24 de junho de 2025
E, eis que chegámos ao momento de divulgar dois produtos finais, muito aguardados, dos trabalhos que giraram sempre em torno de Luís Vaz de Camões, no âmbito do projeto agregador intitulado «Camões, Arte e Poesia»!
Realizados nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica de 2.º Ciclo, contaram com a articulação entre estas duas disciplinas, Educação Musical e História e Geografia de Portugal.
Camões em BANDA DESENHADA:
Trabalho realizado pelos alunos das turmas: 5.ºA, 5.ºB e 5.ºC (ano letivo 2024/2025)
Clica para passar as páginas! ☝️
CAMÕES em animação Stop Motion:
Mas houve mais produtos desenvolvidos, que decorreram deste projeto. Este foi um projeto entre projetos, que se permitiu integrar em diversas atividades, ao longo do ano. Mas, sabem como tudo começou?
Como começou o projeto?
Tudo começou no mês de outubro, com a celebração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) - "Biblioteca Escolar: a ligar comunidades!" Foram criadas várias atividades com o subtítulo "Pessoas diferentes, histórias interessantes", que se traduziram em "Encontros com... crianças e idosos, cinema e Aline Gattoni - jornalista." As atividades promoveram uma socialização importante, que pretendeu chamar-lhes a atenção para diversas temáticas, com especial incidência para o respeito pela individualidade, pela cultura de cada povo e pelo direito à diferença.
Primeira chamada de atenção para quem foi Camões!
A abertura das atividades contou com a seguinte introdução, por parte da Professora Bibliotecária (PB):
"Somos todos “viajantes”! Todos percorremos pequenas e grandes distâncias. Existe quem se aventure a viajar para outro país em busca de um sonho ou de uma vida melhor. Por vezes, a viagem é realizada mais perto e até dentro de nós. Ao longo desse percurso interno, evoluímos na nossa maneira de ser, de pensar e agir. Afinal, somos um ser em construção!
Vamos refletir? Seremos assim tão diferentes uns dos outros? Afinal todos temos sonhos, todos queremos uma vida melhor, todos queremos ser felizes. Somos todos humanos, com pensamentos, emoções e sentimentos, independentemente do país de proveniência, da língua que falamos, da cultura, dos usos e costumes. As suas histórias falam, curiosamente, dos mesmos assuntos que nos interessam, que nos preocupam ou com os quais sonhamos.
Quando na época das descobertas, as caravelas se lançaram sobre o mar procurando novos mundos, os portugueses descobriram diferentes povos, novas comunidades e fizeram História - a História que vem hoje nos livros. História essa que contém as pequenas e grandes histórias desses povos e dessas gentes, naquela altura desconhecidas.
Luís Vaz de Camões, foi um desses viajantes, que acompanhou o tempo das descobertas. Das suas viagens surgiu o livro que o celebrizou - Os Lusíadas, livro que conta as histórias vivenciadas pelos homens que cruzaram «mares nunca dantes navegados» em busca de mundos desconhecidos.
Hoje, num mundo cada vez mais globalizante, as culturas misturam-se e são várias as nacionalidades das pessoas que vêm até Portugal, em busca da realização dos seus sonhos, de uma vida melhor e mais interessante. São diferentes comunidades que vêm descobrir Portugal, a nossa cultura, usos e costumes."
E foi assim, que se deu início à abordagem de questões sociais, culturais, económicas e até políticas, fomentando a reflexão e o debate e o desenvolvimento da sua consciência crítica. As temáticas envolveram desde a problemática do idoso, passando pela imigração e até pela situação dos refugiados de guerra.
Nesse mesmo dia fez-se ouvir, pela primeira vez, a canção criada para acompanhar o Projeto Camões, Arte e Poesia e que iria ser explorada de diversas formas. Interpretada pelos alunos dos 5.º e 6.º anos, sob a direção musical da professora de Educação Musical, Carla Travessa. Trata-se de uma adaptação do soneto de Camões "Verdes são os campos".
Unidade na abordagem das temáticas, reforçada através dos cartazes!
No 1.º ciclo os alunos desenvolveram três tipos de atividades de leitura: na primeira modalidade, os alunos de 3.º ano leram para os alunos do 1.º ano; noutra modalidade, os alunos do 2.º ano receberam a visita dos avós nas escolas para ouvi-los a ler e ainda numa outra modalidade, os alunos de 4.º ano leram para os idosos dos lares do Concelho de Monchique.
Em todas as atividades, foi dado espaço para a reflexão e debate sobre a empatia, o respeito pelo outro e importância da interajuda na sociedade e no mundo, independentemente da idade, nacionalidade, do género, da cultura de cada um. Foi ainda enfatizado o "valor" de saber ler.
Para os alunos do 2.º Ciclo preparou-se uma entrevista dirigida a Aline Gattoni, jornalista brasileira que trabalha na redação do Jornal de Monchique. Pretendeu-se que a mesma, partilhasse connosco o seu interessante percurso de vida.
Seguiu-se um breve momento de perguntas e respostas, que proporcionou um debate com partilhas de alunos de diversas nacionalidades.
Com os alunos de PLNM, foram elaborados marcadores de livros personalizados, com frases escritas nas suas línguas de origem, bem como em português, tendo resultado numa experiência interessante. Os marcadores estiveram em exposição na BE.
Para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos foram organizadas sessões de visualização de filmes, nomeadamente da plataforma do Plano Nacional do Cinema (PNC).
Os alunos de 6.º ano visualizaram o documentário Com quase nada, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco;
Os alunos dos 8.º e 9.º anos visualizaram o filme muito premiado - A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen.
