Patrícia Jorge
Técnica de Dança Clássica - Pontas; Rapazes, Expressão Criativa - Expressão Dramática e Força e Flexibilidade
Patrícia Jorge
Técnica de Dança Clássica - Pontas; Rapazes, Expressão Criativa - Expressão Dramática e Força e Flexibilidade
Mestre em Ensino de Dança pela escola Superior de Dança de Lisboa. Em 2021 terminou a Pós-Graduação em Treino em Dança da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.
Frequentou aulas de dança clássica, movimento contemporâneo, dança moderna, improvisação e teatro. Destaca professores na sua formação como Ruth Silk, Vanda Nascimento, José Grave, Victor Garcia, Teresa Ranieri, Margarida Bettecourt, Amélia Bentes, Ludger Lamers, Claúdia Nóvoa, Rui Lopes Graça, Marta Tomé, Susana Gaspar, Diogo Bento, Luís Xarez, Carlos Pinillos, Constança Couto, Rute Sá Lopes, entre outros.
A nível da formação pedagógica frequentou aulas de metodologias no ensino da dança clássica, com a professora Vera Amorim; metodologias no ensino da dança contemporânea com a professora Cristina Graça; Práticas educativas, no âmbito da dança criativa com a professora Ana Silva Marques; Ao nível da produção de espetáculos, frequentou workshops de produção estratégica com Miguel Abreu, e seminários de luz e som, com Carlos Ramos e Nuno Grácio. Foi estagiária de produção no “Espaço do tempo” em Montemor-o-Novo, no decorrer da plataforma de artes performativas (2009).
Participou em Seminários: “Queria muito ser bailarino mas escolhi mal os meus pais” com Luís Xarez; “Psicologia da Performance. Ansiedade” com António Rosado; “Prevenção de lesões em dança” com João Paulo Moita; “Equilíbrio em Dança” com Luís Xarez; “Ritmo Motor para Dançar!” com Luís Xarez;
A nível de criação coreográfica destaca o trabalho que desenvolve na escola de dança de Ensino livre Estúdio Dançarte desde 2015 onde em parceria com as câmaras municipais de Abrantes, Entroncamento e Sardoal, desenvolve um trabalho de espetáculos de dança contemporânea para a comunidade, promovendo a arte da dança.
A nível da prática docente desenvolve um trabalho deste 2010 como diretora artística e pedagógica da escola de dança de Ensino livre Estúdio Dançarte, onde leciona aulas de dança clássica, criativa e contemporânea nas cidades de Entroncamento, Abrantes e Constância. Destaque ainda o trabalho desenvolvido nos últimos anos como docente de Cursos de Dança no Ensino Artístico Especializado, nas áreas de Expressão Criativa, Técnica de Dança Contemporânea, Técnica de Dança Clássica e Composição Coreográfica.