BiblioBLOGUE
BiblioBLOGUE
18 de outubro de 2024
«MIBE - Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!»
Somos todos “viajantes”!
Todos percorremos pequenas e grandes distâncias. Existe quem se aventure a viajar para outro país em busca de um sonho ou de uma vida melhor.
Por vezes, a viagem é realizada mais perto e até dentro de nós. Ao longo desse percurso interno, evoluímos na nossa maneira de ser, de pensar e agir. Afinal, somos um ser em construção!
Vamos refletir?
Seremos assim tão diferentes uns dos outros?
Afinal todos temos sonhos, todos queremos uma vida melhor, todos queremos ser felizes.
Somos todos humanos, com pensamentos, emoções e sentimentos, independentemente do país de proveniência, da língua que falamos, da cultura, dos usos e costumes.
As suas histórias falam, curiosamente, dos mesmos assuntos que nos interessam, que nos preocupam ou com os quais sonhamos.
Quando na época das descobertas, as caravelas se lançaram sobre o mar procurando novos mundos, os portugueses descobriram diferentes povos, novas comunidades e fizeram História - a História que vem hoje nos livros. História essa que contém as pequenas e grandes histórias desses povos e dessas gentes, naquela altura desconhecidas.
Luís Vaz de Camões, foi um desses viajantes, que acompanhou o tempo das descobertas. Das suas viagens surgiu o livro que o celebrizou - Os Lusíadas, livro que conta as histórias vivenciadas pelos homens que cruzaram «mares nunca dantes navegados» em busca de mundos desconhecidos.
Hoje, num mundo cada vez mais globalizante, as culturas misturam-se e são várias as nacionalidades das pessoas que vêm até Portugal, em busca da realização dos seus sonhos, de uma vida melhor e mais interessante. São diferentes comunidades que vêm descobrir Portugal, a nossa cultura, usos e costumes.
Durante o mês de outubro celebra-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE). Sob o tema Bibliotecas Escolares: a ligar comunidades!, pretende-se a abordagem de assuntos que possibilitem chamar a atenção dos alunos para questões sociais pertinentes, com vista ao desenvolvimento da sua consciência crítica.
São variados os assuntos a abordar dentro de temáticas que envolvem desde a problemática do idoso, passando pela imigração e até a situação dos refugiados.
No 1.º ciclo os alunos irão desenvolver três tipos de atividades de leitura: na primeira modalidade, os alunos de 3.º ano irão ler para os alunos do 1.º ano; noutra modalidade, os alunos do 2.º ano irão receber a visita dos avós na escolas para ouvi-los a ler e ainda numa outra modalidade, os alunos de 4.º ano irão ler para os idosos dos lares do Concelho de Monchique.
Para os alunos do 2.º Ciclo preparou-se uma entrevista dirigida a Aline Gattoni, jornalista brasileira que trabalha na redação do Jornal de Monchique. Pretende-se que a mesma partilhe connosco o seu interessante percurso de vida.
Outra atividade foi preparada para os alunos do 2.º e 3.º Ciclos: sessões de visualização de filmes, nomeadamente com o uso da plataforma do Plano Nacional do Cinema (PNC). Está planeada a passagem do documentário Com quase nada, de Margarida Cardoso e Carlos Barroco; A Fuga, de Jonas Poher Rasmussen, uma curta-metragem muito premiada e ainda, Somos Todos Migrantes, curta-metragem coproduzida pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Aveiro, Casa Vera Cruz e a Escola de Formação em Turismo
Questões para refletir:
O que existe de diferente entre os povos? Língua; cultura; tradições; religião; etc.
Mas, as diferenças podem tornar-se interessantes, pois dão-nos uma maneira diferente de ver o mundo e fazem-nos refletir sobre a importância de sermos nós mesmos, de dar valor a nós próprios, ao outro e àquilo que nos torna diferentes.
Entre as pessoas de uma mesma comunidade, povo, país, também existem diferenças. O que pensar disto? Serão as diferenças motivo para afastamento entre pessoas?
A derradeira questão: será a diferença motivo para fazer uma guerra?
Como evitar as pequenas guerras do dia-a-dia?
O que temos de cultivar na nossa personalidade para que isso não aconteça? A tolerância; a compreensão; o respeito; a aceitação do outro, apesar da sua diferença.