entrega de prémios do concurso Supertmatik aos alunos do 3º ciclo e à turma 5ºF que recolheu o maior número de rolhas de cortiça na Extensão Frei Gil.
Os alunos do 6ºE e a professora de Educação Musical Carla Marques animaram esta cerimónia acompanhando a música “The world is ours” de Aloe Blacc X David Correy, nos tambores elaborados por si próprios.
Mariana e Victoria
Alunos do 2º ciclo da Extensão Frei Gil realizaram uma oficina de escrita na aula de português, ao ar livre, para concluir a unidade da poesia.
Depois de abordado o poema “Aquela nuvem parece um cavalo” de José Gomes Ferreira, os alunos tentaram criar o seu próprio poema. Olharam as nuvens e com criatividade criaram a sua poesia com base no poema estudado.
Com o objetivo de promover e melhorar as competências digitais dos alunos, as apresentações dos poemas foram feitas usando a ferramenta Canva, no entanto, alguns alunos quiseram também fazer a sua própria ilustração em papel.
José Gomes Ferreira foi um escritor e poeta português, escreveu inúmeras obras para adultos, ficção e algumas obras para crianças.
Esta obra pode não ser para crianças, mas foi um bom ponto de partida para dar asas à nossa imaginação!
Mariana Pereira
Ao longo do ano, na Extensão Frei Gil, houve atividades do Desporto Escolar, onde foi desenvolvida e aperfeiçoada a modalidade de Atletismo nas diferentes disciplinas: Saltos, Corridas e Lançamentos e também a modalidade do Xadrez e Voleibol.
À conversa com a professora Elsa Silva e a professora Sandra Fontes, responsáveis pelo Desporto Escolar na Extensão Frei Gil ficámos a saber que cerca de 45 alunos participaram na modalidade do Atletismo e cerca de 60 alunos participaram no Xadrez ou Voleibol, conforme a sua vontade.
O encerramento destas atividades decorreu no passado dia 9 de junho, durante a tarde, para as atividades de atletismo e no dia 16 de junho, também durante a tarde, para as atividades de Xadrez e Voleibol.
Os alunos que participaram foram muito briosos e empenhados na sua modalidade e, acima de tudo, respeitaram cuidadosamente as normas de higienização.
Tivemos a participação do campeão nacional do lançamento do dardo com o seu treinador, e também contámos com a atleta Juliana Reis.
As professoras agradecem a todos os alunos que participaram, não só no evento da atividade, mas também ao longo do ano letivo despedindo-se com "Um abraço dos professores responsáveis pelo grupo de equipa: Elsa Silva; Paulo Faria; Sandra Fontes."
Sara e Margarida
A partir de hoje o nosso clube faz parte da rede nacional de Clubes de Informação e Comunicação (Clubes IC) da Direção-Geral da Educação.
Uma das missões da Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas (ERTE) da DGE é promover o desenvolvimento das competências digitais na educação, o que também é um dos nossos objetivos do clube, então decidimos fazer o nosso registo. E foi com muita satisfação que recebemos a notícia que já nos encontramos registados e brevemente faremos parte da base de dados na Georreferenciação.
https://erte.dge.mec.pt/cic-jornais
Mariana Pereira
“Auto-retrato” de Pablo Ruiz Picasso – pintor espanhol.
Mini-Biografia de Picasso
Pablo Ruiz Picasso
Nasceu a 25 de Outubro de 1881
Morreu a 8 de Abril de 1973
Ele foi pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo
É conhecido como o co-fundador do cubismo juntamente com Georges Braque.
Sara, Gui Lourenço e Victoria
Máscaras - “Retratos Picasso”
No âmbito da disciplina de Artes e de Educação Visual, os alunos do 6º ano da Ext. Frei Gil fizeram máscaras inspiradas nos retratos do famoso pintor espanhol, Pablo Picasso. Este pintor ficou conhecido pelos seus retratos abstratos que naquela época (meados do século XX) eram considerados “estranhos”.
Primeiro, os alunos fizeram pesquisas sobre os retratos e depois criaram os seus próprios projetos utilizando os materiais recicláveis que encontraram nas suas casas, como, por exemplo: cartão, cartolinas, rolhas, tampas, etc.
Estes trabalhos estão em exposição no espaço do bar para que todos possam apreciar a criatividade destes retratos.
