DOCUMENTOS ESSENCIAIS - gestão e organização de BIBLIOTECAS ESCOLARES
A organização da BE está estruturada com base num conjunto de orientações emanadas por várias entidades nacionais, concelhias e mesmo internacionais. Delas emanam as linhas orientadoras que pretendem gerir e organizar as Bibliotecas Escolares. De salientar os documentos orientadores do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação e Ciência, bem como os princípios da UNESCO e da IFLA para as bibliotecas escolares.
"O Programa Rede de Bibliotecas Escolares é um organismo do Ministério da Educação, que tem como objetivo instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, proporcionando aos utilizadores os recursos e as aprendizagens necessários à leitura e ao acesso, uso e produção da informação e conhecimento. "
Ministério da Educação. Programa Redes de Bibliotecas Escolares. (2021). Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico: 2021-2027.
"A Estratégia Europa 2001 estabelece os grandes objetivos da União Europeia a atingir no período 2014-2020. O plano, cujas metas apontam para a melhoria dos níveis de educação em cada estado membro, suscitou a necessidade de definição, por parte do Programa Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), de um conjunto de áreas e linhas prioritárias de intervenção, que lhe permitam orientar a sua ação e contribuir para a concretização dos objetivos estabelecidos para Portugal neste domínio.
(...)
O Programa RBE foi criado em 1996, com a missão de instalar uma rede de bibliotecas em escolas dos ensinos básico e secundário. Esta rede, liderada por profissionais qualificados, assenta numa gestão coerente e integrada de recursos e numa filosofia de partilha e rentabilização de meios e serviços."
(...)
O Quadro estratégico 2014-2020 funcionará como guia da atividade da RBE e como instrumento orientador dos planos de melhoria das bibliotecas, tendo
por base os resultados decorrentes da aplicação do Modelo de avaliação da biblioteca escolar."
(...)
A monitorização do percurso das bibliotecas e da prossecução das linhas de ação definidas pela RBE far-se-á em dois períodos distintos, relacionados com a implementação do processo de avaliação nas escolas: o primeiro desenvolver-se-á até 2017, data coincidente com o final do ciclo avaliativo das bibliotecas preconizado no referido modelo; o segundo integrará a avaliação dos resultados obtidos até 2020, alinhando-os com o termo do programa Portugal 2020 e o fim da vigência deste quadro estratégico."
Ministério da Educação. Programa Rede de Bibliotecas Escolares. (2013). Programa Rede de Bibliotecas Escolares. Quadro estratégico: 2014-2020.
👉AQUI
"A estratégia definida pela RBE para o período entre 2021 e 2027 encontra-se definida pelo documento Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro. Quadro estratégico: 2021-2027.
Este documento apresenta o caminho definido pela RBE para atingir a sua missão: garantir a todas as comunidades educativas excelentes bibliotecas escolares.
Orientada pela visão traçada para este período, a ação da Rede organiza-se em torno de um núcleo estruturante (Qualidade e melhoria contínua), identitário, e de quatro eixos estratégicos: Sítios | Saberes | Pessoas | Ligações
Apresentam-se, também, os princípios orientadores desta ação e os seus propósitos e definem-se as formas de operacionalização, monitorização e avaliação. A concretização deste quadro será objeto de planos de ação anuais."
👉AQUI
"De acordo com o QE da RBE, “uma operacionalização detalhada dos propósitos e linhas de ação definidos [no] Quadro Estratégico será levada a efeito anualmente, através da definição de prioridades e da elaboração de um plano de ação.”
👉AQUI
Trata-se de um referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares, com orientações para o desenvolvimento de atividades formativas e curriculares que promovam conhecimentos, capacidades e atitudes relativas às literacias da leitura, da informação e dos média. Pretende-se que tal facilite e oriente a aprendizagem dos alunos com a “exploração e uso informado e crítico" dos novos ambientes digitais.
O documento está organizado em duas partes:
conjunto de tabelas relativas às três áreas de literacia e níveis de educação e ensino;
uma súmula de estratégias de operacionalização passíveis de serem desenvolvidas em cada área.
As áreas que estruturam o referencial são as seguintes:
A. Literacia da leitura B. Literacia dos media C. Literacia da informação
Ministério da Educação. Programa Rede de Bibliotecas Escolares. (2017). Aprender com a biblioteca escolar. Referencial de aprendizagens associadas ao trabalho das bibliotecas escolares na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.
👉AQUI
Ministério da Educação. Programa Rede Bibliotecas Escolares. (2018). Modelo de avaliação da biblioteca escolar.
👉AQUI
Ministério da Educação. (1996). Lançar a Rede de Bibliotecas Escolares.
👉AQUI
International Federation od Library Associations and Institutions (IFLA), trata-se de um documento que pretende dar linhas orientadoras a nível internacional.
IFLA (2015). Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar [trad. RBE].
👉AQUI