12 de abril de 2024
Enigmas e Matemática .... Resulta num super Enigmatemático!
De entre as diversas atividades que temos vindo a implementar, esta ainda não tinha sido desenvolvida neste ano letivo de 2024-2025. A estreia este ano foi feita por uma turma muito especial e empenhada, o 5.º C.
A atividade Enigmatemático faz parte do Projeto Newton Gostava de Ler, integrado no Programa a Ler mais e melhor. Neste sentido, a Docente de Matemática da referida turma, Sónia Petreques, e a Coordenadora do Programa a Ler mais e melhor, Débora Boto, desenvolveram a atividade no dia 31 de março, na Biblioteca Escolar, este conjunto de atividades que integram enigmas, expressões numéricas, leitura, operações matemáticas e muitos neurónios a trabalhar!
Começamos com a preparação dos materiais necessários para a atividade e a apresentação de uma expressão numérica aos alunos. Para o efeito, tivemos a ajuda da nossa querida funcionária da Biblioteca Escolar, D. Georgina Gervásio, mais conhecida por D. Gina.
Os alunos foram convidados a resolver a expressão numérica, mas também a refletirem sobre se poderia ser possível que esta fosse uma história? Um conjunto de personagens? Como poderíamos relacioná-la ou torná-la num enredo?
O aluno Lourenço Andrez, resolveu a expressão numérica com facilidade, mostrando as suas capacidades na área da Matemática e, claro,contando com a ajuda da sua Super Professora e dos seus colegas.
A conclusão a que chegaram era que aquela expressão numérica deveria referir-se às personagens de uma história, mas não só! Não deixaram de fora as diferentes operações numéricas. Assim, ouviram a leitura de uma história cujo título é “Passei com mais dois” in Cinco Histórias ao Telefone – retirado de “Contos por Telefone” de Gianni Rodari, uma sugestão do Projeto Newton Gostava de Ler!
A história lida correspondia exatamente à expressão numérica apresentada anteriormente, todos os números apresentados eram uma personagem e resultava num belo número 12. E não podiam ficar de parte as operações, que fizeram umas belas partidas aos números, e que nos fizeram soltar umas boas gargalhadas!
O desafio seguinte era estar bastante atento à leitura de um poema sobre “Os conselhos de um matemático prudente”, desta vez apenas sobre as operações matemáticas, do autor Manuel António Pina. Em seguida, em documento próprio, deveriam completar o mesmo poema que apresentava lacunas.
Por último, em grupo, os alunos resolveram os desafios mais interessantes, com muito esforço, empenho e clareza nas suas resoluções:
Caracol;
As casas da minha rua;
Família de tartarugas.
Para estes desafios poderiam utilizar diferentes materiais físicos cedidos pelas Docentes ou realizar a atividade em papel. No entanto, as operações e raciocínios utilizados foram sempre registados numa folha para demonstrar à Docente de Matemática as suas destrezas.
Foi realmente uma aula de Matemática muito diferente, noutro ambiente, com outras metodologias e muita diversão! Agora será a vez de as outras turmas de 5.º ano aproveitarem esta magnífica atividade no 3.º período.