Sara, Gui Lourenço e Victoria
no Dia Mundial do Livro
Os alunos Ana Duarte, Tiago Ramos e Diogo Freire de medidas adicionais (ACS) da Extensão Frei Gil , realizaram este trabalho no âmbito de uma atividade intitulada Olh@res de um repórter à j@nela, aproveitando o mote lançado na comemoração do Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor.
Atividades experimentais de Ciências no regresso ao ensino presencial
Na primeira semana de aulas, após o E@D, as aulas de CN dos alunos do 6.º ano do AEOB foram canalizadas para a consolidação das aprendizagens através de atividades práticas. Observaram-se os pulmões de um coelho e a sua capacidade de elasticidade, bem como as brânquias de um carapau, relacionando estes sistemas respiratórios e o habitat onde vivem.
Na segunda aula, observou-se o coração de um porco (anatomicamente parecido com o humano), bem como as suas cavidades e vasos sanguíneos, relacionando as características das aurículas e ventrículos com o trabalho específico que efetuam.
Para terminar, observaram ao microscópio, uma preparação definitiva de sangue, de modo a compreender melhor a sua constituição.
Foi uma semana ativa, não só para motivar para o ensino presencial, como também para firmar as aprendizagens essenciais dadas à distância.
Texto elaborado pela prof. Mónica Cruz, uma das profs. de CN do 6º ano
10 de junho - Dia de Portugal
No dia 10 de junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A data presta homenagem ao grande poeta Camões que faleceu no dia 10 de junho 1580.
Durante o Regime do Estado Novo este dia era celebrado como o Dia da Raça (a raça portuguesa).
Após o 25 de abril de 1974 a celebração começou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.
As comemorações desta dia são celebradas por todo o país e envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles que exaltam os símbolos nacionais, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.
Quisemos saber o que pensam as pessoas da nossa escola sobre o nosso país e os seus símbolos mais emblemáticos. Saímos de gravador na mão e entrevistamos algumas professoras e auxiliares perguntando-lhes qual o símbolo de Portugal que merece maior destaque. Podem ouvir aqui em formato podcast.
Carolina
É um evento anual que tem como intenção mostrar ações de preservação e conservação do ambiente e ações contra a poluição e a desflorestação.
A data 5 de junho foi escolhida por causa de que a 5 junho de 1972 foi a primeira reunião da ONU sobre o meio ambiente.
Todos os anos, a ONU escolhe um tema para apresentar que serve para dar início às comemorações do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países com várias atividades relacionadas com esse tema.
Algumas dicas para a conservação do meio ambiente
Reutiliza todo o lixo que seja reutilizável;
Separa o lixo comum do reciclável;
Evita sair de carro, podes optar por ir em transporte público, andar de bicicleta ou ir a pé;
Reduz o consumo de coisas que já não são reutilizáveis.
Victoria
Kamishibai plurilingue do 5ºG
"Socorro! O Planeta está embalado!"
Kamishibai plurilingue do 5ºF
"Não quero ser Co(n)vid(ado)!"
Os alunos das turmas 5ºG e 5ºF descobriram o Kamishibai Plurilingue.
Kamishibai significa « teatro de papel » em japonês. É uma espécie de teatro itinerante, para contar histórias às crianças. Neste caso é uma estória plurilingue, caracterizada pela presença de pelo menos quatro línguas escolhidas pelos alunos. Este teatro é constituído por pranchas ilustradas que são apresentadas num pequeno palco de madeira chamado "Butai".
“O mundo estava a mudar mais rapidamente que o tinha imaginado” foi o tema da 3ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue Portugal, 2020-2021, organizado pelo Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do CIDTFF no âmbito da sua parceria com a rede Internacional Kamilala e coordenado pela investigadora Rosa Maria Faneca.
Os alunos entusiasmaram-se com o tema e o 5ºG pensou logo na poluição dos oceanos e no uso excessivo de plásticos que prejudica o nosso planeta. O título do seu projeto foi “Socorro, planeta está embalado!”. Já os alunos do 5ºF pensaram na Covid-19, que trouxe grandes mudanças no nosso dia a dia, dando o título “Não quero ser Co(n)vid(ado)!” ao seu projeto.
Cada turma começou por planificar a sua estória nas aulas de Escrevilendo Português. Criaram as personagens e os cenários, escolheram as línguas que iam integrar o projeto e decidiram pedir a ajuda da professora de Ed. Tecnológica para colocar em prática, no papel, as suas ideias e claro, para a construção do Butai. A turma 5º F, devido aos constrangimentos do ensino à distância, optou por arriscar numa produção digital criando os cenários e as personagens usando os seus próprios avatares feitos com a ferramenta Pixton Edu.
