18 de outubro de 2024
«Dia Mundial dos Animais»
No dia 4 de outubro, Dia Internacional dos Animais, os alunos da turma D1 da Escola Básica n.º 1, após a leitura do livro Talvez um Cão, de Isabel Peixinho, foram levados a fazer uma reflexão escrita sobre o tema «animais»; o seu animal de estimação e/ou sobre qual animal gostariam de possuir.
Surgiram trabalhos muito interessantes!
O meu peixe
Eu quero ter um peixe, porque gosto muito de peixes, mas não tenho muitos sítios para meter o aquário. A minha mãe e o meu pai não querem ter mais animais lá em casa.
Eu já tive um peixe, só que ele faleceu, agora queria ter outro. Eu gosto de os ver a nadar no aquário e dar-lhes comida. Eu o chamaria de Bolhas, porque o meu antigo peixe gostava muito de fazer bolhas e porque gosto desse nome.
Os peixes são fáceis de cuidar.
Texto de Francisca Vila
Os meus animais
Eu gostava de ter mais um gato, porque eu gosto de gatos e já tenho um. Ele é preto, com o pescoço branco e as patas brancas. Mas o meu pai não deixa, porque a minha casa não tem condições para ter mais um gato.
Também tenho um cão que é castanho e tem a barriga branca. Eu brinco muito com o meu gato e o meu cão, estou sempre a cuidar deles. Vou à rua passear com o meu cão e mudo a areia do meu gato.
Texto de Gustavo Santos
Um cão
Eu gostava de ter outro cão para fazer companhia à minha cadela, mas a minha mãe não me deixa, porque nós já temos muitos animais lá em casa. Eu tenho dois gatos, um cão e galinhas.
Eu adoro brincar com os meus animais. A minha cadela Pipoca, ela adora jogar à bola e tira a bola dos meus pés.
Os meus gatos chamam-se Titi e Chiquinho. A Titi só dorme no sofá e só me chateia com comida e água. O Chiquinho é igual à Titi, mas não gostam um do outro.
Texto de Flor Domingos
Só mais um animal
Eu queria ter um coelho, porque é um dos meus animais preferidos e acho que são fofinhos. Mas, o meu pai não me deixa, porque nós já temos dois cães e três gatos e ele não quer outro animal de estimação.
Apesar de já ter animais, eu queria ter um coelho, porque podia dar-lhe de comer e ir passear com ele ou ela.
Mas, a coisa que eu gosto mais é que se eu tivesse um coelho, tinha um animal de estimação só para mim. Então, podia abraçá-lo e ficava feliz.
Texto de Shannaya Moser Nunes