Os alunos do 7.º ano visualizaram a curta-metragem Somos Todos Migrantes, coproduzida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Aveiro, Casa Vera Cruz e a Escola de Formação em Turismo.
Os filmes foram explorados tendo em conta guiões de visionamento, bem como atividades de reflexão e debate nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
Atividade gera atividade!
A visualização da curta-metragem Com quase nada deu origem à construção de brinquedos "com quase nada", de forma voluntária, por parte dos alunos, tendo-se realizado uma exposição na BE.
A visualização do filme A Fuga, inspirou uma aluno do 8.ºA na produção de um poema.
Eis as atividades realizadas durante o mês de outubro de 2024!
Dando continuidade ao projeto...
Em janeiro, a BE, em colaboração com alguns docentes, realizou uma sessão de motivação sobre o estudo de Camões, tendo como público-alvo, desta feita, os alunos do 9.º ano de escolaridade e uma turma CEF - Informática. A sessão realizou-se no dia 23 de janeiro, na BE, tendo contado com a participação dos alunos de sexto ano.
O fundo documental, condizente com a temática, foi exposto na BE por diversas ocasiões, ao longo do ano.
Outras atividades foram realizadas na BE, como forma de preparação para os trabalhos a realizar nas diferentes disciplinas.
Com vista a apoiar professores e alunos no âmbito da produção de BD e de animação, foram dinamizadas as rubricas «MangAnime» e «FotoCine».
Também foram realizadas exposições para divulgar o fundo fundo documental, no que respeita a BD.
Os alunos foram convidados a visitar as várias exposições, a manusear os livros, a ler e a requisitar, para poder perceber bem a linguagem da narrativa visual.
O entusiasmo dos alunos repercutiu-se na qualidade dos trabalhos que, entretanto realizavam nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica - 2.º Ciclo.
Curta-metragem criada pelo Artur, do 5.ºC.
Trabalhou-se afincadamente em função da criação dos trabalhos propostos: a realização de uma Banda Desenhada conjunta e de uma curta-metragem em Stop Motion, tudo com inspiração na vida e obra de Luís Vaz de Camões.
TRABALHO DE PROJETO
Para facilitar a compreensão e interpretação do contexto d´Os Lusíadas, foi feita uma análise e simplificação da epopeia em oito temas, abordados em contexto na Banda desenhada (com os alunos de 5.º ano), mas também na Curta metragem (com os alunos de sexto ano).
Em todas as turmas, foram criados grupos de trabalho e, cada um desenvolvendo um tema específico, com um coordenador responsável por garantir a coerência visual e narrativa.
Os coordenadores de cada grupo reuniam-se regularmente para discutir o progresso e garantir a uniformidade do projeto. Além da coordenação dentro de cada turma, houve a necessidade de coordenar o projeto entre turmas sendo que, um dos coordenadores foi nomeado diretor criativo para supervisionar a coerência visual e narrativa entre as turmas, em conjunto com a professora de Educação Visual e de Educação Tecnológica.
O desenvolvimento criativo do projecto foi estruturado com base nos conteúdos programáticos decorridos ao longo do ano, tendo incluido formas geométricas elementares, cores primárias e técnicas pictóricas apreendidas, técnicas de desenho, pintura, recorte e colagem, no 5º ano. No 6º ano, para além destas técnicas e conceitos, aprenderam a incorporar o Zentangle, a figura-fundo e as ilusões de óptica.
O projeto foi muito bem recebido pelos alunos, que demonstraram crescente entusiasmo e empenho ao longo do trabalho. Houve um desenvolvimento gradual e significativo do pensamento crítico e da colaboração entre os grupos e as turmas.
O resultado final foi de alta qualidade e, todos os alunos podem ser congratulados pelo seu excelente trabalho. O trabalho de projeto foi considerado um sucesso, demonstrando a eficácia da abordagem pedagógica adotada e o potencial dos alunos em criar obras de qualidade.
Promovido pela RBE, no sentido de se comemorar os 500 anos de Camões, o projeto resultou da parceria entre a Biblioteca Escolar e os docentes das disciplinas de: Português; História e Geografia de Portugal; Educação Visual; Educação Tecnológica e Educação Musical do 2.º Ciclo, bem como do docente de Francês do 3.º Ciclo, um amante do Cinema e da Coordenadora do Plano Nacional do Cinema de Monchique.
Agradecimentos:
Prof. Débora Boto (História e Geografia de Portugal / Coordenadora do Programa aLer mais e melhor - 2.º Ciclo)
Prof. Teresa Gamito (Educação Visual / Educação Tecnológica - 2.º Ciclo)
Prof. Luciano Almeida (Francês - 3.º Ciclo)
Prof. Fernanda Gomes (Coordenadora do PNC Monchique / Professora Bibliotecária)
Prof. Carla Travessa (Educação Musical - 2.ºCiclo)
Aline Gattoni, jornalista do Jornal de Monchique
Kayro Rocha, autor, ilustrador e artista de BD
Dinamizador de workshops de animação em Stop Motion do Museu Zero.
Plano Nacional de Cinema - Monchique
Festival CINANIMA 2024
Lar de Santa Casa da Misericórdia de Monchique
Centro de Dia do Alferce
Lar de Idosos do Marmelete
Avós que foram às escolas do 1.º Ciclo ler para os alunos
Todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Monchique:
aqueles que trabalharam em função do projeto, mas também os que foram assistir a apresentações, filmes e curtas-metragens;
que refletiram e expressaram a sua opinião de forma crítica e consciente.
Todos os docentes que acompanharam as turmas para assistirem às atividades realizadas na Biblioteca escolar.
E, por fim, um especial agradecimento à equipa da Biblioteca Escolar.