Todos os alunos gostaram desta experiência diferente, pois para além de criarem toda a história, também lhes deram a sua própria voz.
Esta foi a primeira participação dos alunos e das professoras num projeto deste género. Houve muitos percalços pelo caminho, mas com paciência e algum trabalho online, conseguimos concluir o projeto, o que nos deixou muito satisfeitos.
A cerimónia de entrega de Prémios da 3ª edição decorreu à distância, no dia 1 de junho (Dia Mundial da Criança) através do Zoom e incluiu a leitura dos kamishibais vencedores, a entrega de prémios e as vozes dos vencedores.
Nós não ganhámos, mas aprendemos muito e todos os alunos gostaram de participar neste concurso, esperando poder participar novamente, numa próxima edição.
Texto elaborado colaborativamente com os alunos do 5ºG e 5ºF da Extensão Frei Gil
Mesmo a tempo do Dia da Criança, publicamos os abecedários sem juízo dos alunos do 6º F, G e H elaborados nas aulas de português da professora Mª Luísa Cândido.
Com certeza já conheces este tipo de texto... mas é sempre bom ler mais e perceber até onde vai a imaginação destes alunos... e a falta de juízo das crianças do abecedário!!🤣🤣🤣
Guilherme Lourenço, Sara Amante e Margarida Silva
Atividade do 5ºF partilhada com escolas europeias no eTwinning.
Let's take a break and play!
Uma pausa para brincar...a trepar às árvores! Foi a primeira vez para alguns alunos. Eles adoraram!
International Play Day - A break to play... climbing trees! First time for some students. They loved it!
Dia Mundial da Criança
O Dia Mundial da Criança é comemorado em Portugal a 1 de junho.
Este dia é festejado em vários países, mas a data em que é celebrado varia de país para país.
Em Portugal, são organizadas várias atividades como desfiles, leituras de textos, declamação de poemas, atividades físicas, desenhos,...
Foi assinalado pela primeira vez em Portugal em 1950, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar as pessoas para os problemas que as crianças enfrentam.
Em 1950, reconheceram que todas as crianças têm direito a afeto, amor e compreensão, a uma alimentação adequada, a cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração infantil e a crescer num clima de paz.
A 20 de novembro de 1950, foi aprovada oficialmente a Declaração dos Direitos da Criança pela Organização das Nações Unidas, proclamando que todas as crianças do mundo têm direitos e que devem ser respeitados.
Fontes: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-crianca/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_Crian%C3%A7as Mariana Pereira
Dia Nacional da Energia - 29 de maio
O dia Nacional da Energia celebra-se no dia 29 de maio.
A celebração desta data vem alertar a população, para a necessidade de desenvolver estratégias de eficiência energética. É também uma oportunidade para promover as fontes de energia renovável (eólica, hídrica, solar, biomassa, entre outras).
Neste dia ocorrem várias ações de sensibilização sobre a energia.
Há várias atividades que são feitas para demonstração de como devemos poupar energia em casa e também são partilhadas dicas de como escolher as melhores fontes de iluminação em casa, escritórios, etc.
Reduzir gastos energéticos
Para reduzir os gastos energéticos, devemos aproveitar ao máximo a luz natural durante o dia, devemos utilizar a luz artificial apenas quando é estritamente necessário.
A colocação de lâmpadas económicas permite também poupar, ao longo do ano, em energia elétrica. Outra forma de poupar energia passa por desligar os aparelhos em stand-by durante a noite.
A maioria das casas de habitação podem facilmente reduzir o consumo de eletricidade para iluminação, entre 15 a 20%, sem qualquer redução da qualidade da iluminação.
Ariana
Fonte: sabiasque.pt
Brain IDeas Game Week
Extensão Frei Gil conquista 3º lugar nacional
Na semana de 26 a 30 de abril, o nosso Agrupamento participou na Brain IDeas Game Week promovido pela DECOjovem. Este desafio foi a nível nacional e os nossos colegas portaram-se lindamente, conquistando o 3º lugar, na categoria de Escola com maior número médio de pontos por jogador.
