Tiago Rosa
Fagote / Coro / Ensemble de Sopros / Orquestra de Sopros / Música de Câmara
Tiago Rosa
Fagote / Coro / Ensemble de Sopros / Orquestra de Sopros / Música de Câmara
Natural de Almeirim, é Mestre em Ensino de Música, variante Instrumento e Música de Conjunto pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) em Castelo Branco, sob a orientação do professor de Fagote Carolino Carreira, Solista A da Orquestra Sinfónica Portuguesa, e Licenciado em Música pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto na classe de Fagote do Professor Hugues Kesteman, Professor Jubilado da ESMAE. Atualmente encontra-se a concluir o Mestrado em Ensino de Música, variante Formação Musical e Música de Conjunto pela Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) em Castelo Branco.
Tocou sobre a direção de alguns maestros, dos quais se destacam: António Saiote, Raf de Keninck, Michelangelo Galeati, Pedro Neves, Ernest Schelle, Francisco Ferreira, Alberto Roque, Octávio Mas-Arocas, Délio Gonçalves, Hélder Tavares, José Pascoal Vilaplana, Felix Hauswirth, Harry Lyth, Luís Carvalho, Jouke Hoekstra, Erik Janssen, Jan Dobrezlewski, Simão Francisco, Mathew George, Jean-Marc Burfin, Cesário Costa e José Eduardo Gomes.
Colaborou em diversas orquestras como: Orquestra Sinfónica ESMAE, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra Bomtempo, Orquestra ESART, Art’Sinfonic Orchestra, Aere Symphonic Wind Ensemble, Ars Lusitanea, Orquestra EPABI, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Sopros do Médio Tejo, entre outras. Atualmente, é chefe de naipe na Orquestra Sinfónica de Thomar.
Realizou Masterclasses e Workshops de Fagote com os seguintes professores: Benny Agassi, Hugo Mendes, Rui Lopes, Pedro Silva, Carlo Colombo, Gavin Hill, Allen Smith, Ricardo Ramos, Luc Loubry, Pierre Olivier Martens, Olivier Massot, Gilbert Audin, Giorgio Mandolesi, entre outros.
Integrou vários grupos de música de câmara, com os quais se apresentou em Portugal e Espanha, tendo realizado a estreia em Portugal como solista do Concertino de Jurian Andriessen para Fagote e Decateto de Sopros com o Decateto de Sopros da ESMAE. Teve formação em música de câmara com os professores Hugo Mendes, Filipe Freitas, Jaime Mota e Hugues Kesteman.
Atualmente, leciona as disciplinas de Fagote e Música de Conjunto (Ensemble, Orquestra de Sopros, Música de Câmara e Coro), no Curso Básico e Secundário de Música da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, Agrupamento de Escolas nº2 de Abrantes.
Paralelamente ao ensino oficial, é professor convidado para a realização de estágios académicos como chefe de naipe de Fagote em estágios e masterclasses em academias e bandas de música de norte a sul do país.