Projeto TEIP 3

Agrupamento de Escolas de Mundão | Viseu

Ficha do Projeto (PDF)

Designação do Projeto I TEIP, PIEF, Mais Sucesso

Código do Projeto I CENTRO2020 FSE - CENTRO-05-4232-FSE-000003

Objetivos Principais I Promoção do sucesso educativo, de um estilo de vida saudável e combater o isolamento

Região de Intervenção I Mundão, Viseu

Entidade beneficiária I 600076989 – Agrupamento de Escolas de Mundão, Viseu

Data de aprovação I 06-03-2019

Data de início I 05-12-2018

Data de conclusão I 31-08-2021 (prorrogado até 31/08/2022)

Custo total elegível I 512.529,00€

Apoio financeiro da União Europeia I FSE - 512.529,00€

Apoio financeiro público nacional/regional I CENTRO 2020

Objetivos, atividades e resultados esperados

Melhorar os resultados escolares, principalmente nas disciplinas de Português, Matemática e Línguas Estrangeiras, contribuindo para o sucesso educativo. Incentivar um estilo de vida saudável, assim como promover uma maior participação dos Encarregados de Educação na vida escolar dos seus educandos. Para combater o isolamento e colmatar dificuldades de comunicação das diversas escolas do Agrupamento, promover ações de sensibilização.

Na dimensão Atividades de apoio à melhoria das aprendizagens serão implementadas estratégias de apoio diversificadas que passarão, principalmente pelo Apoio Educativo às disciplinas de Português e Matemática no 2.º ano de escolaridade (atividade nº 1); Assessorias/Apoios Educativos/Salas de Estudo às disciplinas de Português, Matemática e Inglês no 2º e 3º CEB (atividades nºs 2, 3 , 4, 5 e 6). Desenvolver-se-ão ações que abrangerão todos os ciclos de ensino, nomeadamente, atividades que promovam: a inclusão ativa, favorecendo a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino e a melhoria do sucesso educativo dos alunos (atividade n.º 7); uma maior funcionalidade ao currículo dos alunos abrangidos pelo DL n.º 54/2018, de 6 de julho com medidas adicionais: adaptações curriculares significativas (atividade n.º 8); desenvolvam o gosto pela Matemática e aumentem a autoconfiança dos alunos nesta disciplina (atividade n.º 9); potenciem o pensamento computacional para desenvolver aprendizagens integradas e contextualizadas (atividade n.º 10) ; despertem o interesse e a motivação pela escola e pelas aprendizagens, dotando os alunos de técnicas e estratégias de estudo que contribuam para o seu sucesso académico (atividade n.º 11).

Na dimensão Atividades de monitorização e autoavaliação do projeto e dos resultados alcançados está implementado um sistema de monitorização, avaliação das dinâmicas internas e de cumprimento das metas mensuráveis de cada ação (atividade n.º 12).

Na dimensão Atividades de prevenção do abandono, do insucesso, absentismo e indisciplina no contexto escolar serão realizadas diferentes ações, a saber: Espaço Aventura X/Y, pretende-se valorizar a igualdade de oportunidades aos jovens independentemente do seu género, idade, condição social, …, através da prática desportiva envolvendo os alunos numa experiencia pedagógica interessante, capaz de contribuir para a promoção do bem-estar no espaço de recreio, ao ar livre, da escola (atividade nº 13); GPS@, ação que visa combater/diminuir comportamentos indisciplinados no espaço escolar, envolvendo os alunos na procura de soluções concretas para alguns dos conflitos identificados dentro e fora da sala de aula, garantir o cumprimento das regras de convivência nos espaços escolares e intervir de forma diferenciada em situações que envolvam alunos em risco comportamental, de abandono, absentismo e indisciplina (atividade nº 14); Saber+, pretende-se, no 1º CEB, desenvolver ações de controlo comportamental, promover um clima de escola positiva e diminuir os  problemas de indisciplina (atividade nº 15).

Na dimensão Atividades de promoção da relação escola, família e comunidade, constata-se o fraco envolvimento dos pais e encarregados de educação em ações promovidas pela UO. O agrupamento, através da ação multidisciplinar do GAAF e dos departamentos curriculares, promoverá um desenvolvimento harmonioso do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade, diligenciando, simultaneamente, a participação ativa e envolvimento dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos alunos, informando e capacitando os pais para uma melhor orientação escolar e social. Ações a desenvolver: Pé ante pé, pretende estimular o espírito de sacrifício e de autossuperação e promover o convívio entre os elementos da comunidade escolar (atividade nº 16); Campo de Férias, surge para dar resposta à ocupação dos alunos nas interrupções letivas (atividade nº 17); Partilha de saberes e experiências, contribuindo para o reforço da identidade da escola a nível local/regional/nacional através do intercâmbio intergeracional, fortalecendo a ligação da escola com o meio local e o mundo do trabalho (atividade nº 18); Poesia com Música, atividade que incluiu momentos musicais de interpretação instrumental e vocal, é um convite à participação de pais e encarregados de educação e comunidade em geral (atividade nº 19); Programa de Orientação Vocacional (atividade n.º 20); Ações para a comunidade educativa dinamizadas pela equipa técnica do GAAF e/ou por elementos de entidades externas parceiras do agrupamento de escolas (atividade nº 21).

Equipa TEIP

Diretor: Carlos Correia

Coordenadores TEIP: Glória Correia e Miguel Fernandes

Peritos Externos: Ariana Cosme e Daniela Ferreira (Observatório da Vida nas Escolas)

Coordenadores de Departamento: Emília Almeida, Anabela Pereira, Cristina Guedes, Lurdes Venâncio, Regina Machado, Paulo. A. Lemos

Equipa da Avaliação Interna