Na aula de TIC da professora Ana Cristina Marques, numa competição saudável do jogo Brain IDeas, os alunos participaram numa atividade que combinou entretenimento e aprendizagem.
A atividade incentivou os alunos, enquanto consumidores, a adotar escolhas que respeitem a propriedade intelectual, propriedade industrial e direitos de autor, e a combater a contrafação e a pirataria para salvaguardar os seus direitos, a sua segurança e a sua saúde.
Foi uma semana divertida e de aprendizagem, para que todos sejam consumidores mais conscientes e respeitadores da Propriedade Intelectual.
Parabéns a todos!
Alunos preferem ensino presencial
No Clube de Jornalismo “Public@ndo Frei Gil Magazine” desafiámos os nossos colegas a preencher um questionário sobre o Ensino à Distância e conseguimos apenas 49 respostas.😞
A maior parte destes alunos respondeu que gostou mais ou menos do E@D, ou seja não gostaram muito por causa dos problemas técnicos ( a chamada ir abaixo muitas vezes) e, por isso, gostam mais do ensino presencial.
A disciplina onde os alunos sentiram maior dificuldade foi a "Matemática", seguida de “Educação Musical” e “Inglês”.
Das atividades que foram mais difíceis para os alunos compreenderem destacam-se Educação Musical, Artes (EV) e TIC. Mas a maioria conseguiu esclarecer as suas dúvidas com pleno apoio do professor.
Obrigada a todos pela participação!
Victoria e Aurora
Depois de dois confinamentos com E@D, longe das salas de aula, dos colegas, dos professores... eis-nos numa escola em plena transição para o digital.
Parece que já estamos no futuro!? Não, ainda está bem marcado este nosso presente que, por causa de um vírus, nos obrigou a um ensino à distância, ou melhor dizendo, um ensino remoto de emergência com professores e alunos apanhados desprevenidos, mas que fizeram de tudo para que funcionasse.
E, já no final deste confinamento, eis que começam a chegar às escolas computadores para professores e alunos.
Prepara-se a transição para o digital, rumo a uma escola do futuro em que as tecnologias serão postas ao serviço de professores e alunos.
Mas como será a escola do futuro? Como será a escola digital? Quais serão as principais vantagens? E os constrangimentos?
Alguns elementos do clube de jornalismo partilharam as suas ideias sobre este tema iniciando mais uma experiência, desta vez em formato Podcast. Querem ouvir?
O Dia Mundial da Língua Portuguesa comemora-se a 5 de maio.
A primeira vez que foi celebrado foi em 2020, após a aclamação pela UNESCO em novembro de 2019.
Com esta comemoração, foi encontrado um meio de celebração da língua e da sua dimensão crescente e globalizante, além disso, destaca-se a importância cultural e histórica da língua portuguesa para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Nesta data, os países que formam a CPLP promovem eventos especiais para promover e dar a conhecer escritores, artistas e autores que usam a língua portuguesa nas suas diversas variantes.
A língua portuguesa é uma das mais difundidas no mundo, tem mais de 265 milhões de falantes, espalhados por todos os continentes e também é a mais falada no hemisfério sul.
O português continua a ser uma das principais línguas de comunicação internacional e é uma língua com uma forte extensão geográfica.
Mariana Pereira
Se gostas de jogos e queres ajudar a salvar a língua portuguesa, não hesites e entra no desafio. Pede ajuda a um amigo, pois com tanto mistério é sempre bom estares acompanhado...
Dia Mundial da Voz
O Dia Mundial da Voz é comemorado no dia 16 de abril. Celebrar esta data tem como objetivo mostrar e alertar a importância das vozes e dos cuidados a ter para a preservar.
No Dia Mundial da Voz, centros hospitalares e associações promovem rastreios gratuitos e avisam a população para os cuidados a ter com a voz, evitando eventuais problemas na voz, através do diagnóstico precoce.
Esta data foi comemorada pela primeira vez em 2003.
Deves estar atento à tua voz e identifica possíveis sinais de alarme. Alterações na voz podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crônica, entre outras.
Cuidados a ter com a voz - Sinais de alerta a ter em conta
Dia da Mãe
O dia da mãe está a chegar e, com isso, chegam novos desafios!
Antes gostaríamos de vos escrever um pouco sobre a importância deste dia:
O dia da mãe já foi comemorado em Portugal no dia 8 de dezembro, mas agora é no primeiro domingo de maio! Este dia tem em mente homenagear a Virgem Maria, mãe de cristo e reforçar o amor dos filhos pelas mães, geralmente oferecendo prendas!
