Ana Sousa
Saxofone
Ana Sousa
Saxofone
Mestre em Ensino de Música, Ana Sousa desenvolve uma atividade pedagógica regular no campo do Saxofone, tanto como professora como oradora convidada em palestras, workshops e outras atividades. Atualmente leciona na Escola Secundária Manuel Fernandes (Curso do Ensino Artístico Especializado), na Escola de Música da Banda Amizade e na Academia de Música da Banda de Ílhavo, tendo lecionado anteriormente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório de Música David de Sousa.
Paralelamente, desenvolve a sua atividade performativa em diversos campos musicais, destacando-se os seus projetos de saxofone a solo e as suas colaborações com artistas das variadas áreas (fotografia, composição, música eletrónica, entre outras). Através da sua paixão por música recente e, muitas vezes, pouco reconhecida, esta saxofonista procura criar espetáculos musicais em que se vivenciem diversas sensações, combinando a arte sonora com outros mundos artísticos. Colabora frequentemente com a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, a Banda Sinfónica de Aveiro, a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, entre outras.
Natural de São Miguel de Souto (Santa Maria da Feira), Ana Sousa iniciou os seus estudos musicais em 2007 na Banda Musical de Souto. Frequentou o Conservatório de Música de Fornos, a Academia de Música de Santa Maria da Feira e o Conservatório de Música do Porto (classe da professora Isabel Anjo), onde terminou o curso em 2015 com as mais altas classificações (20 valores), tendo também sido agraciada com a medalha de mérito de melhor aluna do curso secundário desta instituição, atribuída pela Câmara Municipal do Porto. Em 2018 concluiu a licenciatura em Música na Universidade de Aveiro, na vertente de performance na classe do professor Fernando Ramos, com a classificação final de 18 valores e em 2020 concluiu o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição. Ao longo do seu percurso, Ana Sousa marcou presença em vários festivais e congressos de música, tendo sido também distinguida com vários prémios em conceituados concursos. Destacam-se as suas participações como oradora no Sax Tank do Festival Internacional de Saxofone de Palmela (2021) e no Nas Nuvens… Congresso de Música (2020), assim como a apresentação do seu projeto a solo Do You See the Sound of the Saxophone? no festival Cultur#ACT (2020).