Na Grécia Antiga, comemoravam o dia da mãe no início da primavera em honra a Rhea, a mãe dos deuses gregos. Em Roma faziam-no em honra de Cibele, a mãe dos deuses romanos! As cerimónias feitas em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes de Cristo!
Como vês o Dia da Mãe é muito importante e poderoso, tanto que se comemora em 40 países! E a tua mãe também merece uma homenagem, por isso o clube do jornalismo propõe-te um desafio para realizares com ela, ao longo da semana. Divirtam-se!!
Matilde
A equipa do Clube de Jornalismo, não quis parar de trabalhar durante o E@D e então, cada um, no seu quadradinho, foi sugerindo, pesquisando e escrevendo os seus artigos...
Não foi a mesma coisa, mas uma das vantagens do digital é que apesar de estarem longe fisicamente, estiveram sempre por perto, mas através do monitor do computador.
Esta situação acabou por ser benéfica para os três novos membros do clube: a Lara e os manos Ariana e Vasco, que sempre quiseram participar, mas não lhes era possível por questões de transporte. Agora, à distância, puderam juntar-se ao clube e contribuir com as suas ideias.
A imagem do clube também foi atualizada, assim como os contactos, que para além do formulário existente na página do site, conta, agora, com um novo endereço eletrónico criado pela professora Ana Cristina Marques, que dá o apoio técnico ao clube clubejornalismo@aeob.edu.pt .
“Podem continuar a enviar sugestões e artigos…Contamos com o vosso apoio! São todos bem-vindos! Vamos lá public@r!...😉 “
A redação, março 2021
O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois é a primeira refeição depois de um jejum prolongado ( durante a noite).
Devemos deixar a preguiça de lado, fazer um pequeno esforço e preparar um pequeno almoço muito nutritivo e saudável.
Se não tomarmos um pequeno-almoço podemos ter consequências tais como: dores de cabeça, fraqueza, desmaios, suores frios e, em casos mais graves, hipoglicemia e coma hipoglicémico.
Se estás cansado de tomar o mesmo pequeno-almoço aqui vão algumas dicas:
1-Um sumo natural com um pão integral.
2-Um iogurte natural com frutas.
3- Batido de banana .
4-Sumo de morango.
Entre outras.
Desafio-te a fazer uma destas receitas ou criares a tua própria receita. 😁😁
Texto escrito com base nas informações recolhidas nas aulas de Ed. Física.
Carolina Figueiredo
Haiku ou haikai, é um género de poesia tradicional japonesa formalmente caracterizado por um poema de 17 sílabas, dividido em três frases de 5, 7 e 5 sílabas (morae). A forma tradicional justapõe duas imagens contrastantes, uma simbolizando o tempo e outra sugerindo uma observação ou uma revelação. Os grandes mestres do haiku foram Matsuo Basho, Yosa Buson, Kobayashi Issa e Masaoka Shiki.
haiku in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-03-17 16:37:22]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/$haiku
A propósito do dia mundial da poesia, no âmbito das aulas de Escrevilendo Português durante o E@D, os alunos foram desafiados a realizar uma e-atividade, explorando uma imagem interativa no Genially para conhecerem o Haikai e criarem os seus próprios poemas... Aqui apresentamos alguns...
Durante os meses de fevereiro e março, os alunos do AEOB foram desafiados, pela Coordenadora do Eco-Escolas, a criarem versos sobre reciclagem e ainda, “obras de arte” a partir de resíduos.
Estes desafios fazem parte do Concurso Academia Ponto Verde, no qual o AEOB tem estado a participar desde outubro. Este concurso tem como principais objetivos, através de jogos interativos e desafios criativos, incentivar as crianças e jovens a aprender mais sobre a importância da separação correta dos resíduos e adotar gestos diários que tornem o planeta mais sustentável.
Num dos desafios, os versos criados pelos alunos, refletindo sobre a importância da reciclagem, tinham como destino a letra de uma música, que virá a ser tocada e cantada, pelo jovem músico Murta- uma voz ouvida por milhões de jovens.
No outro desafio, recorrendo à reutilização de materiais, considerados por muitos como “lixo”, os alunos do AEOB conseguiram criar “obras de arte”, demonstrando que é possível reduzir o consumo e o volume dos resíduos, bastando para isso, puxar pela imaginação e criatividade.
Registou-se um elevado nível de participação, por parte dos alunos do AEOB, dos diferentes níveis de ensino, sobretudo do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos, contribuindo para alcançar mais pontos para a nossa Escola, no Concurso Academia Ponto Verde.
Abel Almeida, 5ºF
Se o mundo queres salvar
vais ter que reciclar
o planeta está a sofrer
não podemos deixá-lo morrer!
Os três R's tens de cumprir
para o planeta poder dormir.
Se não tiveres isso em atenção
vais aprender uma lição. (Matilde)
Ajuda para o lixo combater
as embalagens
no ecoponto
vais meter. (L. Vidal)
Começar a reciclar
e o planeta proteger
os três R's utilizar
juntos nós vamos vencer (Mara)
Ainda é tempo de mudar
só temos de reciclar,
reciclar, reciclar. (Simão)
Para cada material
existe um recipiente
e cada um é criado
com uma cor diferente (Bárbara)
A poluição é uma realidade
com a reciclagem podemos ajudar.
É só preciso ter vontade
e as embalagens separar. (Abel)
Pego nas garrafas
vou pô-las no vidrão
proteger o ambiente
é a nossa função (Bárbara)
Tens de reciclar
o mundo não pode parar
já chega o corona
para nos chatear (Sara)
O mundo está perdido!
Tanta gente a poluir
e não percebem que o nosso o mundo
estão a destruir. (Guilherme)
Temos todos de proteger
o nosso querido planeta.
Só assim podemos crescer
e ter uma vida completa. (João Branco)
Reciclar é ajudar
a natureza preservar
Se tu queres ajudar
Deves sempre reciclar (Diana)
Vamos ficar contentes,
se ajudarmos a combater
os resíduos do meio ambiente
e os seus lugares proteger. (Angelina)
Alunos do 5ºF
No dia 27 de março, pelas 20h30, realizou-se uma iniciativa a favor do nosso Planeta, em que milhares de pessoas desligaram as luzes durante, aproximadamente, 60 minutos, com a intenção de representar a necessidade da preservação do nosso planeta.
A associação WWF deu-lhe início em 2007 em Sidney, na Austrália, em luta contra as alterações climáticas.
Após um ano, mais de 50 milhões de pessoas em 135 países demonstraram a contribuição desligando as luzes em várias partes do mundo para simbolizar a esperança, para apelar o quão urgente se tornava esta causa.
Mesmo na situação que nos encontramos, por causa da pandemia, não significa que não podemos criar um impacto online a partir das nossas casas.
Onde quer que estejas, podes fazer a diferença! Um pequeno gesto vale muito mais do que podes imaginar...
Aurora 6°E
Prof. Emília Cruz
por Constança Ribeiro, 7ºG
Cá em casa, o meu local de trabalho varia de dia para dia, com uma mãe professora e um irmão no secundário torna-se difícil ter um lugar específico.
Posso ter aulas no meu quarto, na sala, ou no quarto dos meus pais, quando tenho educação física, pois é um dos maiores espaços da casa.
Gosto de ter aulas em casa porque consigo ter mais tempo para realizar os trabalhos, temos muito menos horas de aulas e tenho mais espaço e tempo para me organizar. Mas, por outro lado, as horas de aulas que foram reduzidas são preenchidas com trabalho! E onde? Ao computador...😞
É claro que as aulas também não são a mesma coisa, arranjamos uma distração mais facilmente, mas atenção, as professoras e professores fazem de tudo para que as nossas aulas continuem produtivas e que resultem numa boa aprendizagem.
Neste confinamento tive tempo para me dedicar a certas atividades que no ensino presencial não conseguia, como pintar, ler muiiitooo e dançar mais ainda do que é costume. Antes do confinamento não conseguia comparecer presencialmente nas aulas todas da dança, mas agora que não tenho de me deslocar, e os horários são diferentes consigo ir a todas as aulas, todos os dias :)
Em relação à família, não tenho estado muito presente, o meu avô não gosta muito destas "modernices" o que faz com que esteja raramente com ele.
Tenho saudades de muita coisa, mas também estou a dedicar-me a coisas que não conseguiria fazer se tudo isto fosse uma situação "normal".
Vai ficar tudo bem! :))
No passado dia 15 de fevereiro, a turma do 5º F, da Extensão Frei Gil, e a sua diretora de turma, realizaram um piquenique online através do Meet, na plataforma Classroom.
A iniciativa foi sugerida pela professora Ana Madalena, no âmbito da aula de DT Turma, à qual os alunos aderiram com grande interesse, convidando também os seus familiares.
Foi um piquenique onde todos trouxeram os seus lanches para junto do ecrã. Professora, alunos, alguns pais e irmão partilharam histórias, experiências e conversaram também sobre a importância dos lanches saudáveis. E até se cantou os parabéns ao irmão mais novo do Rodrigo que também quis aparecer e participar nesta experiência em dia de aniversário. Depois do lanche, os animais de estimação também foram convidados e apresentados a todos os presentes. Compareceram gatos, cães e até uma cabrita que a Bárbara trouxe para dentro de casa.
A pandemia obrigou ao recolher obrigatório e às aulas à distância, por isso, este piquenique online foi uma brilhante ideia para encurtar distâncias, promover o convívio e fortalecer relações entre os colegas, pais e professora (Guilherme).
Este lanche virtual foi uma experiência nunca antes vivida - referiu a Andreia - nem a pandemia estragou a animação.
Foi diferente e divertido (Beatriz). O 5º F é uma turma fantástica (Filipe).
Gostei muito da experiência e gostava de repetir!!!!! (Tomás).
E assim, esta turma marcou mais uma experiência a não esquecer na sua história do confinamento.
Prof. Ana Madalena, com a colaboração dos alunos na aula de Esc. Português.
Os alunos do 5º ano participaram num concurso dinamizado pelas professoras de Escrevilendo Português do AEOB, baseado na obra "A Fada Oriana" de Sophia de Mello Breyner. Estes alunos leram e exploraram a obra em sala de aula, depois deslocaram-se até à sala de TIC e responderam a um questionário no Google Forms.
Todos deram provas dos conhecimentos que tinham acerca de Oriana, uma fada boa que cuidava de uma floresta e de todos os seus habitantes.
O concurso foi realizado com entusiasmo e os resultados foram reveladores do bom conhecimento da obra e do gosto pela sua leitura. As professoras ficaram muito orgulhosas. Parabéns às vencedoras e a todos pelo empenho!
1º - Matilde Oliveira - 5ºF (98, 7 %)
2º - Iris Ferreira - 5ºF (97, 3 %)
3º Mariana Coutinho - 5ºG (97,2 %)
Os alunos de EMRC prepararam uma mensagem de Natal para toda a comunidade educativa. Foi elaborado um vídeo com fotos de imagens de trabalhos alusivos ao Natal e uma canção criada para o efeito. Com as devidas autorizações foram fotografados vários trabalhos feitos pelos alunos e também pelas assistentes operacionais, que decoraram alegremente as nossas escolas nesta quadra festiva.
A letra da canção é da autoria da turma de EMRC do 11º e 12º anos, acompanhada ao som dos cavaquinhos tocados por três alunos. A música é uma adaptação do original "Count on me" de Bruno Mars.
Esta canção pretende sensibilizar para a verdadeira essência do Natal, mesmo em tempo de pandemia.
Prof. Emília Cruz
No passado dia 10 de dezembro, na Extensão Frei Gil, a Dra. Helena do GAA (gabinete de apoio ao aluno) foi de sala em sala falar sobre Bullying, um tema preocupante entre os alunos, já que muitos dos alunos de quase todas as escolas, sofrem devido à sua aparência, comportamento, linguagem, etc .
Este tema foi abordado através de um vídeo sobre um pequeno ouriço-cacheiro e o "problema" dos seus espinhos que se resolveu com a ajuda de todos que demonstraram empatia para com alguém diferente que tinha dificuldade de integração no seu grupo.
A Dra. Helena também partilhou uma música sobre a importância de sermos todos tratados como iguais.
Matilde e Margarida
Aqui está um filme com as máscaras de todos os alunos ( 2º e 3º ciclos) da Extensão que participaram no concurso.
Algumas máscaras do 5ºF.
Concurso de Máscaras
Todos os anos se comemora o Halloween na nossa escola e, este ano, como não podia deixar de ser, as professoras de inglês propuseram aos alunos um concurso de máscaras.
Como estamos em plena pandemia e temos de usar máscara para nos protegermos do Covid-19, o concurso consistia em elaborar uma máscara alusiva a esta festividade. Então, entre os dias 29 e 30 de outubro, os alunos apresentaram as suas máscaras alusivas ao tema. As máscaras foram apresentadas apenas no momento da avaliação por parte dos professores, para prevenir o risco de utilização indevida durante os intervalos. A confeção das máscaras passou por decorar as máscaras cirúrgicas, comunitárias ou até mesmo a elaboração de verdadeiras obras de arte feitas de diversos materiais.
Os alunos vencedores foram:
5ºF: Leonor Sousa; 5ºG: Mariana Coutinho; 5ºH: Ricardo Vieira; 5ºI: Laura Fernandes; 6ºE: Guilherme Costa;6ºF: Martim Alentado;;6ºG:Katerine; 6ºH: Sara; 7ºF:Dânia Silva;7ºG:Constança Ribeiro; 7ºH:Martim Pereira; 7ºI: Joana Oliveira; 8ºG: Lucas Pereira; 8ºH: Margarida Bem-Haja; 8ºI: Simão Coutinho; 8ºJ: Diogo Pinhal; 9ºG: Francisco Martins; 9ºH: Letícia Bernardo 9ºI: Tatiana Barbosa. Salvador e Lourenço
20 de novembro
No dia 20 de novembro, comemorou-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Por isso, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro decidiu fazer uma atividade dinamizada pela disciplina de Cidadania, que consistiu em escrever numa fita, um direito que todas as crianças deveriam ter como, por exemplo, o ‘Direito a uma família', 'Direito a ter um amigo’ e muitos outros direitos que ficaram escritos nas fitas colocadas nas árvores das escolas. Os alunos gostaram muito de fazer esta atividade e as árvores das nossas escolas ficaram muito coloridas.
Sara e Victoria
No dia 13 de outubro a coordenadora do projeto Eco-Escolas, Elisabete Ribeiro Correia Almeida visitou as turmas da nossa escola, com o objetivo de sensibilizar os alunos para a separação dos resíduos e alertar para o quão prejudicial pode ser para a nossa saúde se não o fizermos.
Ofereceu-nos “mini ecopontos" para fazermos a separação dos resíduos na nossa sala, ao longo do ano escolar, e para termos a noção de que ao separar nos eco-pontos certos, o planeta agradece.
O plástico facilita muito a nossa vida, mas nós não temos os devidos cuidados.
A professora partilhou connosco um vídeo sobre uma ilha de plástico fazendo-nos pensar nos perigos para os animais marinhos.
Aurora
O Dia Mundial da Alimentação é celebrado na nossa escola com a oferta de espetadas de fruta aos alunos, para além da promoção e divulgação da importância de uma alimentação saudável.
Este ano, devido à situação atual da pandemia, não pudemos realizar a mesma atividade, por isso, no dia 16 de outubro, os alunos do nosso agrupamento comemoraram este dia de uma forma diferente.
Com a ajuda dos professores de Educação Visual e Educação Tecnológica, desenharam peças de fruta e aplicaram técnicas de colagem, reutilizando jornais e revistas, e técnicas de pintura com lápis de cor.
Nas aulas de português escreveram slogans e poemas sobre a fruta que desenharam, partindo dos seus gostos e das sensações que cada peça de fruta lhes trazia à memória.
Esta atividade, inicialmente proposta pelo PES para sensibilizar os alunos para uma alimentação saudável, serviu também para trabalhar conteúdos das disciplinas envolvidas nas atividades de recuperação das aprendizagens.
O resultado foi apresentado no Book Creator e em exposição nas salas de aula de cada turma.
Simão
No dia 26 de setembro de 2020 as professoras do departamento de línguas dinamizaram atividades de celebração do dia europeu das línguas, com os seus alunos. O objetivo era incentivar a aprendizagem e a descoberta de todas as línguas faladas na Europa, mas também a comunicação intercultural e a celebração da diversidade linguística.
A proposta deste ano foi ” Desafios em três línguas…escrito e/ ou falado… Atreva-lhe e diverte-te!”.
O desafio consistia em elaborar um trabalho escolhendo três idiomas e aprender a pronunciar e escrever a tradução.
Os alunos aderiram a esta atividade com bastante entusiasmo, tendo apresentado os seus trabalhos em slides, cartazes e alguns áudios engraçados com a tentativa de pronunciar algumas palavras em línguas que não dominam...
Podem ver os trabalhos que as nossas professoras publicaram no padlet aqui ao lado!